...

Orientação de Precisão

Orientação de PrecisãoTodos diferentes, todos iguais. A frase e a imagem dizem quase tudo. Mesmo assim, venha saber do que se trata e do inovador projecto que irá arrancar em Portugal.

A Orientação de Precisão, também conhecida como Trail-O, é um desporto disponibilizado a pessoas com capacidades físicas muito diferentes, incluindo as que tenham limitações de mobilidade muito severas, competindo todas em igualdade de circunstâncias.

Os competidores deslocam-se ao longo de uma pista ou caminho marcado e estudam conjuntos de balizas de controle colocadas no terreno. Dispõem de um mapa muito pormenorizado e de descrições dos controles (sinalética). Com esta informação, têm de decidir qual das balizas corresponde ao elemento do mapa indicado pelo centro do círculo. São permitidas deslocações ao longo do caminho, mas não é autorizada a aproximação às balizas de controle no terreno.

As balizas são designadas por letras e o resultado é registado marcando o respectivo quadrado no cartão especial de controle.

Alguns controles têm tempo cronometrado para a tomada de decisão, o qual é registado nesse momento para desempate entre aqueles que tenham o mesmo número de respostas correctas.

Mais informação no sítio da Federação Portuguesa de Orientação:

http://www.fpo.pt/www/index.php?option=com_content&task=view&id=314&Itemid=128

Artigos sobre Orientação de Precisão no blog Orientovar:

http://orientovar.blogspot.com/search/label/ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO / TRAIL-O

I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”

Nascido do querer e da bondade do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, está aí o I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”.

À semelhança do que aconteceu no ano transacto, a Escola Secundária de Baião recebe uma prova de Orientação de Precisão para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. No próximo dia 03 de Dezembro, a partir das 10h00, pelos recreios, alamedas e polidesportivo da Escola, desfilarão pessoas de mapa e cartão de controlo na mão, numa grande jornada de desporto para todos.

O desafio deste “II Open de Orientação de Precisão de Baião” é simples: Procurar a correspondência entre os pontos assinalados no mapa e aqueles dispostos no terreno. Aos participante pede-se concentração na leitura do mapa e decisões acertadas nos desafios que compõem o percurso. Em troca, está prometida uma bela jornada desportiva, em ambiente fraterno e onde todos – mas mesmo todos -, ainda que diferentes, são iguais!

Entidades organizadoras

Diana Coelho, aluna do 12º Ano da Escola Secundária de Baião, foi a “alma” desta actividade em 2009 e volta a sê-lo este ano. A partir duma cadeira de rodas, a sua visão apurada do mundo que a rodeia levou-a a lançar-se nesta aventura, arrastando consigo o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos (GD4C) e a Câmara Municipal de Baião, para além da sua própria Escola e do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, na qual se insere.

Mas o “II Open de Orientação de Precisão de Baião” marca ainda o arranque do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, conjunto de provas que, até finais de Maio de 2011, promete levar a Orientação de Precisão a vários municípios do Grande Porto. A Organização do Circuito tem a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, contando com os apoios das Câmaras Municipais de Baião, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, da Federação Portuguesa de Orientação, do Instituto do Desporto de Portugal e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

Fonte: Orientovar

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES