Pense antes de a vestir!

Autor: Ana Maria de Freitas  /   Junho 19, 2016  /   Publicado em Notícias, Slider, Treino  /   3 Comentários

correr com calorNão consigo deixar de partilhar este assunto com todos aqueles que iniciam as suas caminhadas ou corridas (ou não).

Tenho o hábito de ao domingo pela manhã de caminhar ou correr. Pela evolução da prática da actividade física, o número de pessoas que o fazem aumenta gradualmente, independente do género e grupo etário. Mas também por diferentes motivos, é ao fim de semana que um maior número de pessoas o faz. O tempo está quente, o corpo transpira facilmente, no entanto, ainda não consegui perceber é o porquê de muitos o fazerem “vestidos a rigor”….

Caminhar ou correr com calças de fato treino bem quentinhas, polares ou casacos de treino bem confortáveis e bem apertados, e até impermeáveis são na realidade algo que me faz muita confusão. A grande parte das pessoas que “trajam” desta forma, a avaliar pelo seu “porte” físico, procuram na certa a perda de peso, mas sejam quais foram os seus motivos lembrem-se que, perder água não é perder peso!

A transpiração adequada é fundamental para dias de calor, e desempenha um papel crucial para manter nossos corpos à temperatura adequada. O suor é um sinal de que a temperatura corporal está aumentada e conduz á perda de água e sais minerais.

O excesso de roupa compromete o mecanismo de termorregulação do corpo humano e vai acelerar o processo de elevação da temperatura corporal e, consequentemente, provocar a desidratação e algum mal-estar geral, sobrecarregando o organismo desnecessariamente.

Se realmente acha que ir caminhar ou correr bem tapadinho, com a esperança de chegar a casa, subir para a balança e reparar que perdeu umas gramas ou um kilo, não fique assim tão satisfeito, pois perdeu água e não tecido adiposo.

Deixe o seu corpo transpirar…não se tape! Vista roupa adequada à temperatura ambiental. Se gosta de andar bem tapadinho, ou se tem que o fazer por motivos de evitar a exposição solar, escolha a hora adequada para praticar a sua actividade física e escolha roupa que permita o suor entrar em contacto com o ar (térmicas).

Desfrute da caminhada ou da corrida. Não coloque a sua saúde em risco…pelo excesso de calor corporal. Dispa-se de preconceitos, não se tape com o desnecessário …deixe o seu corpo desfrutar …escolha uma roupa adequada e sempre da sua preferência.

Artigos relacionados

  • Corrida discrimina mulheresCorrida discrimina mulheres Correm, treinam e pagam os mesmos valores nas inscrições. No entanto, no que respeita aos escalões e atribuição de prémios, o género feminino é discriminado em relação ao masculino na maioria das provas. As mulheres […]
  • O que é uma corrida de 24 horas?O que é uma corrida de 24 horas? A 50 dias do evento Banco Bic – 24 h Portugal, em Vale de Cambra, aqui fica uma curta e genérica análise acerca do que constitui a base de uma prova deste género. A corrida de 24 horas é um tipo de ultramaratona em […]
  • Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício?Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício? Aparentemente a hormona que nos dá o sinal de saciedade, e nos tira a vontade de comer mais, também inibe a motivação para fazer exercício físico. Houve um tempo em que isso até era vantajoso. Já deve ter ouvido um […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Treino Temático gratuitoTreino Temático gratuito O Correr Por Prazer e o Ginásio Place Foz irão organizar no próximo sábado um treino temático cujo conteúdo se centrará na figura de D. Pedro IV. O percurso passará em vários locais da cidade do Porto relacionados com […]
100k Portugal

3 Comentários

  1. Valeria Almeda 8 de Julho de 2016 2:25

    Nossa adorei seu poste muti bom parabéns!!!

  2. Sara @ Frases para Status 27 de Julho de 2016 20:01

    Eu pessoalmente prefiro fazer o oposto, quando vou correr levo sempre muita roupa pois ajuda a transpirar mais, o que significa que estou queimando mais calorias =). Resulta mesmo para quem quer perder uns quilinhos.

  3. Teixeira @ legendas para fotos 1 de Dezembro de 2016 22:26

    Concordo com o que diz no artigo. Usar muita roupa por vezes acaba por ser um incomodo. Adorei o blog, não o conhecia…. Irei seguir.
    Parabéns por compartilhar suas dicas.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.