Quais as vantagens das meias de compressão em atletas de longa distância?

Autor: Vitor Dias  |   Categoria: Notícias

Nos últimos anos temos assistido cada vez a um maior número de atletas que utilizam meias de compressão. À primeira vista pode parecer-nos que não é mais do que uma nova “moda” utilizada por muitos corredores de longa distância. Desta forma pareceu-me pertinente verificar qual o efeito das mesmas .

Quais a fundamentações para o uso das meias de compressão?

Existem várias teorias para fundamentar o uso das meias compressivas. A primeira teoria baseia no retorno venoso, ou seja, o uso das meias compressivas melhoram o retorno venoso, uma vez que o sangue tem tendência a acumular-se ao nível das pernas, tanto em repouso, como em exercício. Desta forma o uso das meias compressivas através da compressão, ao nível dos gémeos vão aumentar o aporte de oxigénio aos músculos, facilitando desta forma o retorno venoso e a consequente remoção de metabolitos recorrentes da atividade física (Ex: ácido láctico). Assim sendo a homeostase muscular será mais eficiente, melhorando a capacidade de resistência do atleta.

A segunda teoria é menos conhecida entre os atletas, no entanto não menos importante é a vibração muscular. Quando um atleta se encontra a correr, existem inúmeras forças de impacto a que os músculos e tendões do membro inferior são sujeitos, principalmente quando falamos em superfícies mais irregulares ou rígidas. Pensa-se que esta vibração pode ser uma das causas de dor muscular tardia que os atletas referem. Desta forma as meias de compressão muscular vão permitir uma maior estabilidade muscular e por conseguinte uma menor vibração muscular e maior propriocepção.

 

O que a Evidência Cientifica diz?

Depois de analisarmos quais as teorias acerca do uso das meias de compressão, vamos fazer uma análise dos vários estudos que fundamentam a sua utilização.

Ali et al. (2007) verificaram que não ocorrem alterações nos parâmetros fisiológicos durante ou depois de uma corrida de 10 km. No entanto, encontraram melhorias ao nível da dor muscular, apontando como possível justificação a teoria da vibração muscular.

Contrastando com estes resultados, Kremmier et al. (2009) encontraram um melhor desempenho e um melhor limiar de lactato quando utilizavam meias de compressão durante a execução da corrida. De modo semelhante, dois outros estudos verificaram um melhor desempenho e economia de corrida durante corrida de 5 Km (Chatard et al., 1998 & Bringard et al., 2006).

Byrne et al. (2001) verificou que parecia haver uma quantidade de compressão ideal, a compressão graduada seria melhor, ou seja, mais compressão na parte inferior perto do tornozelo e menos à medida que esta avança em direcção do joelho. A evidência refere que em repouso, a compressão ideal será de 20 + / – 5mmHg, mas durante o exercício o nível de compressão exata necessária é desconhecida. Além disso, é provável que exista um componente individual com o nível de compressão necessária.

 

Resumo das vantagens das meias de compressão:

• Aumentar o aporte de oxigénio nos músculos;

• Melhorar o retorno venoso;

• Acelerar o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;

• Reduzir a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção e por conseguinte uma menor fadiga muscular;

• Manter a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);

• Reduzir o risco de lesões.

 

Como conclusão parece-me que o uso das meias de compressão são um dos investimentos a ter em consideração para quem realize corrida de longas distâncias (trail, triatlo, estrada, etc…). Chamo apenas à atenção que as meias de compressão não devem ser adquiridas pelo tamanho do pé, mas sim ajustadas pelo grau de compressão ideal e perimetria da perna.

 

Autor: Luis Nascimento

Publicado em: http://www.sportlife.com.pt/index.php/fisioterapia/item/1133-vantagens-das-meias-de-compressão – com Ernesto Lourenço, José Carlos Vasconcellos, Miguel Mota, Amanda Gonçalves e Bruno Albuquerque.

 

Artigo publicado com a autorização do autor.

Artigos relacionados

  • Meias de compressão – CEPMeias de compressão – CEP As meias de compressão estão muito em voga, tornando-se já indispensáveis para muitos dos atletas. No sentido de informar os nossos leitores acerca das várias opções existentes no mercado, iremos apresentar-vos duas marcas bem ...
  • Meias de compressão – BVSPORTMeias de compressão – BVSPORT A BV SPORT é conhecida internacionalmente pelo BOOSTER, o produto star.Em 1989, o Dr. Serge Couzan dirige a tese do Dr. Michael Prufer no estudo de problemas de circulação sanguínea relacionados com o desporto. Os dois profiss...
  • Corrida – Um desporto para a vidaCorrida – Um desporto para a vida Cada vez há mais pessoas a praticar desporto, cada vez há mais gente a correr nas ruas, cada vez há mais provas de estrada e de trail. A corrida está na moda? Eu acho que não. A corrida veio para ficar ao contrário das modas qu...
  • V Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos aumenta inscriçõesV Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos aumenta inscrições As inscrições para a V edição do Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos (300 para os 25 km e 300 para os 50 Km), esgotaram este ano em oito dias. Após o seu encerramento, muitos têm sido os atletas que têm pedido para ficar em lista...
  • Definindo o Trail RunningDefinindo o Trail Running Não há dúvidas de que a moda do Trail Running pegou. O calendário de competições é cada vez mais extenso e o número de participantes aumenta exponencialmente a cada mês! Foto: Aurélio David   Algumas razões hipotét...
PUBLICIDADE
24 HORAS A CORRER

Tags:

5 Respostas a “Quais as vantagens das meias de compressão em atletas de longa distância?”

  1. Filipe Jorge escreveu:

    Olá a todos, eu tenho na zona interna do joelho, mais no direito do que no esquerdo algumas varizes, pelo que pergunto se devido a esta situação as meias ainda podem provocar mais dor ou não. A questão prende-se porque pelo que tenho visto em fotografias estas meias terminam logo a baixo do joelho e no meu caso vão estar a fazer pressão exatamente por onde algumas das varizes são mais visíveis.
    Um abraço e boas corridas

  2. José Xavier escreveu:

    Uso há cerca de 3 anos e sinto-me bem!! E recomendo para os atletas de longa distância.

    Xavier

  3. Roberto T. escreveu:

    Como profissional de saúde, estou habituado a usar a terapia compressiva (uso de ligaduras “apertadas” com pressão até 40mmhg) com resultados incríveis e cientificamente comprovados no tratamento de feridas por problemas de varizes (veias dilatadas). A minha opinião é que numa pessoa saudável até média idade o uso de meias compressivas não justifique, desde que esta não possua problemas venosos. Contudo acredito que o uso das mesmas traga algum conforto, principalmente em longas distancias onde acaba por haver sempre alguma dilatação das veias e consequente diminuição do retorno venoso.

    No caso do primeiro comentário (Filipe Jorge) pode usar qualquer meia, pois as meias disponíveis para correr não exercem pressões perigosas e devem as mesmas terminar sempre logo abaixo da dobra do joelho. Se tem aí uma zona com veia dilatada deve tentar que a meia cubra essa zona. Mesmo que não cubra experimente e veja como se sente. Se tem essa ai possivelmente terá em mais locais (mesmo que nao visíveis) e ai sim, penso que se justifique mais o uso.

  4. Vitor Dias escreveu:

    Olá Roberto

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

    Cumprimentos

    Vitor Dias

  5. Jose Manuel Cunha escreveu:

    Estou de acordo com o Roberto. Já usava em algumas provas mais longas antes de ser submetido a duas cirurgias ás varizes onde me retiraram a veia safena em ambas as pernas. Agora quatro meses depois da cirurgia, já regressei aos treinos há cerca de dois e uso inclusive nos treinos umas de perna inteira da marca das da foto e estou muito satisfeito. Noto essencialmente no menor cansaço na "barriga da perna" devido á melhoria do retorno venoso e por consequência á diminuição de acumulação de ácido láctico.Estou também de acordo com a conclusão do artigo no que refere ao tamanho, deve ser usado a tabela da marca em função das medidas da perna e caso sofra de varizes como o meu caso, a consulta do medico especialista é aconselhável. Obrigado e boas corridas com prazer!

Deixe o seu comentário