...

Spiridon Louis

Nacionalidade: Grécia

Nascimento: 12 de Janeiro de 1873 (Atenas)

Falecimento: 26 de Março de 1940 (67 anos) em Atenas

Spirídon Louis foi o primeiro homem a vencer uma maratona olímpica. Foi nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896. Terminou a prova com 02h58m50s.

Natural de Marousi, um subúrbio ao norte de Atenas, era um carregador de água e pastor de ovelhas e tornou-se um herói nacional grego, recebendo vários presentes, desde jóias a uma oferta de ter a barba cortada para o resto da vida.

Após a sua vitória, nunca mais correu e levou uma vida sossegada, primeiro como pequeno agricultor e depois como oficial de polícia.

Fez a sua última aparição pública em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, como convidado de honra dos organizadores, ficando uma foto sua bastante famosa, onde entregava a Adolf Hitler um ramo de oliveiras, trazida de Olímpia, o berço das Olimpíadas.

Spiridon morreu pouco depois da invasão da Grécia pelos nazis e o seu nome hoje é usado em vários clubes desportivos do seu país e principalmente no complexo olímpico de Atenas, onde os Jogos Olímpicos de 2004 foram realizados. A rua em frente ao complexo desportivo tem também a designação de Avenida Spiridon Louis.

Fonte: Wikipédia

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vitor.Este presente da barba cortada para o resto da vida,é muito engraçado já é muito bom,se fizermos as contas as gilletes e maçada de cortar todos os dias,já viu o que poupavamos no nosso orçamento,eh.eh.eh.Bom fim de semana

  2. Bom se Spiridon foi o primeiro atleta olimpico eu vou tentar também ser o primeiro de toda a minha a familia a completar uma maratona.
    A todos um abraço
    João Lopes

  3. Grande Lopes. Nada como arranjar boas razões de motivação e essa é uma delas. Quando terminei a minha primeira maratona também cheguei à conclusão que fui o primeiro da minha família (e ainda sou). Penso também que terei sido o primeiro da minha terra natal 🙂 Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES