Super-Alimentos III

Autor: Filipa Vicente  /   Março 26, 2010  /   Publicado em Alimentação  /   Sem Comentários

Não acreditamos no ditado: “se sabe bem, não é bom para a sua saúde”. Uma alimentação saudável e equilibrada deve ser, por definição, também saborosa. Por isso procuramos diariamente alimentos que possam dar alguma cor e sabor ao seu prato e, sempre que possível, possam melhorar o seu rendimento na estrada.  

Tomate

Um fruto da horta pleno de antioxidantes, quando consumido em cru é uma boa fonte de vitamina C mas a sua maior riqueza tem a ver com a sua viva e berrante coloração vermelha.

Esta é conferida por um caroteno, o licopeno, para estar activo tem de ser sujeito a uma fonte de calor pelo que os italianos têm razão em afirmar os protectores poderes da Pizza e Pasta no cancro da mama e da próstata.

Faça o seu próprio molho para as suas massas, aqueça numa frigideira sem refogar um pouco de azeite, cebola picada ou alho e tomate. Complete com manjericão ou orégãos para mais sabor.

Chocolate

Poucos são os que não gostam de chocolate, desde há muito está associado a prémios e recompensas e talvez por isso temos aquela ideia de que é para ser consumido em ocasiões especiais. No entanto, o chocolate pode trazer vários benefícios nos seus níveis de energia e na sua saúde.

O cacau é uma fonte de teobromina, um estimulante semelhante à cafeína que pode melhorar a sua disposição para um treino mais duro e mais eficaz. Fornece também compostos antioxidantes, nomeadamente polifenóis, e finalmente é uma importante fonte de magnésio (300mg/100g).

No entanto, para beneficiar desta riqueza nutricional não pode confiar nos tradicionais “chocolates de criança”, ricos em leite e açúcar mas pobres em cacau. Procure uma variedade com um teor mínimo de 70% de cacau. Ainda assim, não deixa de ser um alimento hipercalórico (500kcal/100g) pelo que deve moderar a sua porção (5-10g).

 Gelatina

Um ingrediente de extrema importância na sua cozinha, rica em proteína e especialmente em alguns aminoácidos essenciais na saúde das suas articulações, cabelo e unhas. Não entanto, tenha em conta que não nos referimos à sobremesa pré-preparada mas sim à sua matéria-prima – a gelatina neutra (em folhas ou pó). Tal como foi utilizado na receita dos cubos de aletria .

Para utilizar este poderoso alimento, dissolva a gelatina em água quente (normalmente 250ml para 3 a 4 folhas) e depois misture com o mesmo volume de sumo natural de fruta. Leve ao frigorífico para solidificar.

O segredo de uma alimentação saudável é a variedade e o equilíbrio, aproveite os benefícios dos alimentos mas também o seu sabor. Não faça “dietas” nem tão pouco exclua alimentos da sua rotina, aposte na variedade e adeque as porções às suas necessidades nutricionais.

Artigos relacionados

  • Cacau e chocolate na alimentação do corredorCacau e chocolate na alimentação do corredor É rara a pessoa que não gosta de chocolate ou de pelo menos um produto que tenha cacau, na sua forma mais pura ou na forma de chocolate e subprodutos. A matéria prima – cacau tem benefícios mais do que reconhecidos na […]
  • Top 10 Melhores alimentos para correres maisTop 10 Melhores alimentos para correres mais A tua alimentação influencia directamente o rendimento físico no treino e nas provas, além da preocupação constante em manter uma alimentação saudável e equilibrada, existem alimentos que podem fazer a diferença na […]
  • Super-alimentos IISuper-alimentos II Uma alimentação saudável prima pela sua variedade e equilíbrio entre alimentos e nutrientes. O papel da gordura na alimentação do corredor  não é tão linear como o dos hidratos de carbono por isso neste artigo falamos […]
  • Alimentação do atletaAlimentação do atleta A alimentação tem um papel chave no rendimento físico e intelectual de qualquer indivíduo, contudo assume ainda maior importância num desportista e sobretudo se estiver já com uma regularidade e intensidade […]
  • Alimente-se bem e corra contra o cancroAlimente-se bem e corra contra o cancro Estima-se que os maus hábitos alimentares são responsáveis por cerca de 30% dos casos de cancro. O cancro é uma doença com uma etiologia muito complexa assim como a alimentação humana. O que comemos, bebemos e o […]
24h Portugal 2017

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.