...

Madeira Island Ultra Trail (MIUT)

MIUT - Madeira Island Ultra TrailDe 23 a 26 de maio a ilha da Madeira vai ser tomada por milhares de atletas e entusiastas do Trail Running, que se reúnem ali para a 5ª edição de uma das mais duras e belas provas de trail em Portugal.

O Miut é um evento composto por 4 provas:

UT 115

Prova rainha do MIUT, será uma travessia com 116 km e cerca de 6600mD+, o UT 115 oferece 4 pontos de qualificação para o famoso UTMB.

Está integrada no Circuito Nacional de Trail Running 2013, sendo simultaneamente Campeonato de Portugal de Ultra Trail. Com início no Porto Moniz, o percurso segue um constante sobe e desce, com passagens pela emblemática floresta Laurissilva, considerada património da humanidade pela UNESCO, e ainda pelos famosos picos do maciço central da ilha, não faltando também uma incursão às proximidades do Curral das Freiras. Uma prova para os traillers ‘puros’ com extrema experiência em provas ultra-longas!

UT 85

Travessia total da Ilha da Madeira, é o que o Ultra Trail 85 (UT 85) oferece àqueles que aceitem o desafio, além dos 2 pontos de qualificação para o famoso UTMB. Com saída do Porto Moniz, percorre o trajeto mais direto até à chegada em Machico. Durante os 85 km e os 4000mD+, os atletas vão encontrar floresta Laurissilva, assim como a emblemática passagem pelo maciço central da ilha, entre a Encumeada e o Pico do Areeiro, passando pelo ponto mais alto da ilha, o Pico Ruivo. Uma prova para traillers com comprovada experiência!

TRAIL M. FUNCHAL

Na distância da maratona, o Trail Município do Funchal (42km) pretende cativar os traillers que já tenham alguma capacidade física e psíquica. Com início nas proximidades do Pico do Areeiro, os 42 km serão maioritariamente a descer, mas com algum desnível positivo presente (900D+), o que constituirá, sem dúvida, um desafio para todos quantos escolherem este percurso como a sua prova de eleição!

TRAIL SPORT LIFE

O Trail Sport life (20 km) é a prova mais acessível do MIUT 2013, destinada a quem se está a iniciar na modalidade de “trail running” ou para quem pretenda fazer um passeio com “sabor” a competição. Com um percurso maioritariamente plano e a descer e de fácil progressão, os atletas poderão apreciar a beleza da floresta laurissilva que cobre grande parte do traçado!

A partida dos ultra trails está marcada para as 00:00 de sábado dia 25 em Porto Moniz.

São esperados cerca de 4500 atletas de 17 nacionalidades,  entre eles Nera Martinez e Julian Chorier da Salomon Suunto, companheiros de equipa do português Armando Teixeira, grande vencedor da edição de 2012, ao completar 102 quilómetros em 12h:49m. Armando que desistiu da Transvulcânia  na Ilha de Palma  no passado dia 11, devido à desidratação que sofreu, está totalmente recuperado e pronto par a repetir o feito.

O Miut -Madeira Island Ultra Trail é organizado pelo Clube de Montanha do Funchal e integra o Circuito Nacional de Ultra Trail 2013 organizado pela APTR – Associação Portuguesa de Trail Running. Nesta prova, que serve também de Campeonato de Portugal de Ultra Trail, serão selecionados os melhores atletas portugueses, para competir no Campeonato do Mundo de 2014.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES