Mais de 750 inscritos e 30 nacionalidades no Azores Trail Run 2016

Autor: Vitor Dias  /   Maio 25, 2016  /   Publicado em Notícias, Slider  /   Sem Comentários

aztr_2016_apresentacaoÉ já no próximo sábado, dia 28 de maio, que o Faial recebe a terceira edição do Azores Trail Run (ATR). A apresentação decorreu ontem na Sociedade Amor da Pátria, na cidade da Horta, local onde funcionará o secretariado da prova e contou com a presença do Secretário do Turismo e Transportes, Vítor Fraga; do presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva; e do diretor do ATR, Mário Leal.

O responsável pela prova destacou a forte internacionalização que esta conseguiu ao longo destes três anos. Em 2016, o ATR mais do que triplicou o número de inscritos em relação à
primeira edição, e duplicou as nacionalidades presentes. Estão inscritos mais de 750 atletas, vindos de cerca de 30 países.

Mário Leal destacou as novidades desta edição, que, para além das já conhecidas provas de 22 km (10 Vulcões) e 48 km (Faial Costa a Costa), conta com uma prova ainda mais longa, de 70 km (Ilha Azul) e com uma prova curta de 10 km (Family Trail).

Destaque ainda para a presença de várias equipas internacionais e de atletas de destaque, como é o caso do marroquino ZaidMalek, que despertou a atenção mundial em 2013 ao vencer a famosa Zegama-Aizorri, no País Basco, e também a MatterhornUltraks em 2014, ou da forte comitiva polaca onde o jovem KamilLesniak volta ao Faial para lutar por um primeiro lugar, depois de se ter classificado na segunda posição na Triangle Adventure 2015.

Destaque também para a conhecida apresentadora de tv Isabel Silva, atleta com boas marcas em várias provas dentro e fora de portas.

José Leonardo Silva quis destacar o empenho dos voluntários que colocam esta prova de pé. O presidente da Câmara Municipal da Horta entende que a ATR faz sentido “não apenas pela competição mas também pela promoção dos Açores”, salientando o seu efeito positivo no combate à sazonalidade do turismo. Para o autarca, o ATR é um claro exemplo de que é possível criar eventos de qualidade na Região onde a relação custo/proveito pende de forma óbvia para o lado do proveito, tendo em conta a dinâmica trazida à economia local.

Também o secretário regional que tutela o Turismo na Região se mostrou bastante satisfeito com a grande evolução do ATR ao longo de 3 edições. Vítor Fraga frisou que o Governo Regional sempre entendeu ser este “um evento estratégico”, por aliar a promoção da Região fora de portas à capacidade de captação de fluxos turísticos.

Fraga destacou o forte impacto do trailrunning na divulgação dos trilhos açorianos, importante referência turística na Região. De acordo com o governante, “51% dos turistas que nos visitam têm contacto direto com os trilhos”.

O programa do ATR arranca já hoje e pode ser consultado em www.azorestrailrun.com.

Na sexta-feira decorre a primeira edição do Km Vertical da Montanha do Pico e no sábado, 28 de maio, decorrem então as quatro provas da terceira edição do ATR.

O Trail Ilha Azul sai do Forte de São Sebastião às 05h00, o Faial Costa à Costa sai da Junta de Freguesia da Ribeirinha às 09h30, o Trail dos 10 Vulcões sai da Caldeira às 12h00 e o Family Trail sai da saibreira junto ao Cabeço Verde às 14h00.

A meta de todas as provas é no Vulcão dos Capelinhos, onde os primeiros atletas
são esperados cerca das 12h00.

Foto: Paulo Gabriel

Artigos relacionados

  • Azores Trail Run 2016Azores Trail Run 2016 Aquela que foi a prova pioneira no que ao trail diz respeito no arquipélago açoriano, abriu hoje as incrições para a edição 2016. A prova que se realizará na ilha do Faial, conta com várias novidades e as inscrições […]
  • Azores Trail Run – Quase todos querem voltarAzores Trail Run – Quase todos querem voltar Resultado de inquérito aos atletas mostra que a maior parte aproveitou para ficar alguns dias na ilha e fazer turismo. Realizada em maio último na ilha do Faial, a segunda edição do Azores Trail Run (ATR) contou a […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Alegro Meia Maratona de SetúbalAlegro Meia Maratona de Setúbal A 26ª edição da prova de atletismo do município sadino, este ano com o nome renovado pelo seu patrocinador oficial, Alegro Meia Maratona de Setúbal, realiza-se no próximo dia 20 de setembro, num percurso de 21 […]
  • Um dente por dia e nem sabe o bem que corria (os benefícios do alho)Um dente por dia e nem sabe o bem que corria (os benefícios do alho) Já dizia o velho ditado que o que cheira mal, faz bem e o alho não é excepção. Utilizado como tempero em diversos pratos culinários, este bolbo de cheiro e sabor forte pode ser um importante aliado na prevenção de […]
100k Portugal

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.