Porque é que as pessoas engordam quando casam?

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 11, 2015  /   Publicado em Alimentação, Slider  /   Sem Comentários

aliancasÉ comum os amigos apontarem uns aos os outros os quilinhos a mais que aparecem após o casamento. Mas haverá explicação possível para o hábito de engordar depois de casar?

Quando um homem tem barriga e é solteiro, a culpa, dizem geralmente, é da cerveja. Já quando tem barriga mas é casado, chama-a — à barriga — de “almofada da felicidade”. Mas e a culpa? Tendo em conta que o casamento tem um impacto positivo na saúde e na esperança de vida, porque é que os casais ganham peso depois da troca de alianças? Casará toda a gente com bons ou boas cozinheiras?

De acordo com um estudo feito em nove países europeus (Áustria, França, Itália, Alemanha, Holanda, Polónia, Rússia, Espanha e Reino Unido), a 10 226 pessoas, os investigadores concluíram que as pessoas casadas comem melhor que as solteiras, mas mesmo assim pesam mais. A razão pode estar numa espécie de sedentarismo matrimonial.

Os investigadores descobriram que os homens casados mais depressa compram comida orgânica do que os solteiros. Jutta Mata, autor do estudo e professor assistente de psicologia da saúde na Universidade de Basileia, disse ao Indian Express que “os homens em relações duradouras comem de forma mais consciente e, consequentemente, de forma mais saudável”.

Contudo, estas descobertas não significam necessariamente que os homens casados sejam mais saudáveis. O estudo, publicado no Social Science and Medicine, também indicou que os homens solteiros têm a sua favor a prática regular de exercício físico, muitas vezes negligenciada pelos homens casados.

A equipa de investigadores comparou o estado civil com o índice de massa corporal. Um alto índice de massa corporal pode ser um fator de risco para doenças crónicas tais como a diabetes ou doenças cardiovasculares. O resultado dos estudos feitos nos nove países mostraram que os casais têm um índice de massa corporal mais alto do que as pessoas solteiras, sejam homem ou mulher.

Ralph Hertwig, do Max Planck Institute for Human Development, em Berlim, diz que “os fatores sociais podem ter um impacto na saúde e neste caso, a instituição do casamento bem como algumas alterações comportamentais derivadas do estado civil estão diretamente relacionadas com a nutrição e o peso”.

Os casais casados não foram os únicos alvos de estudo dos investigadores, os casais que vivem em união de facto também foram alvo de escrutínio e também estes são grandes consumidores de produtos regionais e não processados.

Ou seja, os casais casam e engordam essencialmente porque deixam de fazer exercício físico. Resta saber se por falta de tempo ou se por acharem que já não precisam de impressionar ninguém.

Fonte: O Observador

Artigos relacionados

  • Não engorde no NatalNão engorde no Natal Estamos em Dezembro e por esta altura já começaram os almoços e jantares de Natal, as primeiras promessas de voltar à regra no dia 3 de Janeiro, os receios dos quilos natalícios e os sonhos com a mesa natalícia. Todos […]
  • Exposição solar. Prepare-se!Exposição solar. Prepare-se! Todos sabemos que o sol é fundamental para a vida de todo o planeta, é essencial à nossa existência. Traz benefícios para a saúde, tais como a síntese da vitamina D (essencial para a absorção do cálcio) e mineralização […]
  • Aceita este corredor(a) por esposo(a)?Aceita este corredor(a) por esposo(a)? Todos nós sabemos o quanto a família sofre pelo facto de sermos corredores. Começando pelo tempo em que estamos ausentes até às nossas queixas e repetidas conversas sobre o assunto, tudo será penoso para o cônjuge […]
  • Nutrição para provas 24HNutrição para provas 24H A alimentação na endurance é uma eterna aprendizagem. À medida que aumenta a distância que o Homem pode percorrer, as necessidades nutricionais aumentam significativamente mas a sua satisfação torna-se uma tarefa cada […]
  • Passar muito tempo sentado anula os benefícios do exercícioPassar muito tempo sentado anula os benefícios do exercício Estudo que revela que as pessoas que praticam exercício físico mas que também passam várias horas sentadas podem estar a prejudicar a sua saúde tanto como os que escolhem não treinar. Um estudo canadiano revela que […]
100k Portugal

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.