Tremoços – Energéticos e ricos em proteínas

Autor: Aldina Rodrigues  |   Categoria: Alimentação

Há uns anos atrás, os tremoços eram muito populares, atualmente são vendidos em conserva como petiscos ou aperitivos e são quase inseparáveis da cerveja fresquinha no verão.

Devido ao seu alto valor proteico, uma empresa alemã introduziu uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus (não só por haver muitas pessoas com intolerância á soja, frequente na europa, mas porque grande parte dos produtos á base de soja é transgénica e devido ás preocupações que dai advêm).

Outra razão para substituir a soja por tremoços, é que esta leguminosa é a única que pode competir com a soja a nível proteico, 100gr (leguminosa seca) de tremoços aportam 38,8 gr de proteínas enquanto a soja aporta 36,8gr. São também energéticos como todas as leguminosas. O tremoço é também rico em lisina, um aminoácido essencial.

Os tremoços são uma opção muito interessante para os vegetarianos, e para todos que querem incrementar o consumo de proteína de qualidade na sua alimentação, e assim aumentar também a massa muscular.

Tal como a soja oferece possibilidades de confeção variada, como patês, croquetes etc..

Mas com este calor nada como um bom petisco rico em proteínas e sem colesterol,  acompanhado com uma bebida fresquinha á escolha … e sem peso na consciência!!

Mas não se esqueça de pedir tremoços sem sal ou com sal á parte, para o poder dosear, pois a maior parte das vezes vem com sal em excesso.

Muito bom como snack pós treino.

Alguns segredos de confeção do tremoço:

Tradicionalmente são consumidos em petiscos, “já curados”. Antes de consumidos devem ser cozidos e depois cobertos com água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, para se proceder á eliminação dos alcaloides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde. Não se esqueça de os guardar sempre cobertos com água.

Um paté de tremoços delicioso resulta da combinação de 100gr de tremoço, 100gr de abacate e um fio de azeite, triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25 gr de avelãs levemente tostadas (na sertã antiaderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais. Pode juntar coentros ou qualquer erva aromática para enriquecer o sabor.

Óptimo para comer com legumes crus cortados em palitos (cenoura, pepino, pimento…) ou para barrar o pão, tostas ou torradas de arroz.

Pode comprar farinha de tremoço e utilizar na confeção de vários pratos. Experimente elaborar um pão delicioso juntando uma parte de farinha de tremoço para nove de farinha de trigo por exemplo.

Se tiverem dívidas na receita não hesitem em perguntar.

Bom apetite e boas corridas!!

 

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

Artigos relacionados

  • Benefícios de um consumo moderado de cervejaBenefícios de um consumo moderado de cerveja A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde tempos ancestrais. Saiba os benefícios que o seu consumo lhe podem trazer. Sendo muitas vezes olhada como uma bebida dos pobres e inferior […]
  • Nutridúvidas – Intolerâncias alimentares em corredoresNutridúvidas – Intolerâncias alimentares em corredores Cada vez há mais pessoas com problemas de intolerâncias alimentares ao glúten, soja e leite (como é o meu caso e o de milhares de desportistas deste país como tenho vindo a reparar em inúmeros sites ligados ao desporto […]
  • Afinal a cerveja hidrata tanto como água após exercícioAfinal a cerveja hidrata tanto como água após exercício Um grupo de peritos realçou hoje em Cáceres, Espanha, os benefícios do consumo moderado de cerveja após a prática de exercício físico e assegurou que esta bebida hidrata tanto como a água. O estudo, citado pela […]
  • Quinoa, um tesouro incógnitoQuinoa, um tesouro incógnito Nem só de massa e aveia vive um atleta. O ano de 2013 foi oficialmente declarado como o ano da Quinoa, uma semente de elevado valor nutritivo e extremamente versátil ainda que não seja muito familiar. No seu perfil […]
  • NutriDúvidasNutriDúvidas Dúvida do Leitor Sérgio Aguiar Para quem quer perder peso é ou não benéfica a ingestão de um batido de recuperação após treino, mesmo correndo só uma hora? Já sabemos que as marcas mandam tomar 3 a 4 medidas, […]
PUBLICIDADE
CRIOSAUNA PORTUGAL

Tags: , , , , ,

14 Respostas a “Tremoços – Energéticos e ricos em proteínas”

  1. Andre Assuncao escreveu:

    grande ideia o paté :)

  2. Andre Cabreira escreveu:

    pessoal vamos comer tremoços sempre;)

  3. Teresa Martins escreveu:

    sim porque o trmoço faz bem a muitas coisas relacionadas com a saude

  4. francisco escreveu:

    Gostaria de saber aonde posso adquirir os tremoços grandes, sei que existe no mercado central – SP e custo 20,00 0 Kg, mas são muitos caros. Voces sabem aonde posso adquirir com o preço mais adequado e quais os beneficios que este produto traz a nossa saude.

  5. Cida G. Agostinho escreveu:

    quero saber pra que serve vc tomar 2 grao de tremoço todos os dias

  6. Fatima Machado escreveu:

    Eu adoro tremoços, mas, sem sal. Ignorava que os tremoços, fossem tão benéficos á saúde.

  7. Walter Uhle Filho escreveu:

    Bom dia!
    Peço informações sobre os tremoços.
    Quanto consumir de tremoços por dia.
    Por quantos dias?

  8. carmen escreveu:

    Bom dia,
    Adoro tremoço desde meus tempos de menina, e já estou com 65 anos!
    Costumo comer vários enquanto estou preparando o almoço. Tem uma quantidade certa para ser consumida por dia?
    Acredita que só hoje fiquei sabendo que tremoço faz bem saúde? Santa ignorância! um abraço,
    Carmen

  9. Manuel Simoes escreveu:

    Olá amigos tenho estado a pesquisar os benefícios do tremoço e não entro nada que me diga se fazem bem ou mal ao acido úrico sei que fazem bem ao colesterol e a diabetes tomando pela manhã 3/4, provavelmente não fazem bem a quem tem problemas de estômago e intestinos. Se alguém me poder dar alguma ajuda agradeço.

  10. Sidney escreveu:

    Estou em dúvida. Eu compro o tremoço no mercado, na embalagem de vidro que já vem com sal. Esse tremoço comprado no mercado, nas embalagens de vidro também tem que ser fervidos antes de serem consumidos?

  11. neide escreveu:

    vendo farinha de tremoço pronta para o consumo.
    e tenho tambem a semente.
    19-997111574

  12. francisco escreveu:

    gostaria de saber quem pode me vender sementes de tremoço grande e quais os cuidados que devo ter no seu cultivo.
    Fuentes

  13. neide escreveu:

    bom dia francisco eu tenho a 100kl de semente tremoço a venda.
    19-997111574

  14. Manuel Simoes escreveu:

    Estou muito entusiasmado na produção do tremoço, só que temos um grande problema que é a colheita tenho feito varias pesquisas para encontrar maquina para esse fim mas até hoje não vi nada, encontrei uma que talvez se adapte, mas ainda não fui ve-la pessoalmente.
    Se alguém tiver novidades sobre o assunto, agradeço informação.

Deixe o seu comentário