Tremoços – Energéticos e ricos em proteínas

Tremoços - Energéticos e ricos em proteínasHá uns anos atrás, os tremoços eram muito populares, atualmente são vendidos em conserva como petiscos ou aperitivos e são quase inseparáveis da cerveja fresquinha no verão.

Devido ao seu alto valor proteico, uma empresa alemã introduziu uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus (não só por haver muitas pessoas com intolerância á soja, frequente na europa, mas porque grande parte dos produtos á base de soja é transgénica e devido ás preocupações que dai advêm).

Outra razão para substituir a soja por tremoços, é que esta leguminosa é a única que pode competir com a soja a nível proteico, 100gr (leguminosa seca) de tremoços aportam 38,8 gr de proteínas enquanto a soja aporta 36,8gr. São também energéticos como todas as leguminosas. O tremoço é também rico em lisina, um aminoácido essencial.

Os tremoços são uma opção muito interessante para os vegetarianos, e para todos que querem incrementar o consumo de proteína de qualidade na sua alimentação, e assim aumentar também a massa muscular.

Tal como a soja oferece possibilidades de confeção variada, como patês, croquetes etc..

Mas com este calor nada como um bom petisco rico em proteínas e sem colesterol,  acompanhado com uma bebida fresquinha á escolha … e sem peso na consciência!!

Mas não se esqueça de pedir tremoços sem sal ou com sal á parte, para o poder dosear, pois a maior parte das vezes vem com sal em excesso.

Muito bom como snack pós treino.

Alguns segredos de confeção do tremoço:

Tradicionalmente são consumidos em petiscos, “já curados”. Antes de consumidos devem ser cozidos e depois cobertos com água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, para se proceder á eliminação dos alcaloides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde. Não se esqueça de os guardar sempre cobertos com água.

Um paté de tremoços delicioso resulta da combinação de 100gr de tremoço, 100gr de abacate e um fio de azeite, triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25 gr de avelãs levemente tostadas (na sertã antiaderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais. Pode juntar coentros ou qualquer erva aromática para enriquecer o sabor.

Óptimo para comer com legumes crus cortados em palitos (cenoura, pepino, pimento…) ou para barrar o pão, tostas ou torradas de arroz.

Pode comprar farinha de tremoço e utilizar na confeção de vários pratos. Experimente elaborar um pão delicioso juntando uma parte de farinha de tremoço para nove de farinha de trigo por exemplo.

Se tiverem dívidas na receita não hesitem em perguntar.

Bom apetite e boas corridas!!

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

Artigos Relacionados

Aldina Rodrigues
Aldina Rodrigueshttps://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio
Enfermeira, Mestre em medicina natural e acupuntura. A minha missão é facilitar a manutenção de "mais-equilíbrio" na vida com a integração das terapias naturais tanto na prevenção de patologias como no seu tratamento. Site oficial: https://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio

15 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber aonde posso adquirir os tremoços grandes, sei que existe no mercado central – SP e custo 20,00 0 Kg, mas são muitos caros. Voces sabem aonde posso adquirir com o preço mais adequado e quais os beneficios que este produto traz a nossa saude.

  2. Bom dia,
    Adoro tremoço desde meus tempos de menina, e já estou com 65 anos!
    Costumo comer vários enquanto estou preparando o almoço. Tem uma quantidade certa para ser consumida por dia?
    Acredita que só hoje fiquei sabendo que tremoço faz bem saúde? Santa ignorância! um abraço,
    Carmen

  3. Olá amigos tenho estado a pesquisar os benefícios do tremoço e não entro nada que me diga se fazem bem ou mal ao acido úrico sei que fazem bem ao colesterol e a diabetes tomando pela manhã 3/4, provavelmente não fazem bem a quem tem problemas de estômago e intestinos. Se alguém me poder dar alguma ajuda agradeço.

  4. Estou em dúvida. Eu compro o tremoço no mercado, na embalagem de vidro que já vem com sal. Esse tremoço comprado no mercado, nas embalagens de vidro também tem que ser fervidos antes de serem consumidos?

  5. eu como tremoço todos os dias há tarde e sou diabético será que faz bem ou tenho que comer em jejum agradeço desde já espero resposta

  6. Como todos os dias 150 gr. de tremoços, porque gosto, descobri através de exames que meu colesterol e taxa de glicemia baixaram, então, o tremoço teve grande participação nisso, acredito.

  7. Tremoços eu sou muito guloso como diariamente cerca de 350 gramos cozo-os em casa tenho produçāo e saem baratos media de 3.50 euros o kilo fazem muito bem o meu colosterol normaluzou o acido urico baixou bastante sintome mais energico e com vontade de laborar apesar dos meus 65 anos recomendo

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES