...

Saúde, bem-estar e rotinas

Saúde, bem-estar e rotinasO conforto, os resultados e a rapidez ditam hoje o consumo. Aliada á publicidade agressiva e a ritmos de vida intensos, tendemos a recorrer aos pequenos milagres que a publicidade promete. O consumismo vem mascarar a ausência de algo mais profundo, inconscientemente tenta-se compensar as horas não dormidas, a água não bebida, o descanso tão adiado, a alimentação vazia em nutrientes, a ausência de tempo de qualidade com as pessoas significativas…

A procura pela saúde, bem-estar e beleza é um negócio milionário. A prevenção é a primeira etapa. É fundamental manter um estado de equilíbrio, com hábitos saudáveis. A educação para a saúde é essencial e cada indivíduo deve ser responsabilizado para tal. O estilo de vida reflete-se a longo prazo na saúde do indivíduo. A ausência de hábitos saudáveis e a desresponsabilização individual leva a uma sociedade egoísta, que não pensa na sua própria saúde, nas pessoas que os rodeiam (hábitos e rituais menos saudáveis que transmitem aos filhos…), na dor que daí pode advir, nos recursos desperdiçados e encargos gastos que poderiam ser evitados e investidos em coisas e atividades que nos dão prazer.

Já basta a carga genética com condicionamentos para certas patologias, o stress, a poluição e fatores ambientais que não podemos evitar. Então por que é que o indivíduo tem que somar a estes fatores atitudes de autodestruição? Apesar da crise continua-se a beber bebidas alcoólicas em excesso, a fumar, a comer açúcar em forma de bebidas açucaradas, bolos, bolachas…

Há rituais simples que se podem traduzir em hábitos de vida saudável, são fáceis e económicos, mas talvez por isso não são valorizados, muito menos publicitados, não dão dinheiro às corporações.

O primeiro passo para a saúde, bem- estar e um corpo com vitalidade é ter uma boa alimentação.

As regras são simples:

– Uma alimentação abundante em vegetais e fruta fresca

– Proteínas de qualidade: peixe, carnes brancas, ovos, leguminosas…

– Evitar farinhas refinadas, bolachas, pão branco…

– Beber água

– Não abusar do café, substitua-o por chá verde, branco ou tisanas

– Evitar alimentos açucarados

-Evitar alimentos processados e fritos

– Evitar bebidas alcoólicas, se beber seja moderado e consciente

– Cozinhar a própria comida sempre que possível, evite congelados, enlatados, molhos pré-confecionados…

– Faça os seus lanches à base de frutos secos, fruta, iogurte, gelatina…

– Divirta-se a descobrir comidas saudáveis e novas formas de as confecionar (wook, cozida em vapor,…)

– Durma, vivemos num país em que as crianças e os adultos mostram sinais de privação de sono, reorganize as rotinas, vá para a cama mais cedo. O dia seguinte irá certamente correr melhor e o benefício de uma boa noite de sono não se compra.

– Exercício, faça algo que lhe dê prazer, se assim não for, qualquer razão é válida para faltar aos treinos

– Técnicas de respiração e relaxamento, não precisa de ir a aulas caras e que vão exigir mais tempo, há vídeos de relaxamento e sessões de meditação guiada na net, faça uma pequena pesquisa, e comece hoje com apenas 5 min.

– Passeios na natureza

– Exposição solar diária pelo menos 20 min, relaxa e estimula a síntese de vitamina D

– Cultive as amizades, os cientistas dizem que as relações sociais com pessoas significativas para o indivíduo traduzem-se em maior longevidade. Pessoas com fortes círculos sociais tendem a ter um sistema imunitário mais forte comparados com indivíduos mais solitários.

– Cultive a gratidão, cada dia é uma dádiva. Se necessário faça uma lista, há tantas coisas que são vistas como dados adquiridos e só quando se perdem é que se dão valor.

– Mime-se com tempo para si, faça todos os dias algo que lhe dá prazer, nem que seja apenas 10 min. Pode ser o passeio de 10 min, ler aquele livro, meditar, tomar um banho mais longo, cuidar das unhas… marque como prioridade na agenda o seu compromisso que deverá ser inadiável.

Nada de novo, eu sei mas será que consegue aplicar estas simples rotinas à sua vida? Será que a falta de tempo de que tanto se fala não é mais do que uma desculpa para uma má gestão de tempo e rotinas? Será que não está apenas acomodado a uma rotina que não o satisfaz?

Estabelecer objetivos e escrever os passos a tomar pode ser uma grande ajuda.

Planear rotinas saudáveis é uma solução eficaz. Planear refeições saudáveis com antecedência, poupam tempo e energia mental. Pode fazer as compras para a semana e adiantar as refeições. Assim já não há desculpa para comer qualquer coisa que normalmente são bombas de gordura e pobres em nutrientes saudáveis.

As rotinas devem ser implementadas em quase todas as atividades. Por exemplo, os alongamentos devem fazer parte da rotina do exercício. Um hábito custa por vezes muito a ser implementado mas seja persistente. Comece com 2 min e progrida segundo o seu objetivo.

O mesmo pode ser aplicado ao uso do fio dentário, este deve fazer parte da rotina da higiene oral. Se colocar a caixa ao lado da escova e da pasta dentífrica não há como escapar, é para passar o fio. Comece por o maxilar superior e se achar que não tem tempo não faça o inferior, mas depois de lavar os dentes vai sentir que a sensação de limpeza não é a mesma. Isto para não falar nos benefícios que uma simples rotina de passar o fio dental 2 vezes dia lhe pode trazer, não só benefícios relacionados com a saúde oral, como com a sua geral. A diminuição de microrganismos na boca evita a propagação destes para a corrente sanguínea e pode evitar problemas cardíacos. Aqui ficam uns links para informação mais detalhada.

http://www.ada.org/1318.aspx

http://www.stheticodontocenter.com.br/fiodental.htm

https://www.worldhealth.net/anti-aging-tips/116/dental-problems/

 

As rotinas o que têm de bom é que após umas semanas já não precisa de gastar a sua força de vontade, com coisas que já passaram a ser um hábito, já sabe que dia x vai correr ou ao ginásio, que á noite o jantar já esta planeado… Coisas que simplificam a nossa vida, que diminuem o stress, permitem uma melhor qualidade de vida, assim mantem a energia para tomar decisões verdadeiramente importantes, atividades que aprecia e tempo para estar com pessoas que o fazem sentir bem. Este estudo aborda a importância de certas rotinas http://blogs.hbr.org/hbsfaculty/2012/09/boring-is-productive.html

 

A saúde e o bem-estar não são um dado adquirido, pode e deve ser cultivado e melhorado ao longo dos anos com muitas variáveis á mistura.

Rotinas simples e saudáveis podem contribuir para melhorar consideravelmente a qualidade de vida. Você é que escolhe, escolha: qualidade de vida.

Para poder implementar na sua vida rotinas mais saudáveis (alimentação, técnicas de relaxamento…) contacte-me.

Artigos Relacionados

Aldina Rodrigues
Aldina Rodrigueshttps://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio
Enfermeira, Mestre em medicina natural e acupuntura. A minha missão é facilitar a manutenção de "mais-equilíbrio" na vida com a integração das terapias naturais tanto na prevenção de patologias como no seu tratamento. Site oficial: https://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES