O que a transpiração diz sobre si

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 07, 2015  /   Publicado em Lesões e Doenças, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

suorTranspirar pode ser muito incómodo, mas é também revelador das nossas e emoções. E o cheiro – embora desagradável – tem um papel preponderante.

Desagradável e incómodo, sim. Mas é uma coisa boa: transpirar ajuda a proteger o corpo do sobreaquecimento e das infeções. É muito útil quando o organismo é submetido a temperaturas muito altas ou a um período de exercício físico intenso. Mas sabia que também está envolvido na comunicação de emoções?

A emoção de uma gota de suor

Muitos de nós começa a transpirar perante uma situação assustadora, enervante ou embaraçosa. Basta estar muito ansioso para uma entrevista de trabalho e depressa sente as palmas das mãos, a testa e os pés a suar. É incómodo, inconveniente por vezes, mas é acima de tudo natural: as glândulas sudoríparas estão principalmente concentradas nestas zonas. Na verdade, há onze vezes mais destas glândulas nestas regiões do que noutras partes do corpo.

Mas não é apenas o que se sua ou como se sua que revela emoções. O cheiro também envia mensagens, como garantem os psicólogos da Universidade de Utrecht (Holanda). Durante dois dias, dez homens envolvidos na experiência ficaram proibidos de consumir álcool, tabaco, alimentos com aromas muito fortes ou de praticar exercício físico intenso. Depois recolheram amostras do seu suor enquanto viam filmes de terror ou filmes repugnantes.

Mais tarde, 36 mulheres cheiraram as amostras para tentar descobrir traços emotivos daqueles homens de acordo com o odor da transpiração. De acordo com os investigadores, quando as mulheres cheiravam o suor de um homem que vira filmes de terror, as suas expressões também sugeriam medo. E se elas cheiravam suor de um homem que assistiu a um filme repugnante, a expressão sugeria a mesma emoção.

Estes resultados não são novos. Em 2012, os psiquiatras daUniversidade Estatal de Nova Iorque extraíram o suor de 64 camisolas: metade era de pessoas que tinham saltado de um avião pela primeira vez, a outra metade de quem o fazia com frequência. As pessoas que sentiram o cheiro dos estreantes ficaram mais despertas perante rostos irritados do que aquelas que sentiram o cheiro dos experientes. Porquê? Vigilância, indicam os investigadores: quem sentiu o suor dos estreantes tomou mais atenção a traços de sensações mais subtis, que passariam despercebidos sem o cheiro da transpiração.

Da Alemanha também chega um estudo sobre transpiração: as mulheres que sentiram o cheiro de um homem ansioso tomaram decisões mais arriscadas depois.

Qual é a composição do suor?

Em última análise, o suor não é apenas um sistema de ar condicionado que nos foi dado pela natureza. É também uma balança de sentimentos. Tanto uma função como a outra são positivas para a sobrevivência em sociedade, mas há compostos químicos que se perdem no suor e que são úteis para o organismo, realça a BBC Future.

O cloreto que se perde durante a transpiração serve para manter o pH interno do organismo em níveis saudáveis. Além disso, regula a entrada e saída de químicos entre as células e apoia a transmissão de impulsos nervosos. Numa situação de transpiração normal, o corpo adapta-se rapidamente à falta de cloreto. Mas se ficar exposto a condições mais extremas, a perda pode ser preocupante. E não basta beber água: se estiver a suar de forma descontrolada, o organismo acaba por se comportar como se estivesse envenenado.

A ureia é mais um composto do suor, também presente na urina. Durante a transpiração, uma pessoa é capaz de expelir 7% da ureia que contém no corpo através das gotas de suor.

Fonte: O Observador

Artigos relacionados

  • Exposição solar. Prepare-se!Exposição solar. Prepare-se! Todos sabemos que o sol é fundamental para a vida de todo o planeta, é essencial à nossa existência. Traz benefícios para a saúde, tais como a síntese da vitamina D (essencial para a absorção do cálcio) e mineralização […]
  • Passar muito tempo sentado anula os benefícios do exercícioPassar muito tempo sentado anula os benefícios do exercício Estudo que revela que as pessoas que praticam exercício físico mas que também passam várias horas sentadas podem estar a prejudicar a sua saúde tanto como os que escolhem não treinar. Um estudo canadiano revela que […]
  • Azores Trail Run – Quase todos querem voltarAzores Trail Run – Quase todos querem voltar Resultado de inquérito aos atletas mostra que a maior parte aproveitou para ficar alguns dias na ilha e fazer turismo. Realizada em maio último na ilha do Faial, a segunda edição do Azores Trail Run (ATR) contou a […]
  • Corrida discrimina mulheresCorrida discrimina mulheres Correm, treinam e pagam os mesmos valores nas inscrições. No entanto, no que respeita aos escalões e atribuição de prémios, o género feminino é discriminado em relação ao masculino na maioria das provas. As mulheres […]
  • Porque é que as pessoas engordam quando casam?Porque é que as pessoas engordam quando casam? É comum os amigos apontarem uns aos os outros os quilinhos a mais que aparecem após o casamento. Mas haverá explicação possível para o hábito de engordar depois de casar? Quando um homem tem barriga e é solteiro, a […]
100k Portugal

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.