...

Super-alimentos II

Uma alimentação saudável prima pela sua variedade e equilíbrio entre alimentos e nutrientes. O papel da gordura na alimentação do corredor  não é tão linear como o dos hidratos de carbono por isso neste artigo falamos de quatro fontes de gordura com benefícios comprovados no rendimento e na saúde.

Azeite

O ouro líquido é uma gordura tradicionalmente utilizada nos países do Mar Mediterrâneo e pode ser o melhor motivo para justificar a baixa incidência de doenças cardiovasculares e cancro verificadas na antiga Grécia, Itália e Espanha.  O nosso jardim à beira-mar plantado não é excepção e ainda hoje valorizamos muito o “sumo da oliveira” para temperar e confeccionar.

É uma importante fonte de ácidos gordos monoinsaturados, sobretudo ácido oleico que parece estar associado à saúde das suas artérias coronárias. Mas é também uma fonte privilegiada de vitamina E e polifenóis com forte acção antioxidante, protegendo o corpo (e a mente) dos radicais livres de oxigénio formados durante o exercício físico e devido à poluição.

  • Compre um azeite virgem extra de qualidade para temperar em cru as saladas e hortaliças cozidas. 1 colher de chá (5g) é uma porção adequada para o almoço e jantar.
  • O azeite mais refinado (mistura de virgem e azeite refinado) pode ser utilizado na confecção. No entanto, não exceda 1 colher de sopa para cada 2 pessoas. Prefira estufar em cru para aproveitar os sucos dos alimentos e assim minimizar a necessidade de utilizar gordura.
  • Pode trocar a manteiga por azeite nas suas torradas ou o pires de amendoins fritos por um pires de azeitonas pretas.
  • Guarde o azeite num local seco, não muito quente e sempre que possível num recipiente opaco para prevenir a oxidação.

 Nozes

Já reparou na forma de meia noz? Pois é… não será por acaso que são consideradas um protector cerebral por excelência. A sua riqueza em ácidos gordos ómega 3, selénio e vitamina E conferem-lhe o estatuto de super-fruto seco, uma fonte concentrada de nutrientes que promovem a manutenção e protegem as células do sistema nervoso, cardiovascular e previnem a sua oxidação.

  • Compre nozes com casca para as proteger da oxidação e para se entreter a partir a dose certa no lugar de devorar meio pacote.
  • Coma 1 a 3 nozes por dia, de acordo com as suas necessidades e gastos energéticos, podem ser uma ceia para quem “sente o ratinho” depois de jantar ou um complemento para o seu lanche.

 Amêndoas

O leite e os seus derivados não são a única fonte de cálcio na alimentação, nem o magnésio é exclusivo das tâmaras. Estes pequenos frutos são uma fonte por excelência de minerais e ácidos gordos polinsaturados ómega 6. Além do mais, são menos calóricas (e mais pequenas) do que as nozes e podem entreter-te melhor quando te apetece petiscar.

  • Coma 6 a 12 amêndoas num lanche, em alternativa às nozes ou leve para o seu treino;
  • Prefere amêndoas com a pele para ter um snack mais saciante e protegido da oxidação.

 Manteiga de amendoim

Potente fonte de energia, vitamina E e muito sabor. Pode utilizá-la nos seus cereais ao pequeno-almoço para reforçar o valor calórico ou no pão, e ainda para fazer as suas barrinhas de cereais caseiras.

  • Prefira a variante natural, sem açúcar, sal ou gorduras hidrogenadas, já pode encontrar estas variantes nas casas de produtos naturais.
  • 1 colher de sopa equivale a cerca de 5g de gordura e pode ser uma excelente alternativa à manteiga.

 

Faça você mesmo(a):

250g amendoins torrados (sem sal)

1 colher de sopa de óleo ou azeite (se possível de amendoim)

  1. Triture o amendoins no picador.
  2. Deite no copo da varinha mágica com o óleo e “triture” até ter uma textura cremosa. Recomendamos que deite pequenas porções de amendoins e óleo de cada vez.
  3. Pode deitar alguns amendoins partidos no fim para uma textura crocante.
  4. Guarde num frasco de vidro no frigorífico.
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Dra.Filipa:Não há dúvida,que estes alimentos são verdadeiras riquezas para os atletas.Alguns anos vi um artigo espanhol,que falava sobre o azeite,lembro-me na altura eles recomendavam consumir em jejum uma colher de azeite porque nesse estudo,havia garantias que baixava ou controlava a pressão arterial.Sobre a manteiga de amendoim, também num artigo espanhol recordo-me de escreverem que era uma das melhores fontes de glutamina.Verdade ou não deixo a vossa consideração,por ser uma grande especialista na matéria.Bom fim de semana

  2. Olá Nélson,

    O azeite é uma gordura alimentar especial, como todas as gorduras deve ser consumida com a moderação mas realmente tem propriedades distintas pela sua riqueza em ácido oleico e compostos polifenólicos. O seu consumo está associado à prevenção do cancro da mama, aterosclerose, doença coronária e o leque não fica por aqui. Em jejum ou com a refeição, deve ser consumido de forma a preservar todo o seu valor daí os conselhos que deixei. Não é raro uma pessoa investir num azeite caro e estragá-lo por não saber utilizar devidamente.

    No que diz respeito à manteiga de amendoim, é sobretudo uma fonte de energia (gordura) e vitamina E. Excelente para alternar com a manteiga e para dar sabor a um prato de aveia.

    Boas corridas
    Filipa Vicente

  3. Oi Filipa! adorei a ideia da manteiga de amendoim! sempre gostei imenso e vou tentar fazer em casa. Tento alterar alguns hábitos que tenho menos bons sempre em função de outros melhores mas com estas dicas torna-se tudo mais fácil.
    Em maio vou visitar uma feira (viver saude)que nos ensina como confeccionar e como apreciar melhor os alimentos saudaveis. adorei o post!

    http://www.viversaude.fil.pt/?lang=pt&page=info_geral/info_geral.jsp

    beijinhos

  4. Aveia – Cereal energético, fonte de fibras, vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, ferro e magnésio. Fonte de fibra solúvel que auxilia no controle das taxas de colesterol e glicose.

    Azeite de oliva extravirgem – Seu consumo auxilia na regularização dos níveis de colesterol. Possui efeito vasodilatador e auxilia no controle da pressão arterial. Não deve ser aquecido.

    Cacau – Possui antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento precoce. Auxilia na redução dos níveis de colesterol e melhora o controle da pressão arterial.

    http://harmonianatureza.com.br/12-super-alimentos/

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES