Aveia, cereal de campeões

Aveia, cereal de campeõesDesvalorizada durante muitos anos, utilizava-se apenas como alimento para animais, a aveia tem um perfil nutricional invejável. Fornece hidratos de carbono, vitaminas do complexo B e fibra, é uma excelente fonte de energia para os corredores de fundo. Saiba como tirar partido da sua riqueza nutricional e o que pode fazer por si.

Valor Nutricional

Energia

360Cal

Gordura

6g

Hidratos de carbono

68g

Fibra

7g

Dos quais açúcar

3g

Vitamina B1

0,27mg (20% DDR)

Proteína

14g

Vitamina B6

0,20mg (20% DDR)

Comparada com a maioria dos cereais de pacote, destaca-se pela riqueza em fibra apenas equiparado com o intragável e indigesto farelo de trigo e pelo baixo teor de açúcar e sódio. Tem um índice glicémico baixo e integral ou não, os seus flocos não têm açúcar adicionado.

Fibras moduladoras

Ao contrário dos cereais de trigo integral, a fibra da aveia é maioritariamente solúvel sendo as gomas as mais abundantes neste cereal.

Além de ajudarem a modular os níveis de açúcar e colesterol no sangue, têm uma acção reguladora do trânsito intestinal. No entanto, não são raros os que sentem efeitos laxantes drásticos quando comem aveia, para melhorar a tolerância podem deixar de molho durante 6 a 8horas ou cozer em água, dissolvendo e partindo assim a fibra.

Como utilizar?

A aveia pode ser utilizada em substituto ou complemento dos seus cereais habituais ficando a ganhar do ponto de vista nutricional. Combina bem com leite mas a sua estrutura fina obriga a uma menor quantidade ou pode optar pelo iogurte para uma refeição simbiótica: os probióticos do iogurte com a fibra (prebiótico) da aveia. Para uma flora intestinal saudável.

No entanto, pode ainda reforçar a sua ingestão de hidratos de carbono ao longo do dia. Adicione-a às sopas se quiser um reforço energético ou faça barras de cereais caseiras para os lanches.

Biscoitos de aveia e passas

Bons para levar para a prova como alternativa às barritas comerciais, não tem leite e pode ir diminuindo a quantidade de açúcar utilizado a gosto.

Ingredientes para 12 porções

  • 140g de Farinha de trigo
  • 100g Flocos de aveia
  • 110g Manteiga (sem sal)
  • 100g Açúcar (valor limite)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 8 colheres de sopa sultanas ou passas ou corintos
  • ½ colher de chá de fermento (Fermipan se possível)

Preparação

1.      Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2.      Misture a farinha, o fermento e os flocos de aveia.

3.      Separadamente bata a maior parte da manteiga com o açúcar e o mel até ter um creme.

4.      Junte-o à mistura anterior e amasse até ficar homogéneo.

5.      Unte um tabuleiro com um pouco da manteiga que sobrou e coloque pequenas porções da mistura anterior, achate um pouco com um garfo. Deixe alguma distância entre elas.

6.      Leve ao forno durante 15 a 20 minutos e deixe arrefecer.

Informação nutricional por porção: 31g Hidratos de carbono; 2g de Proteína e 9g de Gordura; 204Kcal.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Dra:Filipa.Concordo plenamente,não há dúvida que aveia ocupa uma posição de relevo.A sua riqueza em sais minerais,tais como,fósforo,magnésio,cálcio.Tendo uma pequena questão a lhe fazer,sendo rica no seu nível nutricional,porque é contra-indicada para os doentes de reumatismo?há alguma verdade nisto? Meus sinceros agradecimentos.

  2. Tenho 60 anos e sempre pratiquei desporto, atualmente faço natação 2 vezes por semana e ao domingo vou para a mata do Choupal/Coimbra onde faço 1hora e 30mt. de corrida e exercícios. Um domingo faço45mt.a 50mt.+- de corrida e restante exercícios e alongamento, noutro menos corrida 30mt.+- e mais exercícios.
    Mas a minha pergunta vai para saber qual o pequeno almoço que aconselha, pois a maioria das vezes vou em jejum se bem que depois do esforço bebo agua e como uma peça de fruta e chocolate negro, em casa depois do banho como um iogurte magro com pedaços de fruta ao qual junto linhaça ou xia, será certo.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES