Como Aproveitar o Horário de Trabalho Para Correr

Autor: Vitor Dias  /   Novembro 12, 2015  /   Publicado em Slider, Treino  /   Sem Comentários

correr_na_hora_de_almocoCorrer é uma modalidade que está a ganhar cada vez mais adeptos, tantos que já se veem pessoas a correr durante o horário de trabalho, principalmente durante a hora de almoço. Porém, nem sempre é fácil arranjar tempo para a modalidade.

O ideal seria haver pelo menos uma hora por dia dedicada ao exercício físico, mas a realidade é bem diferente. Se já é difícil conciliar trabalho, filhos e escola, fica quase impossível juntar a tão merecida corrida diária. Neste artigo pode contar com algumas dicas que o ajudarão a esgueirar-se da rotina para fazer exercício.

Torne o trajeto casa/trabalho em exercício

Se não tiver mais nenhuma hipótese de encaixar a corrida diária, saia do escritório – ou de casa, caso tenha balneário onde possa tomar um duche no emprego – apenas com o essencial (chaves, carteira e telemóvel) e faça o caminho até casa a correr. Para além de fazer exercício, está a poupar em transportes públicos, combustível, estacionamento ou mesmo em tempo, dependendo do caso.

Acorde mais cedo

Isto não significa que tenha de dormir menos, até porque deve ter pelo menos 6/7 horas de sono por dia para ter energia para todas as tarefas do dia-a-dia. Tente deitar-se uma hora mais cedo e assim acordar a horas de conseguir dar uma corrida antes de ir para o trabalho.

Aproveite a hora de almoço

Esta é talvez a dica que mais trabalhadores seguem, não sendo incomum ver pessoas de calções e t-shirt a correr enquanto está a almoçar.

Faça uso dos 60 minutos que dispõe para almoçar para correr. Não só se mantém em forma e desliga do trabalho durante essa hora, como também está provado que será produtivo durante o resto do dia, o que consequentemente o ajudará a ter mais sucesso no emprego.

Telefonemas e conferências nunca foram tão divertidos

Caso tenha alguma formação, conferência ou reunião por chamada, não se prenda! Pegue no smartphone, ponha-se online e faça-as enquanto realiza a sua corrida do dia.

Mas tenha atenção e não se distraia, seja nas matérias profissionais, seja na corrida, pois corre o risco de ainda ir contra… um poste!

Leve a passadeira para o escritório

Se for um dos sortudos que tem um escritório só para si e raramente o vão incomodar, pegue na passadeira que custou algumas centenas de euros que tem no sótão e nunca utiliza e leve-a para o local de trabalho.

Depois, é só adaptar a hora que não está tão sobrecarregado de trabalho para ligar, correr o tempo e intensidade que pretender, e voltar ao trabalho (caso seja mesmo preciso)!

Empresas amigas do exercício

Algumas companhias (poucas), como a PepsiCo ou a Google, têm os seus próprios centros de fitness, proporcionando aos colaboradores várias aulas e horas por semana para praticarem exercício físico.

Se for um dos sortudos que trabalha numa empresa que fomentam o exercício físico com o objetivo de tornar os colaboradores mais produtivos e contentes no trabalho, aproveite!

Se pensa que o seu chefe não vai aprovar alguns destes comportamentos, pode sempre defender-se dizendo que um estudo publicado recentemente pelo Journal of Occupational & Environmental Medicine, nos Estados Unidos da América, mostrou que os empregadores que fazem exercício durante o horário de trabalho têm níveis de produtividade iguais ou maiores que quem não faz.

Para além disso, esses colaboradores geralmente ficam mais satisfeitos com a quantidade e qualidade do seu trabalho e adoecem com menos frequência.

Posto isto, qual é agora a sua desculpa?

Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, a mais recente plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.

Artigos relacionados

  • Treino Temático gratuitoTreino Temático gratuito O Correr Por Prazer e o Ginásio Place Foz irão organizar no próximo sábado um treino temático cujo conteúdo se centrará na figura de D. Pedro IV. O percurso passará em vários locais da cidade do Porto relacionados com […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício?Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício? Aparentemente a hormona que nos dá o sinal de saciedade, e nos tira a vontade de comer mais, também inibe a motivação para fazer exercício físico. Houve um tempo em que isso até era vantajoso. Já deve ter ouvido um […]
  • O que é uma corrida de 24 horas?O que é uma corrida de 24 horas? A 50 dias do evento Banco Bic – 24 h Portugal, em Vale de Cambra, aqui fica uma curta e genérica análise acerca do que constitui a base de uma prova deste género. A corrida de 24 horas é um tipo de ultramaratona em […]
  • Menos é mais. Os benefícios do “fast training”Menos é mais. Os benefícios do “fast training” Pode dizer adeus às horas sem-fim no ginásio. O treino de alta intensidade intervalado é rápido, eficaz e faz bem à saúde. Veja aqui como se exercita. Correr tranquilamente durante 30 segundos, para depois aumentar a […]
100k Portugal

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.