Cuidados a ter com a corrida

Autor: Vitor Dias  /   Dezembro 17, 2015  /   Publicado em Lesões e Doenças, Principiantes  /   1 Comentário

Há cerca de 100 anos atrás julgava-se que a prática do exercício físico era prejudicial para saúde. Ainda não há muito tempo a corrida era vista como o parente pobre da prática desportiva, tendo aos poucos o número de praticantes aumentado de forma exponencial.

As corridas estão hoje cheias de atletas, tanto as provas pequenas como as ultra-maratonas, sendo algumas destas últimas tão apetecíveis que esgotam as suas inscrições em poucas horas.

Mas o que atrai os atletas de hoje em dia? Parece que a dureza das provas são o grande atractivo. Há mesmo organizadores que caracterizam as suas provas como as mais duras das redondezas. Os atletas aderem sem na maioria dos casos estarem preparados para o que vão.

O nosso corpo tem limites e não é como um automóvel onde podemos comprar e substituir peças, podendo mesmo compra-las online como por exemplo em AutoPecasOnline24.pt.

Quantos atletas fazem o exame médico desportivo anual? Este é obrigatório para atletas federados mas todos o podem fazer.

Gasta-se quase um quarto do salário mínimo nacional num par de sapatilhas mas não se gasta 15€ num exame médico desportivo que inclui consulta médica e electrocardiograma.

Provavelmente será por desconhecimento mas nos dias de hoje não falta informação. Um amigo ou grupo de corrida poderá elucida-lo acerca dos perigos de começar a correr sem tomar as devidas precauções.

Não tenha mais cuidado com o seu carro ou bicicleta do que com o seu corpo. Como foi dito acima, para esses há peças mas para o nosso corpo não é assim e o cuidado tem que ser redobrado.

Mais vale prevenir e correr durante muitos anos do que deixar de correr ou mesmo de viver.

Previna-se e previna os seus amigos.

Boas corridas.

Artigos relacionados

  • Exposição solar. Prepare-se!Exposição solar. Prepare-se! Todos sabemos que o sol é fundamental para a vida de todo o planeta, é essencial à nossa existência. Traz benefícios para a saúde, tais como a síntese da vitamina D (essencial para a absorção do cálcio) e mineralização […]
  • Comece a correr… BEM!Comece a correr… BEM! Se a sua resolução para 2016 foi começar a correr, tem de ler este artigo. Mas se já corre há algum tempo e quer continuar a melhorar, também é para si. Para correr bem, com segurança, ter uma boa performance e tirar […]
  • 3 alimentos essenciais para corredores3 alimentos essenciais para corredores A alimentação certa não tem de ser complicada. Quanto mais simples for mudar e melhorar os seus hábitos, mais rapidamente vai começar a fazer boas escolhas e a render mais nos treinos. Na hora de começar, é importante […]
  • Alongamentos – Breve IntroduçãoAlongamentos – Breve Introdução Longe vão os tempos nos quais o treino de flexibilidade e o “alongar” eram considerados exercícios de meninas. Uma boa parte das sessões de ginástica para as meninas englobava movimentos de flexibilidade, ao passo que […]
  • Fartlek – O jogo de corridasFartlek – O jogo de corridas Se corre já há algum tempo, muito provavelmente já ouviu pelo menos falar em Fartlek. Tenha ou não ouvido falar, saiba como surgiu este termo, em que consiste e de que forma o pode favorecer nos seus treinos e […]
Place Clubs

One Comment

  1. Filipe Jorge 18 de Dezembro de 2015 14:24

    Não podia concordar mais, este ano fiz o meu no Centro de Medicina Desportiva no Estádio Universitário. Consulta, analises clínicas, eletrocardiograma e prova de esforço, depois ainda mostrei os exames ao meu médico e ainda fiz um ecocardiograma e Holter, será que foi suficiente ?

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.