Porque é que as pessoas engordam quando casam?

aliancasÉ comum os amigos apontarem uns aos os outros os quilinhos a mais que aparecem após o casamento. Mas haverá explicação possível para o hábito de engordar depois de casar?

Quando um homem tem barriga e é solteiro, a culpa, dizem geralmente, é da cerveja. Já quando tem barriga mas é casado, chama-a — à barriga — de “almofada da felicidade”. Mas e a culpa? Tendo em conta que o casamento tem um impacto positivo na saúde e na esperança de vida, porque é que os casais ganham peso depois da troca de alianças? Casará toda a gente com bons ou boas cozinheiras?

De acordo com um estudo feito em nove países europeus (Áustria, França, Itália, Alemanha, Holanda, Polónia, Rússia, Espanha e Reino Unido), a 10 226 pessoas, os investigadores concluíram que as pessoas casadas comem melhor que as solteiras, mas mesmo assim pesam mais. A razão pode estar numa espécie de sedentarismo matrimonial.

Os investigadores descobriram que os homens casados mais depressa compram comida orgânica do que os solteiros. Jutta Mata, autor do estudo e professor assistente de psicologia da saúde na Universidade de Basileia, disse ao Indian Express que “os homens em relações duradouras comem de forma mais consciente e, consequentemente, de forma mais saudável”.

Contudo, estas descobertas não significam necessariamente que os homens casados sejam mais saudáveis. O estudo, publicado no Social Science and Medicine, também indicou que os homens solteiros têm a sua favor a prática regular de exercício físico, muitas vezes negligenciada pelos homens casados.

A equipa de investigadores comparou o estado civil com o índice de massa corporal. Um alto índice de massa corporal pode ser um fator de risco para doenças crónicas tais como a diabetes ou doenças cardiovasculares. O resultado dos estudos feitos nos nove países mostraram que os casais têm um índice de massa corporal mais alto do que as pessoas solteiras, sejam homem ou mulher.

Ralph Hertwig, do Max Planck Institute for Human Development, em Berlim, diz que “os fatores sociais podem ter um impacto na saúde e neste caso, a instituição do casamento bem como algumas alterações comportamentais derivadas do estado civil estão diretamente relacionadas com a nutrição e o peso”.

Os casais casados não foram os únicos alvos de estudo dos investigadores, os casais que vivem em união de facto também foram alvo de escrutínio e também estes são grandes consumidores de produtos regionais e não processados.

Ou seja, os casais casam e engordam essencialmente porque deixam de fazer exercício físico. Resta saber se por falta de tempo ou se por acharem que já não precisam de impressionar ninguém.

Fonte: O Observador

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES