...

Portugal “O”Meeting 2011 – Apresentação oficial

Portugal "O"Meeting 2011 - Apresentação oficialDecorreu ontem em Vila Nova de Gaia, num barco da Empresa Douro Azul, a conferência de imprensa de apresentação do POM 2011. O evento, que contou com uma grande afluência por parte da comunicação social, dividiu-se em três partes: a apresentação do POM2011 propriamente dita, uma homenagem a António Pinto (um dos embaixadores da prova) e a apresentação do novo livro de Joaquim Margarido, Crónicas do Norte Alentejano O’ Meeting 2010.

Estiveram presentes os representantes das Câmaras Municipais do Crato, Alter do Chão e Portalegre que se mostraram bastantes satisfeitos por receberem este evento, evidenciando a promoção e o impacto económico que o mesmo trará à região.

O nº. de atletas inscritos não pára de crescer, estando já confirmados 1300 atletas dos quais cerca de 1000 são estrangeiros, vindos na sua maioria do norte da europa, nomeadamente da Suécia, Finlândia e Noruega. De destacar também as presenças já confirmadas do nºs. 1 mundiais Thierry Gueorgiou (França) e de Minna Kauppi (Finlândia), para além de mais de 10 atletas do TOP 20 mundial, o que demonstra o grande prestígio que esta prova já representa além fronteiras.

Vídeo Oficial da prova:

PROGRAMA DO EVENTO

ALTER DO CHÃO – CRATO – PORTALEGRE

De 05 a 08 de Março de 2011, os Municípios de Alter do Chão, Crato e Portalegre vão ser literalmente invadidos por orientistas de todo o Mundo.

O Portugal O’ Meeting  é o evento regular de Orientação Pedestre mais importante de todos os que se realizam em Portugal. Em 2011 terá a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em parceria com as Câmaras Municipais de Portalegre, Crato, Alter do Chão e a Federação Portuguesa de Orientação. No seu historial é a segunda vez que o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos organiza este evento, depois de no ano de 2003 ter feito a sua estreia em Paredes de Coura e Viana do Castelo.

A História do Portugal O’ Meeting

A história do Portugal O’ Meeting tem início no ano de 1996, na Vila de Mafra, onde se disputou tendo lugar em plena Tapada Nacional. O Portugal O’ Meeting atingiu grande sucesso em toda a Europa porque nessa altura existiam poucas provas no Inverno. Com um clima ameno e com terrenos desconhecidos, Portugal atrai os melhores especialistas mundiais que aproveitam para aqui estagiar e competir.

Em 1997 o POM realiza-se no Furadouro (Ovar), com “as árvores Marrecas a verem passar atletas de mapa na mão”. Nesse ano, o Campeão do Mundo venceu a competição de Elite. Em 2000, em Mira, o POM passou a realizar-se no período do Carnaval e com a duração de 4 dias. Além das três localidades já mencionadas o evento passou também pela Praia do Meco, Tomar, Arcos de Valdevez, Praia da Vieira, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Évora, Reguengos de Monsaraz, Chaves, Boticas, Abrantes, S. Pedro do Sul, Faro, Tavira, Mora e Figueira da Foz.

Em 2010, na Figueira da Foz, o POM bateu todos os records de participação, com 1850 atletas dos quais 1230 estrangeiros de 33 Países e com os melhores do Mundo a marcarem presença no evento.

POM 2011

O POM 2011, desenrola-se em quatro etapas distintas, com a Coudelaria de Alter a ter a primazia de abrir o evento com uma prova de distância longa. O Couto da Arnela no Crato receberá os participantes na segunda etapa, num terreno espectacular para a prática da modalidade. A Herdade de Entre-Ribeiras em Portalegre fará as honras da casa no que a Portalegre diz respeito com a terceira e quarta etapas, respectivamente de distância longa e distância Média, pontuando a etapa de distância Média para o Ranking Mundial da Federação Internacional de orientação

A organização garante que a XVI edição do Portugal O’ Meeting se prepara-se  para um grande evento. No total, a competição espera acolher cerca de 1800 participantes, sendo 1200 estrangeiros, oriundos de 28 países distintos.

Como à semelhança das edições anteriores também o POM 2011 será pontuável para o ranking Mundial, item que o coloca sob o olhar atento dos adeptos da Orientação à escala planetária.

Na edição anterior, na Figueira da Foz, o russo Michael Mamleev e a suiça Simone Niggle Luder venceram após despique emocionante com inglês Scott Fraser e a sueca Helena Jansson. Como irá ser em 2011?

Cultura e desporto de mãos dadas

 

Mas o evento não vive apenas da vertente desportiva. A organização tem tido na cultura uma aliada de excelência e em 2011 não será excepção. Depois de nomes como os dos jornalistas Fernando Correia, Álvaro Costa ou Mário Zambujal e dos atletas Fernando Mamede, Fernanda Ribeiro, Marta Moreira ou Manuel Paiva, a edição 2011 promete apresentar várias surpresas.

Mas há mais. Após o lançamento, com enorme sucesso, das duas primeiras edições do livro de Crónicas “Norte Alentejano O’ Meeting 2007 | 2008”, e 2009, Joaquim Margarido prepara-se para apresentar a terceira edição das Crónicas, incidindo sobre o evento de 2010.

Na sequência do evento que implantou a orientação nesta Região já com quatro edições realizadas, o Norte Alentejano O’ Meeting (NAOM), vai continuar a existir, visto a organização denominar a etapa do 3º dia, que será pontuável para a Liga Mundial, com o seu nome com o objectivo de manter esta tradição que desejamos continuar nos anos seguintes.

Programa do evento

Fevereiro – Conferência de imprensa de apresentação do evento

– Exposição Fotográfica NAOM 2010.

– Lançamento do Livro Crónicas NAOM 2010.

(As cerimónias realizam-se no salão nobre da Câmara Municipal de Portalegre).

03 Março – 09h00 – Abertura do Secretariado no Castelo de Alter do Chão.

03 Março – 10h00 – Prova de treino (Aldeia da Mata, Lameira de Cima e Lage do Meio Dia).

04 Março – 09h00 – Abertura do Secretariado no Castelo de Alter do Chão.

04 Março – 10h00 – Prova de treino (Aldeia da Mata, Lameira de Cima e Lage do Meio Dia).

05 Março – 10h00 – Prova de distância Longa (Coudelaria de Alter).

06 Março – 10h00 – Prova de distância Média – Couto da Arnela – Crato.

07 Março – 10h00 – Prova de distância Média – Norte Alentejano O’ Meeting 2011 (WRE) – Entre-Ribeiras- Portalegre.

08 Março – 09h30 – Prova de distância Longa – Entre-Ribeiras- Portalegre.

A prova é aberta a todos os que desejam desfrutar da Natureza no seu estado mais puro. Se gosta de explorar a natureza e dum bom percurso pedestre, se sente curiosidade em aprender Orientação, venha participar no POM. A organização disponibiliza monitores para o acompanhamento e ensino.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

4 COMENTÁRIOS

  1. ola boa tarde,eu sou atleta do grupo desportivo 4 caminhos , e venho por este meio agradecer o trabalhos que tu tens feito pela nossa prova muito em publicar na tua pagina privada obrigada

  2. Olá Jorge

    Obrigado pelas suas palavras. Este meu site, que de privado pouco tem, pois é de todos, vai contribuindo na medida do possível para a divulgação deste evento que será dos melhores e mais importantes que acontecerá este ano no nosso país. Refiro-me ao todo das modalidades. Não vai haver evento mais importante do que este. Porém não terá, infelizmente o mediatismo que deveria ter. Como embaixador da prova, tenho tentado na medida das minhas possibilidades divulgar a modalidade e o evento. Penso que nos conheceremos por terras alentejanas. Até lá.

    Cumprimentos

  3. Olá
    Dei por muito bem empregue o tempo que disponibilizei para para ir assistir à conferência de imprensa. Como cereja no topo do bolo, a manhã, em termos pessoais, terminou da melhor forma possível, com uma breve conversa com o atleta que, desde sempre, mais admiro: o António Pinto.
    Isto para não falar nas pataniscas que se seguiram
    Um abraço

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES