Armando Teixeira vence Triangle Adventure

Autor: Vitor Dias  /   Novembro 02, 2015  /   Publicado em Notícias, Slider  /   Sem Comentários

triangle_2015_finalO Atleta da Salomon Portugal venceu a terceira e última etapa da prova, na Horta.

A primeira edição da Azores Trail Run – Triangle Adventure terminou ontem, na Horta, onde os atletas correram os 43 quilómetros da terceira e última etapa, o “Trail dos Vulcões”.

Nesta etapa, partiram 71 atletas do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, cerca das 11h30, com destino à cidade da Horta, mais concretamente ao Largo Duque D’Ávila e Bolama, onde foi montada a meta. Pelo caminho contaram-se três desistências.
Depois de 25 quilómetros percorridos na sexta-feira, no Pico, e outros 30 no sábado, em São Jorge, o principal desafio dos atletas passava por superar o cansaço acumulado nestes dois dias.

Logo à saída do Capelo, Armando Teixeira assumiu a liderança da prova, sempre seguido
de perto por Kamil Leśniak. Recorde-se que o polaco tinha vencido a etapa do Pico, ao passo que a vitória em São Jorge foi para Teixeira. Com pouco mais de um minuto a separar os dois atletas no total do tempo acumulado, esperava-se uma disputa acessa até ao final. Armando Teixeira acabou por levar a melhor sobre Leśniak e foi o primeiro a cortar a meta, fazendo um tempo de 04h22m26s.

O polaco chegou mais de 10 minutos depois, tendo demorado 04h35m06s a concluir o percurso.

Contas feitas, estava encontrado o vencedor da Triangle Adventure: com um tempo acumulado de 09h10m53s, Armando Teixeira venceu a primeira edição desta prova. Recorde-se que o atleta da Salomon Portugal já tinha vencido a primeira edição do Azores Trail Run, em 2014.

Com um tempo acumulado de 09h24m45s, Kamil Leśniak garantiu o segundo lugar na Triangle Adventure, nesta que foi a sua primeira prova nos Açores.

O terceiro classificado na etapa faialense foi Alfonso Paredes, com um tempo de 04h49m48s; exatamente o mesmo que Miguel Silva, da Salomon Portugal, que chegou em quarto lugar na etapa mas garantiu o terceiro posto do pódio da prova, com um tempo acumulado de 09h47m01s.

Nas mulheres, destaque para a campeã nacional Lucinda Sousa, que já tinha vencido as provas do Pico e São Jorge e repetiu a vitória na Horta, com um tempo de 05h03m55s, sagrando-se vencedora da Triangle Adventure em femininos, com um tempo acumulado de 11h11m32s. Na etapa do Faial, Tuxa Negri classificou-se em segundo lugar (06h28m57s) e em terceiro ficou (06h28m58s). Também Negri garantiu o segundo lugar do pódio da Triangle Adventure, com um tempo acumulado de 13h57m23s. Em terceiro ficou Ana Duarte (14h22m44s).

Destaque para os melhores açorianos em prova, ambos atletas do Clube Independente de
Atletismo Ilha Azul (CIAIA): Roberto Duarte, que se classificou na 8.ª posição da geral masculina; e Carla Pereira, em 10.º da feminina. Destaque também para a melhor equipa em prova, prémio arrecadado pela MACTeam (Andrea Mota, Carlos Pinheiro e Marco Santos).

Triangle Adventure vai ter segunda edição
O diretor de prova da Triangle Adventure fez um balanço bastante positivo do evento, destacando como chave do sucesso o apoio de todos os voluntários que trabalharam na prova ao longo dos três dias e nas três ilhas, bem como os apoios e parcerias criados para este evento. Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na noite de ontem, no restaurante Barão Palace, Mário Leal reconheceu o desafio que se revelou organizar um evento desta dimensão em três ilhas diferentes, mostrando-se satisfeito com o feedback positivo que recebeu dos atletas.

Na entrega de prémios, Armando Teixeira e Lucinda Sousa, grandes vencedores da prova,
receberam, para além do troféu, um convite para marcar presença na próxima edição da Triangle Adventure, o que deixa assim a certeza de que se está a cimentar, nesta zona do arquipélago, mais um grande evento internacional de trail running, para juntar ao pioneiro Azores Trail Run, que teve a sua primeira edição em 2014.

Luís Botelho, em representação da Associação de Municípios do Triângulo, destacou a visibilidade que esta prova trouxe para o “triângulo natural” formado por Faial, Pico e São Jorge, fazendo votos de que todos os atletas se tornem “embaixadores satisfeitos” do mesmo.

Já o secretário regional do Turismo e Transportes destacou o pioneirismo do CIAIA, primeira instituição nos Açores a dinamizar o trail running, salientando o grande percurso percorrido desde então. De acordo com Vítor Fraga, nos Açores existem neste momento mais de 80 trilhos, num total de cerca de 716 quilómetros.

Organizada pelo CIAIA em parceria com os Parques Naturais do Triângulo, a Triangle Adventure contou com o apoio do Governo Regional dos Açores, Associação de Municípios do Triângulo, SATA, Atlânticoline, Martipereira, Click – Saúde e Bem Estar, Conserveira Santa Catarina e Geoparque Açores.

Recorde-se que esta prova, que contou com a presença de atletas de Portugal, Alemanha, Espanha, EUA, África do Sul, França e Polónia, pontua para o Ultra Trail do Monte Branco, uma das principais provas de trail running do mundo.

Agora as atenções centram-se no próximo grande evento de trail running a preparar pelo CIAIA: a terceira edição do Azores Trail Run, que acontece já a 28 maio de 2016. Nesta prova, para além dos circuitos já realizados anteriormente (Trilho dos 10 Vulcões, com 22 quilómetros, e Faial Costa a Costa, com 48) haverá um novo ultra trail de 70 quilómetros: o Trail Ilha Azul. À semelhança do que aconteceu com a Triangle Adventure, o Azores Trail Run 2016 vai permitir pontuar para o Ultra Trail do Monte Branco. Além disso, o evento irá integrar pela primeira vez um circuito internacional de provas que se desenrolam em locais com o galardão das Mais Belas Baías do Mundo.

Artigos relacionados

  • Azores Triangle Adventure 2016Azores Triangle Adventure 2016 Thibaut Baronian e Sandra Koblmüller vencem a edição 2016. Atletas da Salomon venceram todas as três etapas da prova, nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial. A terceira e última etapa da Azores Triangle Adventure 2016, […]
  • Azores Triangle AdventureAzores Triangle Adventure Prova de Trail por etapas, no triângulo com 130 km. Azores Triangle Adventure decorrerá a 30, 31 de outubro e 1 de novembro, contará com três etapas em três dias e percorrerá os trilhos das paisagens mais emblemáticas […]
  • Inscrições para o Azores Triangle Adventure já estão disponíveisInscrições para o Azores Triangle Adventure já estão disponíveis Segunda edição da prova decorre no Pico, São Jorge e Faial, nos dias 7, 8 e 9 de outubro próximo. As ilhas do Pico, São Jorge e Faial recebem, entre os dias 7 e 9 de outubro próximo, a segunda edição da Azores […]
  • Guimarães conquista corredoresGuimarães conquista corredores Esta semana fomos a Guimarães duas vezes e verificamos que a cidade está rendida à corrida. Na passada segunda-feira estivemos no Guimarães Corre Corre, que se tornou num fenómeno quase inexplicável no que ao número […]
  • Armando Teixeira na TransgrancanariaArmando Teixeira na Transgrancanaria Armando Teixeira inicia a sua época competitiva na Transgrancanaria, a primeira das Series 2016 do Ultra Trail World Tour. A partida da primeira prova do calendário do World Trail World Series – Transgrancanaria 125km […]
100k Portugal

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.