...

Rui Andrade

rui andradeQuem corre regularmente as mais conhecidas provas de estrada nacionais, certamente que já reparou num atleta que corre com um cão de peluxe na cabeça. Venha conhecer o Rui Andrade, 51 anos, militar da Força Aérea Portuguesa e perceber porque corre ele assim desta forma invulgar, descontraída e engraçada.

Há quanto tempo corre?

Comecei a gostar de correr em 77 ou 78 porque o meu professor de Educação Física todas as semanas reservava 2 das 4 horas semanais para o “crosse”. Competir em provas (na rua) só comecei em 2011.

Como surgiu a ideia de correr com um cão na cabeça?

Surgiu depois de eu “visitar” páginas na net de outras Escolas de Cães-guia para Cegos, em particular as do Reino Unido. Uma das formas mais comuns de “FundRaising” no Reino Unido é a participação em eventos desportivos e é frequente haver voluntários com aquelas fantasias de cão (roupa completa), a partir daí criei uma “Bandeira” e comecei a correr com o emblema da – 2 Run 4 Guide Dogs – na camisola ( a língua inglesa surge porque o sonho era e ainda é, internacionalizar o gosto de “Correr pelos Cães-guia” ).Cedo me apercebi que era só mais uma camisola no meio de tantas outras e um dia bastou perder a “timidez” para criar algo diferente … nasceu então o Boné-Cão mais tarde baptizado HOPE.

Qual o objectivo?

Inicialmente tentei angariar fundos para a Escola mas … não tenho “jeitinho” para estas coisas. Lembrei-me então que poderia continuar a fazer algo que fiz durante o ano em que fui Família de acolhimento de um cão-guia e o objectivo passou a ser “divulgar” o trabalho que a Escola de Cães-guia para Cegos faz e “cativar” curiosos e/ou simpatizantes, sem dúvida que o melhor dos locais era onde as pessoas (eu incluído) estivessem bem dispostas e a fazer algo que lhes dava prazer e satisfação, as “corridas na cidade”.

Esse objectivo está a ser conseguido?

Aos poucos creio que sim ,eu também só comecei a usar o “Boné-Cão” na São Silvestre do Porto em 2013 e consigo sempre fazer novos e Bons Amigos após cada prova … logo na 2ª prova com o Boné-Cão, uma equipa de atletas de Lousada (Lousada Runners) passaram a ser como a minha “Equipa -Talismã”, nas provas que participei este ano estiveram sempre representados, além do carinho e do incentivo que me têm dado é sempre uma alegria o reencontro antes das provas. Tenho conhecido muita gente que além da curiosidade começaram a apresentar propostas para ajudar a divulgar e também com ideias para angariar fundos para a Escola.

rui andradeComo é que as pessoas podem participar nessa causa?

Existem duas possibilidades de ajudar , a primeira sem dúvida está ao alcance de qualquer um de nós …

Respeito e compreensão. Eu durante um ano fiz-me acompanhar por um Cão-guia em treino e “felizmente” conseguia VER a “má-vontade” com que alguns cidadãos toleram a presença de um cão em locais onde não é habitual, isso permitiu-me imaginar as dificuldades acrescidas que um Utilizador de Cão-guia por vezes está sujeito quando anda em locais públicos. Ao vemos um Cego acompanhado pelo seu Cão-guia devemos lembrar-nos que aquele cão não é uma mascote nem anda a passear … se procurarem na net testemunhos dos Cegos que tem a Felicidade de ter um Cão-guia vão certamente entender melhor.

A outra possibilidade é sem dúvida contactarem qualquer dos elementos do Staff da Escola e apresentarem as ideias ou projectos. Se visitarem a página da Escola (www.caesguia.org) estão lá alguns exemplos das formas como podem colaborar/ajudar a Escola.

Qual a receptividade que a ideia está a ter?

Para quem não sabe o significado do “peluche de labrador com o arnês de guia” eu sou apenas o “atleta com um boneco no boné”, corro e por vezes “arranco” uns aplausos dos espectadores e sobretudo muitos sorrisos … espalhar “alegria” também é uma forma de agradecer a presença dos espectadores nas provas. Quem já conhece a HOPE  sabe que a “missão” dela é que os portugueses saibam que existe uma IPSS, cuja razão de existir é formar cães para guiar Cegos, sendo esses cães no final do seu período de formação entregues aos cegos gratuitamente.

Projectos para o futuro no que respeita a esta iniciativa?

Para já continuar a correr com a HOPE sempre na minha cabeça. Também desejo poder ver um maior número de atletas a correr ou a caminhar com a mesma camisola que eu, solicitando à escola o equipamento (será mais uma forma de ajudar). Mais adiante, organizar uma corrida solidária ( 10 Km ) em Mortágua, para apoiar a Escola e acredito que terei a colaboração da C.M. Mortágua e de todos os Amigos da Escola para “dar pernas” a esta ideia.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida o Rui é uma pessoa que serve de exemplo, tanto pessoal como profissionalmente. Que as suas iniciativas sirvam de exemplo e de solidariedade!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES