...

Portugal O’ Meeting 2013

Portugal O' Meeting 2013Para os amantes da Orientação, Carnaval rima com Portugal e a festa e folia póprias desta quadra faz-se de bússola e mapa na mão, ao encontro dos nossos melhores mapas e terrenos. Assim será uma vez mais em 2013, em Idanha-a-Nova, com a realização do Portugal O’ Meeting.

A cinquenta dias do maior evento regular de Orientação Pedestre realizado no nosso país, os preparativos para o Portugal O’ Meeting 2013 rolam a velocidade de cruzeiro. De 09 a 12 de Fevereiro, o município de Idanha-a-Nova irá receber a 17ª edição do prestigiado evento, numa organização da Associação de Deficientes das Forças Armadas, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação.

O programa competitivo engloba quatro etapas repartidas pelos mapas de Idanha-a-Nova e do Cidral, este último junto a Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. Em ambos os casos, a qualidade dos terrenos, aliada à capacidade e rigor organizativo, a um enquadramento paisagístico ímpar e às benesses dum excelente clima, constituem o garante de mais um momento de altíssimo nível no panorama do desporto em Portugal.

 

Matthias Kyburz e Simone Niggli

Serão estes os principais atrativos dum evento que não pára de crescer e que irá trazer a ao nosso país atletas dos quatro cantos do mundo e cujos números prometem aproximar-se ou mesmo ultrapassar a barreira dos dois milhares de participantes. Dos 8 aos 88 anos, com maior ou menor nível técnico, mais ou menos preparação física, são muitos aqueles que irão marcar presença em Idanha-a-Nova numa competição que tem tudo para agradar a todos. Uma lufada de ar fresco para esta vasta região raiana, prometendo injetar na economia nacional, segundo estimativas baseadas em anteriores organizações, mais de 1,5 milhões de euros.

 

Olhamos finalmente os “artistas”, dos que têm ambições mais modestas àqueles cujas pretensões passam pela conquista dos títulos mundiais que se jogarão mais lá para Julho, na Finlândia. Mas para já, como afirma o gaulês Thierry Gueorgiou, “é no Inverno que se ganham as medalhas de Verão” e o Inverno é aqui, em Portugal e em Idanha-a-Nova, como em Nisa ou em Pombal, locais que receberão, igualmente em Fevereiro, competições de Orientação de nível internacional. As inscrições avançam a bom ritmo e uma das últimas novidades tem a ver com o atual líder do ranking mundial, o suiço Matthias Kyburz, que ontem mesmo confirmava a sua presença no Portugal O’ Meeting. Vencedora em quatro das dezasseis edições do evento realizadas até hoje e inquestionavelmente a melhor orientista de todos os tempos, a suiça Simone Niggli é outra das mais que prováveis presenças em Portugal, escolhendo novamente o nosso país para começar a sua época de preparação, depois de ter afirmado já não tencionar deslocar-se à Nova Zelândia onde, em Janeiro, terá lugar a ronda inaugural da Taça do Mundo de Orientação Pedestre.

 

Tudo para acompanhar em http://www.pom.pt/pt/.

 

Este artigo conta com os apoios de Orievents, SERI e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

 

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES