...

5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Muito calor e muito pouca água parece ter sido a nota dominante nesta prova realizada hoje. A maioria dos atletas queixam-se deste facto e da fraca organização do evento. Se participou, deixe aqui o seu comentário.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

157 COMENTÁRIOS

  1. Fui de Lisboa até a Régua baseado na publicidade e no site da prova. Parecia-me ser uma boa prova e uma boa organização.
    Não vou repetir tudo que aqui já foi escrito e que é a mais pura verdade. Só consegui água até aos 10 Kms porque ia mais ou menos nos primeiros grupos. Mas imaginei o que iria acontecer com quem viesse atrás.
    Deveriam devolver o dinheiro a todos.
    E o que hoje estáescrito no site da prova (as desculpas do organizador) são ridiculas. E onde está a classificação geral? Só há por escalões?
    Lamento pela bonita região e pela imagem que deixaram nos milhares de atletas e famílias que resolveram “investir” nesta prova/corrida.
    Parabéns a todos que lá estiveram e sobreviveram.

  2. É revoltante aquilo que aconteceu na meia maratona do Douro! Eu que participei pela primeira vez nunca mais tenciono lá pôr os pés! Pergunto como é possível porem em risco a vida de milhares de atletas e virem ainda esses incompetentes da organização desculparem-se com o excesso de calor!!! A verdade é só uma, pura incompetência, falta de respeito e um amadorismo na organização da prova que nem nos países do terceiro mundo se encontra!!! Quem tem pessoas sem carácter, que nem sequer admitem os seus próprios erros, à frente de um evento desportivo como este, não merece que milhares de pessoas de todo o país regressem ao Douro no próximo ano. O meu único agradecimento vai para os populares que foram incansáveis no apoio aos atletas!

  3. Dorsal 6118. É a 5.ª vez que faço esta prova, portanto sou totalista e espero continuar a participar nesta prova. Agora meus senhores da organização (com letra pequenina) o que aconteceu é inacreditável, a mais bela corrida do mundo podia ter sido a última corrida para muita gente. Já fiz mais de 25 meias, e foi a primeira vez que parei numa prova, para beber um gole de água que um Sr.º oferecia com uma mangueira, julgo que ao KM 17(Este com letra grande – o meu muito obrigado)por me sentir a desfalecer e a corrida se ter transformado num sofrimento. Não desisti (mas julgo que o deveria ter feito) tinha no pensamento que na meta havia água – felizmente assim aconteceu, mas quem chegou após (1h36m)nada tinha para se hidratar. Lamentável. Apesar dos factos ocorridos e da irritação que todos nós – atletas de pelotão – sentimos e ficamos com as marcas no corpo, por gostarmos de correr, para o Ano lá estaremos de novo. A prova é bela. O que aconteceu só prova a incompetência do Director da mesma. Parangonas nas televisões e jornais não são significado de qualidade. Qualidade é construir a prova com bons alicerçes. Vale mais uma prova com poucos participantes mas com condições para estes convidarem os amigos e o n.º de atletas crecer sustentado ou como julgo que vai acontecer no próximo ano terá um diminuto n.º de participantes. Este director (!?)pode ter acabado com a mais bela prova do mundo. Agora um conselho. Sempre gostei mais do percurso das 3 primeiras edições – sempre num sentido – Pinhão Régua. O último Km é lamentável, quando um atleta vê o pórtico de chefada só pensa em parar. As pessoas não estão lá para apoiar. Ficam antes da meta. É um deserto, é preferível fazer o retorno mais adiante. Vamos dar mais uma chance a esta prova.

  4. Esta foi a segunda vez que corri a meia do douro, no ano passado não houve nada a dizer os abastecimentos não foram muitos mas o dia estava excelente para correr,não faltou agua, no fim da corrida tinham fruta ( maça) o saco com algumas lenbranças a camisola de oferta que era muito bonita, tudo isto fazia prever que este ano olhando à forte propaganda feita â prova, com anuncios na televisão, tudo fazia prever uma meia sen dúvida ” A MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO” por isso valia a pena lá voltar, ERRO, foi sem sombra para dúvidas um grande erro.
    não sou um corredor nem um atleta de plotão, corro o que o meu corpo me deixa correr, no entanto tinha como ideia correr na mente de fazer um tempo na ordem da 1h e 38 olhando a temperatura que se fazia sintir mas tudo isso passou à história quando a partir dos mais ou menos 8 km que foi o último abastecimento e eu ainda tive a SORTE de ter abastecimento se começou a constar que até ao final não havia mais abastecimentos. Eu não queria acreditar que fosse possivel com tanto calor, que até ao final não houvesse mais ÁGUA,mas foi isso que se passou. não fosse algumas almas caridosas que junto à estrada foram ajudando como poderam e uma mina de àgua que se encontava abaixo da estrada perto dos 18km, na qual muitos se secorreram para poderem se refrescar, foi sem sombra para dúvidas a sorte da organização essas ajudas e a coragem , e eu digo CORAGEM por grande parte dos que a correram a tivessem feito a passo, essa seria a grande bofetada que se podia dar a quem organiza uma prova destas, vi coisas que nunca imaginaria ver numa prova destas dimensões, atletas a apanhar os restos de agua das garrafas que estavam no chão a beber de minas com letreiros a dizer AGUA IMPRÓPRIA PARA BEBER, valia tudo desde que fosse para humedecer a boca, mas ainda mais triste foi ver a quantidade de ambulancias que circulavam para para dar assistência aos atletas, e para terminar a prova nem à chegada tiveram o cuidado de dar uma garrafa de agua.

  5. Já alguém contactou com a organização da prova para fazer uma reclamação?
    Eu tentei ligar para o nº que vem no site mas ninguem atendeu.
    Se alguem já o fez por favor digam alguma coisa para que todos possamos reclamar no sentido de pelo menos a devolução do dinheiro ser feita baseando-nos no não cumprimento o regulamento da prova, porque acho bem que nós os atletas venhamos aqui desabafar o nosso descontentamento mas deve também ser feita uma reclamação junto da organização e das entidades que regulamentam a prova sobe o risco de para a proxima eles dizerem que oficialmente nada lhes foi comunicado e como tal nada fizeram.
    Vamos todos desabafar aqui mas reclamar também nos sitios oficiais para o efeito e todos juntos teremos concerteza mais significado.
    Abraços.
    César Canito

  6. AGUA,AGUA,AGUA…
    Passados 3 dias da prova ainda ando a beber agua (e eu que até gosta da pinga!)gostaria de fazer um resumo da prova de resistencia que fomos sujeitos no Domingo.
    É a 3ªvez que participo e para evitar contratentos fui na ultima sexta feira levantar os dorsais ao Hotel.Começaram logo os primeiros problemas.Estavam uns adolescentes no secretariado (mão de obra barata!)na qual eu tive que os ensinar a descobrir os nomes ou os numeros de inscrição ao ponto de não saberem como se escrevia SEABRA (nome estranho!)bem!
    Domingo de manhã entrada para o comboio grande confusão segundo sei alguns começaram a correr dentro das carruagens pois o sinal de partida já tinha sido dado.Milhares de pessoas na barragem que de momento começou a encher em virtude dos atletas nao terem casas de banho suficientes (2 que em media dava 5000 para cada uma delas).
    Ás 11,00 (pontualidade inglesa)dá-se o tiro de partida pois estava lá a esprea a RTP,o Turismo,a EDP o vigário(o padre ou o Costa)as madrinhas os padrinhos,etc.
    Aos 5 Kmts 1ºabastecimento,inacreditavel alguma agua esterelizada (estava a ferver,talvez do sol) e alguma agua azul,amarela vermelha roxo fiquei eu, correr 21 Kms sem beber !!!!!!!!!!,bem.
    Vagueamos moribundos entregues ao destino sem rumo em direcçao á Regua,atletas desmaiados durante a prova tipo cenario de guerra(pensei que estava em provas para os Rangers/Comandos)só se ouviam sirenes das ambulancias,AGUA nem vê-la).
    Pelo percurso atletas a passo ou a dizerem mal da vida.Eis que chegamos ao senhor da mangueira (o Grande Magalhaes do Rompe-Solas,devia ser homenageado,deixou de fazer a prova para dar agua aos atletas que passavam).Ao passar a ponte estava instalado o caos,pessoas a beber agua do chao de outras garrafas,a cambalear a protestar com o Hotel de Fê Dê Pês a doutores nao faltou nada.Na meta instalaçao sonora,gritos de socooros pessoas desmaiadas,desidratadas (isto era uma prova desportiva?)eu `desfaleci em cima do tapete dos “chipes”.O Souto a chamar os medicos,ambulancias etc.mais de 5 minutos e nada lá consegui levantar-me pois estava a queiar as costas do tapete,insultei tudo e todos INADMISSIVEL.Só miudos a entregar vinho (mao de obra barata)e os quiosques a vender AGUA em garrafas de 20Cl a 70 centimos (uma vergonha)nem jornalistas,nem RTP,nem nenhum elemento da organizaçao,nem madrinhas nem padrinhos nem o Comandante nem o vigario (padre ou o Costa)UM DESASTRE.
    E como resolveu isto a comunicaçao social com comentarios leves caso a TSF que nos serviços noticiosos da tarde foi dando noticias do Costa a informar que estava a confratenizar com os campeoes que visitaram o Douro,fui entrevistado pela mesma TSF durante o regresso a casa mas nao passaram a entrevista onde eu denunciei tudo.Começando a noticiar oa “atletas” que foram ver a bola á Covilhã e nao viram os Ronaldos e Companhia a jogarem uma peladinha.
    A RTP só imagens bonitas (como convem)o JN idem aspas.
    Colegas Valentes nao vamos mais deixar que isto caia no esquecimento.
    Nao deixem de praticar o vosso desporto preferido,mas corram com esta escumalha rue só andam atras do lucro facil (á custa dos outros).
    Fiquem atentos.

  7. Boa Sr. Jorge! à custa de 10000 parolos (eu incluido) o sr Paulo Costa deve ter ganho bem mais de 10000€ só este mês! E ainda bem que a empresa que dirige tem como meta ser uma das melhores! está no bom caminho está… Numa empresa destas nem a organização de um lanche para meia dúzia de pessoas se deve confiar!! Sr. Paulo Costa, ganhe vergonha nessa cara e assuma as responsabilidades! ou então mude de cara, porque com essa não organiza mais nada desta vida!

  8. Dorsal 6118.Quero agradecer ao Atleta (não me lembro nem sequer do rosto) que na chegada me ofereceu um boné para me resguardar do Sol e me arranjou, nem imagino onde, um cubo de marmelada e água e me ajudou a levantar – estive para aí 20 minutos sentado no chão a recuperar,e me ajudou durante 50 metros a caminhar pois estava tonto e a uma Menina da caminhada que deu meia garrafa de uma bebida isotónica. OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO.

    Dorsal 6118. É a 5.ª vez que faço esta prova, portanto sou totalista e espero continuar a participar nesta prova. Agora meus senhores da organização (com letra pequenina) o que aconteceu é inacreditável, a mais bela corrida do mundo podia ter sido a última corrida para muita gente. Já fiz mais de 25 meias, e foi a primeira vez que parei numa prova, para beber um gole de água que um Sr.º oferecia com uma mangueira, julgo que ao KM 17(Este com letra grande – o meu muito obrigado)por me sentir a desfalecer e a corrida se ter transformado num sofrimento. Não desisti (mas julgo que o deveria ter feito) tinha no pensamento que na meta havia água – felizmente assim aconteceu, mas quem chegou após (1h36m)nada tinha para se hidratar. Lamentável. Apesar dos factos ocorridos e da irritação que todos nós – atletas de pelotão – sentimos e ficamos com as marcas no corpo, por gostarmos de correr, para o Ano lá estaremos de novo. A prova é bela. O que aconteceu só prova a incompetência do Director da mesma. Parangonas nas televisões e jornais não são significado de qualidade. Qualidade é construir a prova com bons alicerçes. Vale mais uma prova com poucos participantes mas com condições para estes convidarem os amigos e o n.º de atletas crecer sustentado ou como julgo que vai acontecer no próximo ano terá um diminuto n.º de participantes. Este director (!?)pode ter acabado com a mais bela prova do mundo. Agora um conselho. Sempre gostei mais do percurso das 3 primeiras edições – sempre num sentido – Pinhão Régua. O último Km é lamentável, quando um atleta vê o pórtico de chefada só pensa em parar. As pessoas não estão lá para apoiar. Ficam antes da meta. É um deserto, é preferível fazer o retorno mais adiante. Vamos dar mais uma chance a esta prova.

  9. Batem leve levemente
    (P’ra não bater no ceguinho)
    Mas se ninguém está contente
    É porque, infelizmente
    Fazem de nós “poucochinho”:

    Vão correndo alegremente
    Ao Douro disseram sim
    Até que inesperadamente
    Onde devia estar gente
    Estava um vazio sem fim.

    – Agua!Água! – não havia
    E ao calor, e ao sol ardente,

    (continua no blogue)

  10. Olá sobreviventes.
    Esta meia-maratona foi para mim a 2ª edição da Prova de Choque que fiz nos Comandos. Pouco poderei acrescentar ao que já foi dito. Tive o meu último abastecimento no ponto de retorno (km 7, suponho) e a partir daí foi uma travessia de 14 km de deserto. Quero homenagear o grande herói que é o Snr. da mangueira e dou a nota máxima ao povo da Régua, que se mobilizou e se solidariazou com o nosso sofrimento, inclusivé até houve quem fosse comprar água para nos dar. O meu obrigado também ao restaurante junto da ponte, que disponibilizou garrafas de água. Obrigado a todos, tenho-os no coração. Só o vosso altruísmo me fará voltar a esta prova.

    Lamento muito a comunicação social, sobretudo o “serviço público” de televisão (é para isto que vão os nossos impostos), que perante tal cenário dantesco, se limitou a encobrir estes factos atentatórios da segurança e vida das pessoas. Parece que temos uma comunicação social subordinada a outros interesses que seguramente não são o de informar e de relatar a verdade. A voz dos que sofreram este calvário não foi ouvida, a catástrofe não foi relatada, enquanto os senhores responsáveis por fazer perigar as nossas vidas passeiam-se impunemente e dizem o que muito bem lhes apetece na tal dita comunicação social. Infelizmente isto é um espelho do resto do país.

    Caros amigos, o texto já vai longo, obrigado pelo vosso tempo. Desejo-vos bons treinos, boas provas e que continuem a correr pelo gosto de correr.

    Um Abraço.

  11. Boa noite a todos,

    Noticia do JN 24/05/10

    “Atletas aflitos sem água vão parar ao hospital

    RECORDE DE PARTICIPAÇÕES
    Um dos responsáveis pela organização da prova, paulo costa, da global sport, admite que houve “uma falha no abastecimento dos 15 Km”, mas desvaloriza o sucedido e defende que o incidente não apaga “o peso” da iniciativa na região, que este ano “bateu recordes de participação”.”

    Este paulo costa é no mínimo um mentiroso. Promoveu a prova durante meses em todas as instâncias possíveis(tv, jornais, feiras, outras corridas…)auspiciando a participação record de 10 000 pessoas na mais “bela prova do mundo!!!

    No final, esta “gente(?)” desculpa-se com: “o excesso de participantes”(então? em que é que ficamos?), “calor”(Maio na Régua, que surpreendente, não?) ou o “assalto à água pelos participantes da mini-maratona”.(Esses malandros, hein!)

    Mas, ó paulo:

    1)Sim, eram 2!!! WC no inicio da prova e eu desconfio que foram pensados para a equipe técnica da RTP…

    2)Existiu apenas 1 único ponto de abastecimento (5 km, à entrada da folgosa)onde 2!!! escuteiros tentavam “aviar” como podiam os atletas que passavam. Já à vinda para a Régua (10 km) outros 2 escuteiros só tinham mini-garrafas de vinho do porto!!!….Humor negro?

    3)Outra agradável gentileza da vossa organização foram as actividades paralelas durante a corrida para disfrutar ainda mais da paisagem e da região apesar de exigir uma redobrada atenção ao conteúdo das valas: “descubra a garrafa que ainda tem pinga de àgua”, “descida à mina da vinha” ou mesmo o “àgua? há muita no rio!” e a preferida de muitos ” beba da mangueira na borda da estrada ao Km 17″. Também me salvou apesar do triste cenário que achei a forma sôfrega e alucinada como todos tentávamos ,qual matilha sequiosa, minorar a sede e refrescar-nos.

    Eu cheguei ao fim da prova (2:00’24”)talvez por acalentar a ilusão de que beberia finalmente alguma água e que me explicariam apresentado as devidas desculpas a razão de todo o confrangedor amadorismo. Enganei-me e bem.

    Já nessa tarde tive a oportunidade de assistir (em diferido) à transmissão da prova na RTP2. À chegada, Fernanda Ribeiro (“madrinha da prova”; por volta dos 72′)já se queixava de falta de água e revelava algum desconforto com a situação.
    Eu conheço bem a Régua e existem vários hipermercados a escassas centenas de metros. Que custaria irem abastecer-se imediatamente?
    Terá a transmissão televisiva levado o “sôr” paulo costa a contemplar o seu umbigo e a esquecer-se dos participantes? Não sei…. Desvalorizou todas as evidências que apontavam cedo à catatrófe e, realmente como já foi por várias vezes dito aqui, colocou em risco a vida de centenas de pessoas.
    O que sei, é que provávelmente, este indíviduo foi poupado de um linchamento pois à chegada enfraquecidos apesar da enorme revolta, todos mais não queriamos do que recuperar.
    Para completar o ramalhete, era o próprio paulo costa que vociferava desesperado ao microfone coisas como “mais àgua!”, “ambulâncias!”, “compreendam!…no cenário dantesco que todos testemunhamos. Um verdadeiro “mourinnho dos eventos” como podemos verificar através da brochura do ISMAI (ver comentário 109).

    Quanto a “não apagar o peso que a iniciativa teve na região”, não tenho a mínima dúvida que realmente todos os presentes neste evento terão a capacidade de multiplicar por 10 a promoção negativa.

    Espero que a indignação de todos persevere e estravase este site pois a julgar pela atitude (sempre e até agora) incorrecta da organização, só estarão à espera que a “poeira assente”…
    Eu já pedi o meu dinheiro de volta e estendi as minhas queixas à DECO, Federação Portuguesa de Atletismo e Instituto do Desporto. Sugiro que façam o mesmo.

    E não me venham com o discurso de “dar mais uma oportunidade”. Com esta organização, NUNCA MAIS. GLOBAL SPORT, paulo costa, RUA!!!

    Saudações a todos os atletas que “sobreviveram”.

    Richard Touret
    Dorsal 7393

  12. Estive mesmo para não ir mas graças à “maravilhosa” reportagem da RTP decidi ir à última da hora. Se soubesse o que me iria esperar…

    Uma palavra de agradecimento aos populares que me ajudaram. E ao amigo Paulo Moradias (de Castelo Branco) que me deu também um pouco desse tão precioso líquido chamado “ÁGUA”

    Acabei de pedir a devolução da minha inscrição.
    Façam todos o mesmo.

    P.S. esses pseudo-organizadores pensavam que estavam neste tipo de corrida: http://www.badwater.com/

  13. O meu pai foi de urgência para o hospital de Vila Real. Foi o caso mais grave (pelo que nos disseram). Ficou internado uma noite no hospital pois tinha um rim parado devido à desidratação. A falta de água levou-o à inconsciência durante cerca de 5 horas.
    Mesmo assim, acabou a prova mas chegou à meta já incosciente,nos braços de um senhor. Diz que só se lembra até ao quilómetro 18, depois diz que já não se lembra de mais nada.
    Das 8 meias maratonas que já fez, nunca tal tinha acontecido.

  14. Ja estive numa Maratona em MARROCOS….e nunca faltou agua de 5km em 5km….e MARROCOS tem falta de AGUA!!!

    Não só a organização envergonhou o DOURO…com PORTUGAL…perante o MUNDO!!!

    A RTP….deveria mostrar as verdadeiras imagens!!!

  15. Tenho acompanhado estes comentários e estou ainda mais chocada. Estive presente na “prova de esforço fisico e mental” mas ha situaçoes aqui descritas que sao, de facto, impensáveis e absurdas:( Falta de agua, vinho em alguns abastecimentos, queixas frequentes a serem ignoradas, pessoas a beber água impropria para consumo outras a aproveitar a água que caia das rochas… e pior o caos da meta. Acabei a sentir-me a MAIOR e parei estupfacta a assistir à correria de miudos que ajudam na organização, aos gritos do homem do micro, as pessoas a gritar por ajuda, outras no chão… enfim…. Vi coisas que me fizeram lembrar um país de 3º mundo.

    Porque é que depois de saberem q nao havia água nao foi um tanque dos bombeiros assistir.nos, apoiar-nos?? Teve de ser a boa vontade de um popular??? Para onde foi o nosso dinheiro??? Para que bolso???

    Vou fazer a reclamação, nao pelo dinheiro, mas pela falta de respeito que esse Sr Paulo teve e tem por quem viajou até à Régua. Este Sr. se tivesse o minimo de consciencia “saía” da organização desta prova, acho que ficaria mais satisfeita com isso….Foi pura negligencia, ele sabia qtos milhares estariam presentes e que estaria calor nesse Domingo. Não é preciso correr para saber que é FUNDAMENTAL ÁGUA, nesta situação!!! Não é a 1º vez que algo corre mal…. algo de estranho se passa… Fica a certeza que p o prox ano, água nao faltará, pois é tipico! Tb ficaria mais satisfeita que as “coisas” nao ficassem por aqui, pois se nao fosse o Sr. dos 17Km, que já referi e foi referido, e 2 senhoras que foram ajudar familiares a avisar-nos que não havia mais agua ate ao fim da prova,provavelmente eu teria continuado a correr(em enorme esforço, mas n desisto) e nao sei quais seriam as consequencias pois a desidratação não tem “sintomas”, ACONTECE e há gente que morre!

    Guardo na lembrança uma criança com uma garrafa do chão, ja dps da subida para a Régua, a perguntar “Quer água?”. Foram fantásticos… deram água, compraram agua, disponibilizaram uma mangueira e ainda deram mta mta força para terminar, foram palavras mágicas!!:)

    Pq é que o carro dos bombeiros que estva na meta (sei q era importante, mas…) a servir de chuveiro não foi ao fundo da corrida apoiar as dezenas de pessoas que estvam para traz????

    Num grupo que abri por “brincadeira”,incialmente,porque dps fiquei furiosa quando apagaram um relato que escrevi na pagina da Meia Maratona, um atleta deixou este video em q se ouve sirenes e percebe-se o esforço dos atletas e inclusivé ouve-se uma popular a gritar “Para o ano nao voltem”

    http://www.youtube.com/watch?v=_u2TdNYA-r4

    e este Blog tb (permita-me a publicidade)

    http://corrokmporti.blogspot.com/

    Espero sinceramente que este assunto nao fique “em águas de bacalhau” foi mt mt grave o que aconteceu..

  16. CAROS AMIGOS ATLETAS, EXISTEM MUITAS PROVAS EM QUE PODEMOS PARTICIPAR, PODEM ESCOLHER SELECIONAR, AS PROVAS MAS CONTINUAR A PACTUAR COM ESTAS SITUAÇÕES QUE ATRAS É NARRADO,É OFERECER O OURO AO BANDIDO…QUANDO COLOCAM EM RISCO A VIDA DAS PESSOAS PARA OBTER LUCRO…É O FIM….TENHAM VERGONHA….PENA É QUE OS ATLETAS DAQUI A UNS MESES TUDO ESQUEÇEM E VÃO LÁ OUTRA VEZ….O DESPORTO O ATLETISMO DEVE SER PARA TER SAÚDE,NÃO PARA MANDAR SERES HUMANOS PARA OS CENTROS DE SAÚDE….NÃO MATEM O ATLETISMO….OBRIGADO A TODOS…

  17. Deixo aqui o meu testemunho sobre esta prova realizada sob condições atmosféricas inimagináveis com a temperatura sempre acima dos 30º, desde o seu inicio ás 11 horas até ao seu final dependendo do tempo de cada um. O certo é que todos sabiam logo á partida que ia ser muito duro completar os 21 kms, até mesmo a própria organização tinha consciência disso, pois na Régua antes da prova começar pelas 10 da manha já se anunciava na instalação sonora para o cuidado que as pessoas deviam ter em se hidratarem, estranho aviso este que se veio a confirmar ao longo percurso. O certo é que lá partimos debaixo de um sol “castigador” e sem piedade que fazia a temperatura subir conforme os kilometros passavam, assim á passagem dos 5 kms aparece o primeiro abastecimento com dois escuteiros sem mãos a medir perante tantas solicitações, entre as muito poucas garrafas de água que confesso me vieram a ser essenciais, e algumas garrafas de bebidas isotonicas, assim pela primeira vez peguei em 2 garrafas de água aos 5 kms, tal era a temperatura a que estávamos sujeitos. Mais á frente aos 7 kms havia um auto-tanque dos bombeiros a deitar água de mangueira para quem se quisesse refrescar. Após a viragem em direcção á Régua voltamos a encontrar o dito camião mas água para beber nem vê-la, sendo o abastecimento apenas de sólidos (laranjas e bananas) e que não percebi se eram de populares ou da própria organização. Mais á frente e no suposto abastecimento dos 10 kms lá estavam os dois escuteiros já sem uma única garrafa e apenas com dois caixotes de ameixas para fornecer, numa altura em que já toda a gente desesperava por água. É claro que a partir desta altura as coisas iam-se agravando de tal forma que reclamávamos com toda a gente que nos parecia ter algo a haver com a organização, fossem GNR, juízes de prova, ou equipas da RTP que fazia a cobertura da mesma. Passamos novamente a barragem que marca 6 kms para o final da prova e abastecimentos nem vê-los, foi então que por altura dos 17 kms uma alma caridosa na entrada da sua garagem ligou uma mangueira de água, e assim saciava quem podia, dado o desespero em que a maioria se encontrava e se acotovelavam para aceder ao precioso liquido. Volvido mais 1 km já na abordagem á ponte que nos leva á Régua, dois atletas tão revoltados e desesperados como eu seguiam na minha frente quando deparamos com 2 bombeiros na berma da estrada e mais uma vez a revolta e as chamadas de atenção quanto á falta de água, então eles dizem-nos também impotentes para resolver o que quer que seja, para nos queixarmos para uma câmara de reportagem da RTP que estava a filmar a passagem. Nem de propósito e mais á frente uns metros, qual não é o meu espanto, e de todos quantos seguiam perto de mim, deparamos com alguns populares, que honra lhes seja feita, estavam a apanhar garrafas plásticas vazias do chão e a enche-las com uma mangueira para as distribuir pelos atletas em desespero á sua passagem e que apreciaram o gesto apesar da procedência da água. Nesta altura e a 2 kms da meta passei já sem esperanças por uma banca que estava junto á estação com vestígios do que foi um suposto abastecimento. Diga-se que todos os líquidos que consegui serviam metade para beber, e a outra parte para deitar cabeça abaixo, o que fazia baixar a temperatura do corpo dado calor insuportável que se fazia sentir. Os metros que faltavam para a meta pareciam intermináveis e quero aqui deixar uma palavra de agradecimento á grande Atleta e exemplo que é a “nossa” Conceição Grare e que ao me ver passar deixou-me uma refrescante garrafa de água que seria consumida rapidamente, e que deu para aguentar os penosos metros finais até á meta, com o incentivo da Paula. Mas a surpresa maior estava reservada para o fim, porque ao atravessar a meta, nem uma mangueira, nem qualquer outra forma de fornecimento de água nos esperava, o que é de facto desesperante para quem acaba de fazer 21 kms sob um sol escaldante.

    Foi penoso ver pessoas que ao passar a meta caíam para o chão desidratadas e nem uma garrafa de água havia, foi penoso saber que a Flor Madureira ao cortar a meta precisou de auxilio e lhe foi racionada a água. Foi penoso ouvir os apelos desesperados pela instalação sonora a chamar os responsáveis pelas empresas que forneciam os preciosos líquidos e não haver respostas.

    Já depois de receber o saco dos prémios, que por ironia tinha uma garrafa de vinho, quando o liquido pretendido era outro e ainda meio atordoado pelo desenrolar dos acontecimentos fui conduzido pela Paula ás casas de banho públicas mais próximas onde apreciei como nunca uma torneira de água a correr só para mim. Depois de me encharcar literalmente de água, e ao som permanente de sirenes de ambulâncias em auxílio dos muitos atletas que iam quebrando, sentei-me a partilhar com outros atletas a dura experiencia por que tínhamos acabado de passar. Para terminar, acabei com o tempo oficial de 2.03.09, a minha mais dura prova desde que faço corridas.

  18. Caros:

    Concordo em pleno com os comentários 97 e 106.
    É bom deixarem aqui os vossos desabafos mas as reclamações devem de seguir para as entidades competentes. A comunicação social pouco ou nada diz (afinal foi contratada pela prova) e se forem ao perfil do Sr. Paulo Costa no facebook, são só elogios (provavelmente dos seus amigos). Façam-se ouvir. Depois do que tem sido escrito, os responsáveis terão que ser chamados à razão, serem penalizados e os atletas compensados de alguma forma.
    Cumprimentos

  19. Uma vez mais digo, os senhores da globalsport tem que ser chamados a atenção, devíamos conseguir fazer chegar toda esta indignação a quem de direito e a comunicação social.
    E para o ano eu não vou estar, e gostava de para o ano esta prova fosse um fracasso em especial em termos de participação, pois com tantas provas que existem no mês de Maio não preciso desta prova no meu calendário.

  20. Também lá estive… e peço a todos para pedirem o reembolso… é inadmissivel o que nos fizeram passar!!! Isto foi um mail que a organização enviou ao meu namorado… não deixem passar… peçam o reembolso!!!

    “Exmo Senhor Vitor Rafael

    A organização da Meia Maratona do Douro Vinhateiro vem pelo presente expressar as suas sinceras desculpas pelo sucedido na 5ª edição da prova que decorreu no passado domingo, 23 de Maio, entre a Barragem de Bagaúste e o Peso da Régua.

    A organização lamenta os incidentes provocados pela falha nos abastecimentos líquidos, estando totalmente ciente das consequências da mesma junto da integridade física dos atletas.

    A organização da Meia Maratona do Douro Vinhateiro vem pelo presente reiterar que está totalmente disponível para responder a qualquer contacto dos participantes na prova

    A organização está a analisar todos os dados e factores que desencadearam esta situação de forma a identificar acções de melhorias para a próxima edição a realizar em 2011.

    No seguimento da sua reclamação, a organização compromete-se a devolver através de transferência bancária o valor da sua inscrição, solicitando para tal que nos indique o seu NIB e o seu número de dorsal.

    Paulo Costa
    Director da Organização

  21. “Quem não chora não mama”, diz o povo e com razão.
    Mas isto da devolução é apenas para quem pede?
    Não deveria a organização emitir um comunicado oficial no site informando esta situação?
    Vindo de uma empresa que se diz tão profissional… não entendo…
    Cumprimentos

  22. Vitor,

    Duvido que eles devolvam o valor da inscrição se não o pedirmos…
    Por isso, se quiser mesmo receber, o melhor é fazer um copy paste deste mail e enviar para a organização com os dados que eles pedem!!!

    FAÇAM PASSAR O E-MAIL!!!

  23. Quando passei pela meta antes do retorno final, ouvi o speaker dizer que as inscrições seriam devolvidas. Ou será que foi só no “calor” do momento?

  24. Reclamem para o email: [email protected] , e fornecam o NIB + NR. DORSAL. a organização da prova diz … “No seguimento da sua reclamação, a organização compromete-se a devolver através de transferência bancária o valor da sua inscrição, solicitando para tal que nos indique o seu NIB e o seu número de dorsal.” … Eu estou à espera dos meus 14 euros…

  25. Mais um testemunho: eu estive lá, bebi aos 5km e só voltei a beber aos 18km graças aos populares que com mangueira nos ajudavam, primeiro dois goles e depois duma garrafa apanhada do chão e enchida na mangueira. Desisti de correr quando cheguei aos 15 e percebi que não iria haver água. Próximo da Régua, ouvia os altifalantes a pedirem água para a meta, ainda bebi da população e dum atleta que já vinha de regresso,mas na meta, nem gota!
    Já tinha ido á 2ª e à 3ªedições, nesta última cheguei a ganhar um prémio no escalão de veterana, nesta não queria acreditar no que estava a acontecer. Foi demasiado mau, tanto a falha como a falta de resposta para a falha cometida.
    Em Ovar ainda se corre sem chip electrónico, com um sistema de elasticos, temos de entregar o dorsal no final, mas não tem falhado nada, até bombeiros com spray pelo caminho existe para ajudar os atletas.
    Tenho deixado os meus comentários nos vários sites que encontro e enviei-lhes um mail.
    É pena porque realmente é uma bonita corrida.

  26. Dorsal 7038 – Também estive lá, também vivi e sofri este horror e já fiz a denuncia a todos os organismos acima referidos. Espero que o façam todos tb, porque este dia não pode ficar esquecido e nem os responsáveis podem sair impunes depois de tão grande irresponsabilidade e negligência…

  27. Também recebi o e-mail referido no comentário 124. Só lamentei o facto de tardiamente terem pedido desculpas.
    Penso que todos devem reflectir sobre o que se passou aprender com este erro. Foi muito grave e não se deve voltar a repetir. Cabe agora às entidades que tutelam o desporto, nomeadamente o atletismo, intervir da melhor forma para punir quem negligenciou o apoio aos atletas. Se não transmitirmos a nossa indignação as estas entidades tal situação poderá voltar a acontecer e a culpa volta a “morrer solteira”.
    Bons treinos.

    P.S. concordo com o comentário anterior “É pena porque realmente é uma bonita corrida.”

  28. Eu tambem esteve presente e pode assistir a este horrivel acontecimento, que só não foi pior, devido a alguns populares que ofereceram agua das torneiras das suas casas.Mas enquanto houver paulos costas que veem nas organizaões desportivas uma forma de ganhar dinheiro,não olhando as sequências,tudo pode voltar a acontecer.
    Já agora uma referência ao director tecnico, será só dar o nome e ir buscar a comissão,se for? será o suficiente, não devia ir dar uma volta para ver se estava tudo em plenas condições para começar uma prova destas, que eu disse adeus na 1ª vez que lá fui correr.

  29. Eu tambem estive presente na meia maratona da sede e foi mesmo horrivel…Nao bebi aos 5km xq ainda nao tinha sede (!) e só voltei a beber aos 18km duma garrafa apanhada do chão medio vazia que partilhei com mais 4 corredores… Foi terrivel, nao consego perceber como fizeram isso aos corredores, é verdadeiramente vergonhoso (e criminoso). Foi penoso ver pessoas que ao passar a meta caíam para o chão desidratadas. Eu estive muito preocupada por o meu namorado- como eu cheguei antes (se bem ainda nao sei como consegui chegar nessas condicoes…) e ele nao aparecia na meta pensei que talvez tinha desmaiado como tantos outros…Foi horrivel, estive muito preocupada, quase a voltar a fazer parte do percurso a sua procura, para le dar uma agua que tinha comprado na loja de ola na meta (nao havia agua na chegada assim que a tive que comprar). Quando o vi aparecer foi o melhor (e unico bom) da corrida. Nos no voltamos a por la os pes NUNCA MAIS

  30. Eu acho que se devia saber quem foi a pessoa benemérita, que amávelmente contribui para que a desgraça não fosse maior, quando aos 17km com um espirito de bombeiro, agarrou na sua mangueira e gratuitamente matou a sede a todos aqueles que devido a má organização da prova estavam em muitas dificuldades, e agradecer-lhe.
    Sem exageros, eu proponho a entrega de uma Medalha de mérito desportivo, seja da cidade ou até do país, volta a frisar, digo isto sem exageros, até porque quem aqui anda, sabe que em Portugal não são muitos os que que não correm que nos dão valor, a avaliar até pela a organização desta prova.
    Abraços.

  31. Marco,

    Esse senhor foi mesmo um milagre… todos nós lhe deviamos agradecer. Se não fosse ele, muita gente cairia para o lado…
    Se o plano da medalha for para a frente… contem comigo!!!

  32. Olá,

    Pouco mais há a acrescentar ao que foi dito, também passei o meu desespero ao lado de tantos outros, que caminhávamos como zombies, desesperados com a sede debaixo daquela temperatura. Quando ao fim de 2:28 passei a meta, a arrasatar-me, nem uma gota de água, nem ninguém para dar apoio.

    Pedi o reembolso da inscrição, mas nem é pelo dinheiro, tanto que, indiquei uma instituição de solidariedade para o depositarem. Sugiro que façam o mesmo, assim o nosso sacrifício não terá sido em vão.

    Abraço

  33. Deixo mais uma nota, apenas na sexta feira à tarde é que a organização notou que não tinha Dorsais, alugou os chips a pensar que vinham com Dorsais, mas não vinham, assim tentou à pressa em Lisboa a impressão dos Dorsais o que não foi possível, virando-se então para uma empresa espanhola. Este é o motivo pelo qual a mini não teve dorsais. Também só na 6ª feira é que se lembraram que era necessário um carro com o cronómetro no tejadilho, tendo ido alugar o mesmo à pressa a Lisboa.

  34. Fogo, essa parte desconhecia…realmente achei muito estranho a mini não apresentar dorsais…mas enfim…
    A organização não se apercebeu que não teria água suficiente nos abastecimentos? Tomou alguma medida para isso?

  35. Engraçado… já assisti a provas de cães muito melhor organizadas… nunca vi nada igual… até parace que nunca organizaram nada.. e se calhar, no verdadeiro sentido do termo “organizar”..não…

  36. Não acredito que seja por isso que a mini não tenha dorsais, uma vez que participo na mini pelo 3º ano consecutivo e nunca existiram dorsais, uma vez que também se trata de uma caminhada sem fins competitivos.. basta irem ver as fotos da caminhada das edições antigas e vêm que não levavam dorsais, uma vez que nos dão a t-shirt antecipadamente vêm que somos da caminhada, nem é esse o problema..
    Agora se este ano se lembraram de fazer diferente na caminhada e entregarem dorsais ai já é outra coisa
    Mas pronto, agora também critica-se o que não aconteceu

  37. Nas anteriores edições havia dorsais na caminhada
    porque essa era a forma dos participantes da caminhada ficarem habilitados ao carro.
    Este ano nem sei como fizeram com os participantes da caminhada.
    Eu também estive lá na meia pela 4ª vez e ainda agora me lembro de situações que me parecem filme.

  38. engraçado que fui sempre das primeiras a inscrever-me na caminhada e NUNCA tive dorsal, basta ir à galeria do site da prova e ver a 3º edição da prova e a 4º mas pronto, se assim é como diz não entendo porque paguei como todos os outros e também todos os outros ou maioria não teve dorsal mas ok, a questão que aqui está em evidência é a falta de respeito pela integridade fisica dos atletas, principalmente da meia maratona claro

    Saudações desportivas para todos e continuação de bons treinos e provas.

  39. Não estive lá este ano, pelo que vendo a informação pelo mesmo preço que a obtive: disse-me hoje um amigo que lá foi correr que no início havia laranjas, mas estavam inteiras, em vez de cortadas em 4 ou 6, como é hábito.
    Vá lá que não se lembraram de oferecer cocos.

  40. Intolerável,dantesco,pânico, e sobretudo criminoso, são para mim os adjectivos mais apropriados à organização da prova da Régua 2010. Tanto a I.A.A.F, como a F.P.A.,devem exigir no concreto, o que se passou durante e no fim da prova,pois não fica, nem ficará?bem a uma prova, com a Arquitectura que esta possui,em que por exºvi atletas à minha frente a encurtarem caminho,praticamente no final da prova,e outras a darem pontapés nas garrafas, para se certificarem se tinham àgua.A F.P.A.e I.A.A.F,pode-lhes parecer anedota,o que aqui transcrevo, mas eu fui um dos resistentes, e desde já um forte abraço a todos os que terminaram a prova, dizia eu que aos olhos das mencionadas organizações, poderão não acreditar,mas aconteceu, vi com olhos que a terra me há-de comer, e será bom,não só para os residentes da Régua(que cite-se, foram os verdadeiros amigos e colaboradores dos atletas,mas também para o País(principalmente), pois estes senhores, que mancharam a prova, não estão a reparar, ou ainda não viram com «olhos de ver»,que estão a denegrir, e a prejudicar, uma marca,uma região, mas sobretudo um património da humanidade.Apure-se a realidade, porque ela existe no concreto,para analisar e estudar o que se passou, para que a verdade venha ao de cima, e seja feita justiça.Quanto a mim estou disposto como atleta,a que seja dada uma oportunidade,a um novo evento, com o cariz a que ele tem direito, pois o povo da Régua,nem o País não merecem, mas com uma organização que não falhe.Não são coisas com que se brinque, o País precisa de gente capaz, precisa da nossa ajuda, tenho Fé, nas gentes trabalhadoras das carpas que admiro, «das mais belas que conheço»,pois também como católico e português,não «pretoguês», como alguns querem,que nós sejamos,pois existo para servir, e não ser servido. Força Portugal,às armas e aos barões asinalados, lutar contra certa gente, é preciso e urgente. Já.

  41. A classificaçao está errada,pois quem foi o verdadeiro campeão foi o Homem da mangueira(varias vezes aqui citado)eu que o diga pois quando já viamos a ponte e completamente desidratados eis que surje este verdadeiro heroi com uma mangueira de rega a matar a sede aos atletas que passavam,as pessoas bebiam encharcavam-se era o delirio total,só assim é que consegui chegar á meta.Durante o percurso toda a malta falava no Homem da mangueira.
    Vim a saber que este atleta de 60 anos é o Manual Magalhaes da equipa do Rompe-Solas de Vila do Conde que teve o descernimento de socorrer muitos dos atletas que vinham numa penuria (só visto).
    Acho que os atletas desta meia maratona atraves do email dele [email protected] ou outra forma de lhe pestar uma homenagem ,que acho que ele merece.Ele é que foi o verdadeiro campeao.
    Por mim muito obrigado ao Manel Magalhaes.

  42. …estou sem palavras!
    Durante meses “fartei-me” de publicitar esta prova junto de muitos amigos indecisos, que nunca lá haviam corrido!
    Não fui, por estar lesionado, senão teria ido…
    E agora deparo-me com este cenário!
    Jamais concebia que uma situação destas fosse possivel de acontecer!

  43. Esta foi a primeira vez que participei na prova e de facto nunca é demais dizer que a paisagem é lindissima!Contrariamente a muitos não tive falta de água, muito pelo contrário mas tenho uma coisa importante a dizer. Sou totalmente contra o facto de se misturar as pessoas que caminham com aquelas que fazem os 6 kms. Digo isto porque fiz os 6 kms e andei literalmente aos S(esses) durante os meus 2 km iniciais(para não dizer mais) porque as pessoas caminhavam em grupos, à esquerda, à direita ou onde lhes dava mais jeito. A minha sugestão é que ou criam 3 grupos (os que correm a meia maratona, os que correm a mini maratona e os que caminham) ou então diz às pessoas que caminham que o façam de um dos lados e não literalmente á toa que foi o que aconteceu! Garantidamente seria uma medida eficiente e não causaria grandes trasntornos.
    Aguardo comentários da organização e dos meus colegas de maratona.Obrigada

  44. Olá a todos

    Quero aqui informar a todos que já recebi a devulção do pagamento da minha inscrição da meia maratona do Douro no dia 31 da Maio de 2010.

    Boas corridas.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES