...

Alongamentos para evitar e/ou tratar a fascite plantar

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa localizada na planta do pé e que se estende do osso do calcanhar em direcção aos dedos. Afecta um boa parte dos corredores e por essa razão teremos que ter o máximo de cuidado com este tipo de lesão. Saiba como a evitar ou curar com simples exercícios.

Mais informação acerca desta lesão, pode ser obtida no site Calçado Desportivo do especialista Paulo Silva.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

98 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal, o que me ajudou foi:

    – Bolsa térmica com água bem quente aplicada na sola do pé sempre amtes de dormir.

    – Um comprimido de dorflex todos os dias.

    – Alongamentos.

    Esses 3 itens melhoraram em 95% minhas dores. A fascite é terrível, não estou curado mas posso ter uma vida normal. Mas realmente não tem cura.

  2. OI, gostaria de saber se fascite plantar é a mesma coisa de esporão de calcâneo ? pois no meu raio x deu isso esporão, mas são os mesmos sintomas da fascite. obrigada

  3. Sofro de fascite plantar há 6 meses. Parei de correr e desde então tenho andado a fazer fisioterapia. Sinto bastantes melhoras e já retomei os meus treinos.
    Entretanto numa conversa informal com um médico ortopedista foi-me dito que presentemente e atravez de uma intervenção cirurgica simples (ou pouco complicada)se pode curar a fascite plantar.
    Vou aguardar pelo desenvolvimento da minha lesão e mais tarde decidir o que devo fazer.

    Cumprimentos

  4. Alberto

    A CIRURGIA É O ÚLTIMO RECURSO A SE FAZER. SOFRO A 18 MESES DESTA PORCARIA E OS MEDICOS SAO UNANIMES EM DIZER QUE A CIRGUA PODE CURAR COMO TB NAO PODE CURAR…E AINDA CAUSAR UMA FRAGILIDADE NA FACIA QUE PODE OCASIONAR MAIORES PROBLEMAS… ALBERTO O QUEM FEITO NA FISIO E QUAL “EXERCICIO-APARELHO” TENHO USADO E SENTIDO MELHORAS…??ONDE VC MORA?

    PERGUNTO SE ALGUEM AQUI FEZ A CIRURGIA E SE RECUPEROU?

    QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO A SE FAZER??

  5. Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.

  6. ola amigos, acabei de descobrir que tenho fascite plantar, o medico nao suspendeu meus treinos, mandou maneirar, fazer fisioterapia, muito alongamento, e gelo, vou fazer direitinho, quero melhorar logo.

  7. TAMBEM TENHO FASCEIT PLANAR NO PÉ ESQUERDO, FIZ UMA INFILTRAÇÃO HOJE, SÃO 3 NO TOTAL, FALTAM DUAS, SE EU SENTIR MELHORAS E SE DEUS QSER VOU SER CURADA, EU CONTO P/ VCS. AH, OU USAR TAMBE O SEBO DE CARNEIRO.

  8. MARIA DAS DORES:

    QUE SEBO DE CARNEIRO É ESTE?
    FIQUE ATENTA POIS VÁRIAS INFILTRAÇÕES NÃO SAO ACONCELHAVEIS… ONDE VC MORA? SOFRO A QUASE DOIS ANOS DE MAL…

  9. Conceição Nacle DISSE: “Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.”

    QUAIS ERAM SEUS SINTOMAS?

  10. QUEREM AJUDAR? SÓ DIVULGUEM SE TIVEREM CURADO, POIS AS PESSOAS QUE PROCURAM QUEREM OPÇÕES DE TRATAMENTOS QUE DERAM CERTOS. A PESSOA FICA LENDO ESSES DEPOIMENTOS E SAI MAIS INFELIZ!!!

  11. Solidaria a todos depoimentos que li até agora, por favor alguém que encontre a cura publique com urgência pois sofro a muito tempo de muita dor, e por conta da fascite plantar, estou com um problema mais sério ainda de coluna. Já fiz todos os tratamentos dos depoimentos, inclusive hidroterapia.Hoje to em casa afastada do meu serviço e com um estado depressivo.Por favor quando souberem da cura me avisem urgente….

  12. Aqui vai o meu tratamento, vou partilhar.

    Rolar o pé descalço numa garrafa de vifro o pau redondo tipo rolo, 20 30 repetições.

    Prepara um balde de água até ao tornozelo e quando ganhar coragem deite lá dentro uma covete de gelo, introduza o pé até não poder aguentar mais, depois tire fora. Vai repetir até aguentar o pé lá dentro.

    Depois pára, no outro dia repete, rola o pé e de novo pé no balde água.

    Depois diga se fica ou não curado.

    Cumprimentos e as melhoras.

  13. ola boa noite,,eu ja fiz de tudo fisioterapias,infiltraçao ortopedista,,alogamento to indo no CETE em são paulo e nada..o que fazer ja 5 anos..

  14. Boa tarde!!!!
    Gosto de participar de corridas, até descobrir que estava com fascite plantar, no inicio mesmo doendo eu insistia nos treinos e cada vez piorando mais, até que um amigo me alertou sobre o problema, a partir dai começei a fazer o tratamento primeira coisa foi fazer repouso e depois massagem com bolinha de petshop, garrafa congelada para rolar o pé, e muito alongamento, hj estou curado graças a Deus.

  15. Fascite plantar é dose. Não é igual ao uma inflamaçãozinha ou mal jeito. Tive os primeiros sinais em fevereiro de 2013. Agora em Agosto de 2014 estou na última fase. Fiz tudo e tudo que fazia diminuia 5% da dor. Fiquei três meses sem correr, comprei um tênis pra pronador, comprei palmilhas para pé chato (tenho esse problema), fiz massagem com a garrafa congelada, massagem com a bolinha de pet shop, comprei um massageador, massagem com cataflan, massagem com biprofenid, tomei anti-inflamatórios, fiz alongamentos diversos para a sola do pé e panturrilha e execícios de fortalecimento da sola do pé com pesos ou o da toalha. Depois disso tudo meu pé direito, em comparação com o esquerdo chegou a 90%, mas se eu repito as medidas antigas elas não surtem mais efeito. Comecei então com o tal do RPG + kinesio taping com uma fisioterapeuta. Na primeira sessão sai zerado, zerado, como um garoto de quinze anos, já que tenho trinta. Sinto que vou alcançar os 10% que faltam com muita facilidade. Já deu vontade de pegar o tênis e sair correndo, mas vou fazer mais algumas sessões pra começar e correr e mais outras tantas enquanto estiver correndo.

  16. ESTOU CURADO. Gente, tive durante 1 ano dores devido a fascite plantar, usei gelo, fiz alongamentos, usei água quente, fiz de tudo mas nada dava jeito nas dores, logo no outro dia as dores estavam lá. Comecei alongar o músculo posterior da coxa tres vezes durante o dia. EX do alongamento: http://1.bp.blogspot.com/-osYqDlnkw5g/TZhgPufT0hI/AAAAAAAACd8/Ll7gFkUYEBI/s1600/alo.jpg. http://bemstar.globo.com/images/aul4.gif

    Tem que doer mesmo durante o alongamento, depois de uma semana de alongamento já não sentia dores ao acordar, dores que ficaram me enchendo o saco durante um ano. Então minha dica pra muitos, alonguem bastante os músculos posteriores da coxa todos os dias.

  17. boa tarde. A algum tempo sento dores no pé esquerdo, que depois de uns 2 meses, repassou para o pé esquerdo.. alguém pode me dizer o que é isso?ja fui no ortopedista, fiz ultrassonografia, e ele disse que é inflamação nos tendões queria saber pq repassou para o outro pé ?

  18. Estou sofrendo terivelmente com fascite plantar,e vou aproveitar todas as dicas que li nos comentários. CREIO QUE VOU MELHORAR.

  19. ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO, 6 MESES COM FASCITE, NAO PODENDO ENCOSTAR O PÉ NO CHÃO, ANDANDO NA PONTA DO PÉ EM CASA, FAZENDO FISIO, TOMEI DIVERSOS ANTI INFLAMATORIOS, E POSSO DIZER Q NENHUM FAZIA EFEITO, E SO PREJUDICAVA MEU ESTOMAGO E FIGADO. DIVERSOS ATESTADOS, AFETOU MINHA AUTO ESTIMA PQ VIVO DE TENIS, E NAO POSSO POR UMA SANDALIA OU SALTO MESMO QUE BAIXO. TODOS OS MEDICOS RECEITAVAM SEMPRE OS MESMOS ANTINFLAMATORIOS, NAO HA OUTRA COISA QUE ELES FAÇAM.
    RESOLVI PARAR DE TOMAR REMEDIO, GASTAR DINHEIRO EM FARMACIA, E COMECEI A TRATAR C GELO ACIDUALMENTE, FAZER MASSAGEM COM A BOLINHA,ALONGAR A PANTURRILHA, ALONGAR O PE DIARIAMENTE( FAZER UMA FISIO EM CASA MESMO).
    ATE ME INDICAREM UM REMEDIO FITOTERAPICO, SE CHAMA LEITE DA ANDIROBA, DA AMAZONIA, OTIMO PARA INFLAMAÇOES. 60 REAIS EM MEDIA, EU TOMO 3 VEZES POR DIA E JA NOTEI UMA MELHORA NO INCHAÇO NO PÉ E TBM NA DISPOSIÇÃO, E TRAZ OUTROS BENEFICIOS.
    TBM OUVI FALAR DA “GARRA DO DIABO”, OUTRO REMEDIO FITOTERAPICO Q TBM AUXILIA NO PROCESSO DE DESINFLAMAÇÃO, MAS AINDA NAO TESTEI ESTE.
    OLEO DA ANDIROBA, USADO P MASSAGEAR O LOCAL TBM COM EFEITO DE DESINFLAMAÇAO.
    HA TBM A SUCUPIRA DA AMAZONIA EM CAPSULAS TBM USADO NO MESMO FIM.
    SAO REMEDIOS NATURAIS E NAO IRAO AGREDIR O ORGANISMO COMO FAZEM OS DA FARMACIA.
    ALIANDO OS ALONGAMENTOS, GELO, E O FITOTERAPICO ACREDITO QUE JA SE PODE OBTER UM BOM RESULTADO COMO ESTOU OBTENDO.
    ESPERO QUE AJUDE DE ALGUMA FORMA.
    ASSIM QUE HOUVER NOVIDADES VOLTO A CONTAR AQUI.
    MELHORAS A TODOS BOA SORTE!

  20. A fasceíte plantar é uma inflamação da fáscia plantar. Tipicamente a abordagem inicial é semelhante à abordagem de outros processos inflamatórios: medicação, gelo e repouso. Contudo, o que é frequentemente ignorado, é que há uma causa biomecânica/funcional e é sobre este aspecto que se deve também actuar.
    E como identificar esta causa? Consultando um especialista (ex: Podologista) e seguindo o plano de tratamento de forma persistente, pois nem sempre a recuperação é rápida.

    Cumprimentos

  21. Situações ou atividades que em excesso podem causar sobrecarga na região da fáscia plantar e consequentemente a inflamação.
    Como forma de prevenção é importante mesmo sempre que possível alongar os músculos dos membros inferiores.

  22. Olá. Quer ser curado.
    tratamento com alongamento e gelo (uma garrafa de gelo) colocar agua dentro de uma garrafa e colocar no congelador depois de congelado retirar e colocar um pano par não queimar a sola do pe. arrolar com pe em cima da garrafa no minimo 30 minutos.fazer alongamento subindo e descendo na ponta do pe, depois de 40 dias vc esta totalmente curado.
    o tratamento aliado aos alongamentos, gelo e a fisioterapia com bolinda de gude segurar com os dedos e colocar mudando de lugar mais ou menos vinte minitos fortalecentos os musculos da sola do pes.

    ALIANDO OS ALONGAMENTOS, GELO, E O FITOTERAPICO ACREDITO QUE JA SE PODE OBTER UM BOM RESULTADO COMO ESTOU OBTENDO.
    ESPERO QUE AJUDE DE ALGUMA FORMA.

  23. Tenho fascite plantar já uns dois anos, meus pés são chatos e trabalho em pé acho que isso fez aparecer essa inflamação, uso calçados comfortflex pra conseguir trabalhar, mas não consigo mais trabalhar o tempo todo em pé, meu patrão me colocou em outra função que não fico o tempo todo em pé.

  24. O médico já me disse que a inflamação se tornou crônica, quando sinto muitas dores tomo antiinflamatórios e coloco os pés em um balde com água bem quente, e faço alongamentos.

  25. O que me salvou foi uma fita chamada KT Tape, que gruda no pé e pode até tomar banho com ela.
    Eu viajei morrendo de medo (inclusive vim aqui antes para pegar dicas) e fiz mil alongamentos antes e durante, mas mesmo assim a dor começou a ficar mais forte a cada dia. Aí eu comprei essa fita por indicação de uma amiga que também tem fascite e comecei a usar segundo a indicação do fabricante e de vídeos do YouTube. Isso salvou a minha viagem e recomendo para todo mundo que sofre dessa dor horrenda que pesquise.
    P.S.; Eu não ganho nada com isso, só quero mesmo ajudar quem sofre desse mal como eu. Inclusive a indicação é usar 3 pedaços de fita em cada pé e eu só usei 2 e resolveu mesmo assim.

    Boa sorte a todos

  26. Ja tentei todos tratamento para facite planta, mas sem sucesso. Decidir vou fazer cirurgia, não consigo conviver com essa dor. Gostaria de saber de alguém que fez a cirurgia se resolve, como foi a recuperacao?

  27. Boa Tarde Gostaria De Saber Se é Possivel Tratar a Fascite Plantar Eu Estando Trabalhando Com Uma Carga Horaria De 8 Hrs Por Dia Estando De Pé ?

  28. Tenho fascite plantar e já fiz mais de 300 sessões de fisioterapia e não adiantou. Fui a um médico q só cuida de problemas nos pés e calcanhar. . Não me indicou cirurgia. Disse pra eu colocar o pé em água morna e usar calçado macio e com salto de até 5 cm de altura.
    Tenho feito tratamento em casa com água quente e massagem com uma bola de tênis. O gelo faz a dor aumentar mais.
    Ainda não vi grandes melhoras. Vou começar a usar o infravermelho..

  29. Vanessa, a cirurgia não é 100% garantida. Isso foi o q médico me falou..Pode ser q o nervo volte a colar um no outro e a dor vai ser pior…Fora o pós operatório. Demora muito pra cicatrizar..

  30. Estou com o mesmo problema no pé direito a 6 mês e muito complicado a dor é ++ estou usando palmilha de gel ainda não vi resultado …

  31. Olá pessoal, estou com fascite a um mês, tomei vários antinflamatoriosites e colocava gelo indicado pelo ortopedista, mas o gelo só piorou, foi lendo na Internet que gelo só pode em lesões recentes,hoje comecei com água morna e vinagre e sal e com isso deu uma melhorada, vou ver como vai ser de agora em diante.

  32. Em novembro de 2014 tive um agravamento nos dois pé, mais no esquerdo, o ortopedista informou que era fascite plantar. após longo tratamento vi pouca melhora. Cheguei a fazer 50 sessões com fisio particular, melhorei um pouco, mas mesmo assim não conseguia andar direito. no inicio de 2017 tive uma melhora, comecei a andar e a fazer exercícios. mas no último mês a dor voltou, já fiz tudo o que é tipo de tratamento e esta praga não resolve. pela oitava vez vou começar tudo de novo.acho que massagem de politico inocente resolve.

  33. TENHO FASCITE PLANTAR NO PE ESQUERDO, POR CONTA DE EXCESSOS NAS CORRIDAS, MUDEI REPENTINAMENTE A VELOCIDADE A QUAL CORRIA E ISTO ME TROUXE A FASCITE. FUI Á UM ESPECIALISTA DEPOIS DE VER QUASE TUDO NA WEB… O ESPECIALISTA ME DISSE QUE TEREI QUE USAR PALMILHAS, MANERAR NAS CORRIDAS ( HJ CORRO 1/3 DO QUE CORRIA…BEM MENOS ), MESMO ASSIM O PE DÓI. TENHO FEITO GELO DEPOIS DA CORRIDA, MAS TBEM TENHO APELADO AO IBUPROFENO PARA ALIVIAR DOR E INFLAMAÇÃO( QUE NÃO SE NOTA , POIS É INTERNA). FAÇO ALONGAMENTO TODOS OS DIAS E UMA SERIE ESPECIAL PARA FORTALECER A PANTURRILHA, MAS ATE AGORA ( ISTO FAZ UNS 20 DIAS, MELHOROU MUITO POUCO. VOU COMPRAR AS PALMILHAS QUE ELE SOLICITOU… VAMOS VER.

  34. ola boa tarde

    tenho fascite plantar

    estou melhorando cada dia mais com um simples remedio

    açafrão cada dia mais grande resultado coloco na comida,também mandei fazer umas capçula de 500mg na meopatica..

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES