Cuidados a ter com a corrida

Autor: Vitor Dias  /   Dezembro 17, 2015  /   Publicado em Lesões e Doenças  /   1 Comentário

Há cerca de 100 anos atrás julgava-se que a prática do exercício físico era prejudicial para saúde. Ainda não há muito tempo a corrida era vista como o parente pobre da prática desportiva, tendo aos poucos o número de praticantes aumentado de forma exponencial.

As corridas estão hoje cheias de atletas, tanto as provas pequenas como as ultra-maratonas, sendo algumas destas últimas tão apetecíveis que esgotam as suas inscrições em poucas horas.

Mas o que atrai os atletas de hoje em dia? Parece que a dureza das provas são o grande atractivo. Há mesmo organizadores que caracterizam as suas provas como as mais duras das redondezas. Os atletas aderem sem na maioria dos casos estarem preparados para o que vão.

O nosso corpo tem limites e não é como um automóvel onde podemos comprar e substituir peças, podendo mesmo compra-las online como por exemplo em AutoPecasOnline24.pt.

Quantos atletas fazem o exame médico desportivo anual? Este é obrigatório para atletas federados mas todos o podem fazer.

Gasta-se quase um quarto do salário mínimo nacional num par de sapatilhas mas não se gasta 15€ num exame médico desportivo que inclui consulta médica e electrocardiograma.

Provavelmente será por desconhecimento mas nos dias de hoje não falta informação. Um amigo ou grupo de corrida poderá elucida-lo acerca dos perigos de começar a correr sem tomar as devidas precauções.

Não tenha mais cuidado com o seu carro ou bicicleta do que com o seu corpo. Como foi dito acima, para esses há peças mas para o nosso corpo não é assim e o cuidado tem que ser redobrado.

Mais vale prevenir e correr durante muitos anos do que deixar de correr ou mesmo de viver.

Previna-se e previna os seus amigos.

Boas corridas.

Artigos relacionados

  • Exposição solar. Prepare-se!Exposição solar. Prepare-se! Todos sabemos que o sol é fundamental para a vida de todo o planeta, é essencial à nossa existência. Traz benefícios para a saúde, tais como a síntese da vitamina D (essencial para a absorção do cálcio) e mineralização […]
  • Grande Trail da Serra D´Arga® 2015Grande Trail da Serra D´Arga® 2015 O Grande Trail da Serra D´Arga realiza-se nos dias 26 e 27 de Setembro de 2015,  sendo organizado pela Carlos Sá Nature Events® com a colaboração da Desnível Positivo. Conta ainda com o apoio e colaboração das Câmaras […]
  • Sorteio de 2 inscrições para a 2ª Corrida da RepúblicaSorteio de 2 inscrições para a 2ª Corrida da República O Correr Por Prazer, numa parceria estabelecida com a EventSport, irá sortear 2 inscrições para a prova “2ª Corrida da República”, que se irá realizar no próximo dia 25 de Outubro – […]
  • Oferta de 20 inscrições para a Alegro Meia Maratona de SetúbalOferta de 20 inscrições para a Alegro Meia Maratona de Setúbal O Correr Por Prazer, numa parceria estabelecida com organização da Alegro Meia Maratona de Setúbal, irá sortear 20 inscrições para esta prova , que se irá realizar no próximo dia 20 de Setembro - […]
  • Oferta de 5 inscrições para a Corrida Porto de LeixõesOferta de 5 inscrições para a Corrida Porto de Leixões O Correr Por Prazer, numa parceria estabelecida com a EventSport, irá sortear 5 inscrições para a prova “Porto de Leixões”, que se irá realizar no próximo dia 13 de Setembro -  http://www.corridaportodeleixoes.pt/ O […]
100k Portugal

One Comment

  1. Filipe Jorge 18 de Dezembro de 2015 14:24

    Não podia concordar mais, este ano fiz o meu no Centro de Medicina Desportiva no Estádio Universitário. Consulta, analises clínicas, eletrocardiograma e prova de esforço, depois ainda mostrei os exames ao meu médico e ainda fiz um ecocardiograma e Holter, será que foi suficiente ?

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.