...

Troféu de Orientação do Porto 2011

Troféu de Orientação do Porto 2011Aquando da minha participação no Portugal “O” Meeting 2011, como embaixador da prova, descobri um desporto fantástico ao qual me pretendo dedicar nos próximos tempos. Trata-se talvez do único desporto onde conseguimos aliar corrida, natureza e família num só.

Venha descobrir também este desporto quase desconhecido dos portugueses mas que há mais de 100 anos se disputa noutros países.

Salvo raras excepções, tenho os povos dos países nórdicos como pessoas inteligentes, civilizadas e com uma visão da vida muito diferentes daquela a que estamos habituados. Eu gosto dessa forma se ser e de estar.

Partindo deste pressuposto e sabendo que nesses países a orientação é o desporto mais popular, começando as crianças a aprender orientação aos 5 anos de idade e que a praticam para além dos 80 anos, achei que estaríamos atrasados nesta vertente desportiva e que se eles o fazem, haveria razões mais do que suficientes para o fazermos também. Felizmente da mesma forma pensaram os já vários clubes nacionais estão a fazer um excelente trabalho no sentido da implementação desta modalidade em Portugal, organizando provas e dando formação a um já grande número de atletas.

Mas se os escandinavos acham primordial essa formação (existem escolas especializadas na formação de jovens) e a prática massiva desta modalidade, porque não fazemos o mesmo? Provavelmente por falta de informação e de uma ideia estereotipada de que me oriento mal, vou-me perder ou de simplesmente não sei como como começar.

Na orientação há lugar para todos. Novos, velhos, com mobilidade reduzida, a pé ou de bicicleta. Em todas as provas a nível mundial, há juntamente com atletas federados ou mesmo elites, provas de promoção para principiantes, podendo estes optar por ser acompanhados de monitores que explicarão calmamente e ritmo de passeio como orientar o mapa e a melhor forma de percorrer todos os pontos que nele é indicado.

É muito frequente ver famílias inteiras a fazerem estas provas de promoção, com a mesma naturalidade com que fazem um simples passeio pela floresta ou por parques urbanos.

Se vive nos arredores do Porto e Gaia, ou se tem a possibilidade de se deslocar a estas cidades, não desperdice a oportunidade de ter contacto com esta modalidade e provavelmente ficar fascinado pela mesma. Nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, no Parque da Cidade do Porto e na Quinta de Sto. Inácio, respectivamente, terá lugar a 7ª. edição do Troféu de Orientação do Porto (TOP2011).

Não desperdice a oportunidade de conhecer esta modalidade, praticar desporto, de estar em família e de conhecer 2 bonitos parques. Mesmo que já os conheça, irá descobrir recantos dos mesmos que nunca terá notado.

Podem inscrever-se numa ou nas 2 provas. Todos os pormenores acerca das mesmas, como inscrições, perguntas frequentes, vídeos de edições anteriores, fotos, informações acerca dos parques e muito mais, poderão ser acedidos nos sites oficiais dos eventos nos seguintes links:

Parque da Cidade do Porto – dia 30.Abr.2011
http://gd4caminhos.com/eventos/top2011/

Quinta de Santo Inácio – Vila Nova de Gaia – 01.Mai.2011
http://www.gd4caminhos.com/eventos/justlogparkrace/2011/

Eu estarei lá. Venha você também.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

4 COMENTÁRIOS

  1. Então boa sorte, amigo Vitor, nesta sua nova modalidade.
    Também tive a oportunidade de ter participado já em duas provas de orientação, na região de Monsanto, em Lisboa, aquando do serviço militar.
    Achei fascinante (as corridas é que não me deixaram prosseguir!). Aconselho a todos a que façam a experiência. É fácil e “viciante”.

  2. Obrigado Carlos

    É de facto um desporto bastante diferente dos demais. Como dizia a campeã do mundo no POM2011, “escolhi este desporto porque me permite correr e pensar ao mesmo tempo”. Não basta exercitarmos o corpo, temos que exercitar o cérebro também e se o conseguirmos fazer ao mesmo tempo, tanto melhor.

    Cumprimentos

  3. Como o Carlos diz, a Orientação é “viciante”. Correr a pensar, pensar a correr. Correr por prazer.
    Eu também lá vou estar e levo comigo alguns dos meus super-atletas em cadeira de rodas. Experimente a Orientação e não deixe de tomar contacto com a Orientação de Precisão.
    É desporto para todos. Mas mesmo todos!
    JOAQUIM MARGARIDO

  4. Viva
    Com estes embaixadores vamos longe!!
    Grande trabalho.
    Informo também que os participantes do Justlog Park Race terão 50% de desconto na visita ao ZOO S.Inácio no final do evento.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES