Técnica de corrida I

Autor: Filipa Vicente  |   Categoria: Treino

Os exercícios de técnica de corrida são essenciais para manter uma passada regular e correcta, permitem uma aprendizagem técnica e até uma adaptação do sistema nervoso ao movimento de correr.

Pode realizá-los como complemento do aquecimento antes de começar a sessão mas sempre depois do aquecimento ou no fim de uma sessão de corrida a um ritmo confortável.

Os exercícios mais comuns de técnica de corrida podem ser feitos numa recta de 30 a 50m com piso regular, podendo também serem realizados na relva. Faça uma recta e regresse a trote lento. Progrida gradualmente no número de séries que faz de cada um e no seu grau de dificuldade.

1) Andar nos calcanhares. Consiste em dar pequenos passos apoiando apenas os calcanhares no chão. Faça com os calcanhares juntos e separados.

2) Andar nas pontas. Ao contrário do anterior, consiste em andar nas pontas dos pés mantendo os calcanhares levantados do solo. Faça com as pontas juntas e separadas.

3) Skipping. Consiste em correr levantando os joelhos ao nível da cintura ou um pouco mais altos. Numa fase inicial faça lentamente, podendo mesmo ajudar segurando a canela, progrida até percorrer a recta com skipping rápido.

4) Calcanhares no rabo. Corra flectindo a coxa de forma a bater com os calcanhares nos glúteos. Uma vez mais comece com a ajuda do agarre da parte baixa da canela e vá progredindo até fazer continuamente.

5) Corrida lateral. Corra lateralmente, mude a perna da frente a metade do percurso. Aumente a dificuldade alternando em cada dois passos a perna da frente e coordene o movimento dos braços com as passadas.

Fonte: Runner’s World Espanha

Artigos relacionados

  • Técnica de corrida IITécnica de corrida II O treino à base de saltos complementa os movimentos de técnica de corrida descritos no artigo anterior e ajuda a desenvolver a força e a resistência dos músculos das pernas. São exercícios mais arriscados devido ao […]
  • 10Km  Imbatíveis10Km Imbatíveis As provas de 10Km são a santa trindade da corrida a pé, combinam velocidade, resistência e força. Estão ao alcance de quem começa agora e afinam a estratégia dos atletas de elite para provas mais longas. A provas São […]
  • Pronto para treinar para uma Maratona? Pronto para treinar para uma Maratona? A distância mítica inspira muitos corredores mas demove ainda mais, os 42km que o separam de ser um Maratonista, não são de todo 2 meias maratonas. O que se passa irá mudar a sua vida radicalmente. Mas antes de tomar o […]
  • Técnica de corridaTécnica de corrida Para praticar qualquer desporto, normalmente recorremos a um professor da modalidade ou de desportistas da área. Ténis, golf, futebol, andebol e muitos outros, requerem técnicas de aprendizagem. E a corrida? Como […]
  • Métodos de treino de velocidadeMétodos de treino de velocidade Para melhorar os seus tempos numa distância tem que inevitavelmente aumentar a sua   velocidade de corrida, ou melhor dizendo baixar o seu ritmo e esse é um dos maiores desafios do corredor de meio-fundo e fundo. A […]
PUBLICIDADE
24 HORAS A CORRER

Tags: ,

17 Respostas a “Técnica de corrida I”

  1. Jorge Almeida escreveu:

    Aqui fica um vídeo acerca da técnica de corrida (em inglês):
    http://clubedeatletismodeovar.blogspot.com/2008/09/tcnica-de-corrida.html

  2. Vitor Dias escreveu:

    Obrigado Jorge

    Muito útil.

    Cumprimentos

  3. Nelson Perneta escreveu:

    Boa noite.Em todos os tipos de corrida existe um padrão técnico básico que deve ser seguido em geral. Movimento dos braços,movimento das pernas,inclinação do corpo e táctica.Ao realizar corridas longas os braços são usados apenas para equilibrar o movimento das pernas. A cadência do movimento das pernas é mais reduzida do que usada nos sprints e o joelho não é tão levantado.A inclinação do corpo para a frente será inferior á usada nos sprints.A táctica e a determinação do melhor ritmo vão a par; Boas corridas

  4. Nuno Sebastião escreveu:

    Em complemento ao vídeo deixado pelo Jorge Almeida deixo aqui o link para uma série de vídeos muito boa, pois não só exemplifica como se faz bem como também exemplifica alguns dos erros que habitualmente se cometem.

    http://sebastian-rerun.blogspot.com/2009/11/gazelles-warm-up-exercises.html

    Boas corridas!

    NS

  5. angela m. escreveu:

    Boa tarde,

    todas as indicações no site são extremamente úteis, facilitando a aprendizagem dos novatos na arte de correr (devagar).

    Gostaria de saber qual a técnica para a melhor ‘passada’, isto é, qual a parte do pé que deve contactar em 1.º lugar com o chão? Qual o impacto que deve existir ao nível do calcanhar?

    Obrigada,
    angela m.

  6. Nelson Perneta escreveu:

    Viva.Dra.Filipa,permita-me dar uma pequena sugestão,a esta nossa visitante.Angela, a actuação correcta, dado que o calcanhar é a primeira zona a contactar com o chão e a perna da frente tem que estar levemente flectida, o que permite a absorção do choque e a execução de um movimento fluente e natural.Não se esqueça, devagar por que tenho pressa.Felecidades

  7. Funcional Fiteness escreveu:

    foram de grande valia essas dicas!! vou começar os exercícios a todo vapor!

  8. Pedro Cruz escreveu:

    “o calcanhar é a primeira zona a contactar com o chão”?

    eu não sou muito experiente na corrida, mas só vejo gente (inclusive atletas de alta competição) a dizer para evitar o heelstrike, ou seja evitar apoiar 1º o calcanhar..

  9. Amauri Aparecido DE Moraes escreveu:

    Acabei de ver um plano básico de10 km, vou por em prática a partir desta semana com a minha turma.

  10. Edson Tristão escreveu:

    Amauri Aparecido DE Moraes, vc vai ensinar o segredo do professor Jesus ahahahahahahah

  11. Edson Tristão escreveu:

    to dentro pode contar

  12. João Victor Barbosa escreveu:

    aprendi

  13. Alves Alexandra escreveu:

    Excelentes dicas…

  14. Terapias Alternativas Terapeuta Holístico escreveu:

    Simples e objetivo, muito bom.

  15. Denilson coelho leite escreveu:

    como devo correr passos laragos ao pequenos

  16. Silvia Conceição escreveu:

    Gostaria de. Uma dica de joelhos o meu ta transformação blza (#_#)DONY

  17. claudionror escreveu:

    Muito rico esta materia valeu.

Deixe o seu comentário