Alongamentos para evitar e/ou tratar a fascite plantar

Autor: Vitor Dias  |   Categoria: Lesões e Doenças, Vídeos

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa localizada na planta do pé e que se estende do osso do calcanhar em direcção aos dedos. Afecta um boa parte dos corredores e por essa razão teremos que ter o máximo de cuidado com este tipo de lesão. Saiba como a evitar ou curar com simples exercícios.

Mais informação acerca desta lesão, pode ser obtida no site Calçado Desportivo do especialista Paulo Silva.

Artigos relacionados

  • Actividades complementares para corridaActividades complementares para corrida Correr não pode ser só correr, correr, correr. Actividades como a Yoga, pilates, musculação ou exercícios de alongamento,  aumentam o rendimento do corredor. Veja neste vídeo em português, com a duração de 2m28s, como […]
  • Corrida – Dicas e BenefíciosCorrida – Dicas e Benefícios Que a corrida nos proporciona muitos benefícios para a saúde, já todos sabemos. O que muitos não sabem são os cuidados a ter quando nos iniciamos nesta actividade. Serão muito poucos os que realizaram um […]
  • A importância de correr em diferentes tipos de solosA importância de correr em diferentes tipos de solos Um vídeo em português de pouco mais de 2 minutos, explica-nos a importância de variarmos o tipo de solos por onde corremos. Parece-me que tendo essa possibilidade, não deveremos deixar de seguir este conselho.
  • Corrida, benefícios e cuidados a ter antes de começarCorrida, benefícios e cuidados a ter antes de começar Um vídeo em português, onde em 3 minutos nos explica as vantagens em termos de saúde que a corrida nos dá e os cuidados a ter para quem é principiante.
  • Fasceíte plantar / Esporão do CalcâneoFasceíte plantar / Esporão do Calcâneo As dores nos pés e membros inferiores não devem ser ignoradas nem deve ser algo a que as pessoas se habituem a suportar. Calcanhares dolorosos não devem ser negligenciados e podem ser facilmente tratados com a […]
PUBLICIDADE
24 HORAS A CORRER

Tags: , ,

76 Respostas a “Alongamentos para evitar e/ou tratar a fascite plantar”

  1. Mário escreveu:

    Caro Vitor,
    Já li o que escreveu noutros locais mas sinceramente, não acredito que se cure a fasceíte plantar com simples exercícios.
    Creio que estou agora a ver-me livre dessa lesão, depois de 5 meses em tratamento. Fiz de tudo, incluindo um plano de alongamentos como os que se mostram no vídeo… e acredito que previnem, mas não curam!
    Conselho a todos os corredores que sintam uma “pontada” no calcanhar quando apoiam o pé no chão no chão ao levantar: PAREM DE CORRER IMEDIATAMENTE e procurem ajuda especializada! Trata-se do primeiro sintoma e depois só piora.
    Irónico é que, numa fase inicial, a lesão não se manifesta na corrida. Posteriormente, numa fase mais aguda, chega-se a não se conseguir caminhar sem coxear.
    Indescritível!!!
    Boas corridas a todos (que eu por enquanto só 2x/semana e na relva)

  2. Vitor Dias escreveu:

    Olá Mário

    Obrigado pelo seu testemunho. Ele é muito importante para quem corre. Sei que há uma grande percentagem de corredores atingidos por esta mazela, daí a palavra de ordem ser prevenir.

    Continuação de boa recuperação.

    Cumprimentos

  3. Paulo Vilaça escreveu:

    olá bom dia (depois do treino dominical), também já tive esta lesão.No entanto, menos grave que a do Mário, pois, na sua fase mais aguda, foi só um mês em que não corri.O tratamento foi normal, ultra sons e electromassagem, mas fiz um exercicio aconselhado em diversos sites que me pareceu dar bons resultados, que consiste em tentar amarrotar uma toalha com os dedos dos pés. O exercico muscular, assim como a massagem que os músculos dão ao tendão, aceleram bastante a recuperação.
    Cumprimentos
    Paulo

  4. Mauricio Miyazi escreveu:

    Oi, gostei da matéria, possuo este tipo de lesão e o que ajudou a diminuir a dor foi o alongamento, abraços

  5. EDUARDO MEIRA SANTINO escreveu:

    CONVIVO COM ESTA LESÃO HA 4 ANOS,GOSTARIA MUITO DE ME CURAR,MAS O SERVIÇO PUBLICO DE SAUDE DEIXA E MUITO A DESEJAR,SÓ RECEITAM MEDICAMENTO E NADA MAIS,ONDE E COMO CONSEGUIR ESTE TRATAMENTO A BASE DE CHOQUE?QUERO MUITO VOLTAR A CORRER E JOGAR FUTEBOL,MAS A FASCITE PLANTAR ATRAPALHA DEVIDO AS DORES

  6. António escreveu:

    Também eu padeço desse mal da fascite, no mínimo, há 1 ano, e tive de abandonar a bicileta. Tenho experimentado de tudo um pouco.
    A palmilha não me ajudou, porque tenho o problema mesmo na arcada do pé. Obtive alguns resultados com a mesoterapia, mas os exercícios de amarrotar uma toalha com os dedos dos pés foram muito valiosos, e mobilizaram-me o pé.
    Atualmente, já consigo que me massagem a fáscia, antes não conseguia porque sempre piorava, e faço acupunctura. Tenho esperanças de recuperar completamente antes de terminar 2010.

  7. Vitor Dias escreveu:

    Olá António

    Desejo-lhe rápidas melhoras e continue com a coragem e paciência que demonstra.

    Cumprimentos

  8. Sergio escreveu:

    Assim como meus amigos portugueses, eu aqui no Brasil tenho o mesmo problema. Atualmente faço sessões de ultrassom e eletromassagem, mas a dor ainda é sentida. A dor não é forte, mas suficiente para me impedir de correr. Vamos ver em quanto tempo eu melhoro. Abraços do outro lado do atlântico.

  9. MARIA APARECIDA escreveu:

    COMO CURAR MEU CALCANHAR DE UMA FACITE PLANTAR?
    ME AJUDEM A TER UMA VIDA NORMAL,ISSO DOI MUITO.
    MARIA…QUEM SOUBER A CURA POR FAVOR SE COMUNIQUEM
    COMIGO. OBRIGADA.

  10. Vitor Dias escreveu:

    Olá Maria

    Veja este vídeo que a irá ajudar: http://www.correrporprazer.com/2009/05/alongamentos-para-evitar-ou-tratar-fascite-plantar/
    Desejo-lhe rápidas melhoras.

    Cumrimentos

  11. Renato escreveu:

    Tenho Falcite a quase 1 ano, parei de correr ja fazem 3 meses (foram 3 caixas de Cataflan, 2 de dexalgen, 1 de tanderalgim, 3 injeções de dexadoze, 15 seção de fisioteparia com ultrassom e ondas médias) e não resolveu bosta nenhuma… o negócio e ter paciencia e agora vou tentar acupuntura…. boa sorte a todos

  12. wagner escreveu:

    Pessoal tenho fascite a dois meses já li muito sobre fascite até pessoas dizendo que não tem cura, o tratamento realmente é conservador e não depende so do fisioterapeuta, vc precisa fazer tratamento 24 horas para melhorar, continuei jogando por um mes mesmo sentindo dor, hoje através de alongamentos, gelo e fortalecimento da perna inteira, principalmente da panturrilha estou quase voltando a jogar, insisto é um tratamento de paciência e que tem de ser levado a serio, senão realmente não tem cura.

  13. Vitor Dias escreveu:

    Olá Wagner
    Fique atento pois esta semana iremos ter um artigo precisamente sobre fasceite da autoria do conceituado podologista Dr. Romeu Araújo.
    Cumprimentos

  14. Leandro escreveu:

    Tenho o problema há quase um ano e ainda sinto dor, embora já tenha tomado diversos tipos de medicamento, sessões de fisioterapia e acupuntura e, mais recentemente, ondas de choque. Sem contar os alongamentos e exercícios que todos aqui já conhecem. Não sei mais a que recorrer…

  15. Sergio escreveu:

    amigos,
    vejo que nos artigos de Fascite tem sempre comentário de quem está com o problema, e nunca de quem já se curou. Isso acaba desmotivando as pessoas, pois parece que ninguém se cura. Não é assim. Queria dizer que minha fascite está praticamente curada. Voltei a todas as minhas atividades esportivas e apenas muito ocasionalmente sinto algum incômodo no pé direito. O esquerdo está 100% bom. Fiz fisioterapia em casa por muito tempo, diariamente. Enchia um balde grande com água e gelo e colocava as pernas por 15 minutos. Depois alongava e por último massageava a sola do pé com uma bolinha com pontas que comprei em uma pet shop. Além disso, assim que já estava em condições iniciei fortalecimento muscular (musculação) em academia. Também deixava sempre uma cinta na cabeceira da cama para alongar antes de colocar os pés no chão, pela manhã. Tenho dois colegas que correm que também tiveram o problema na mesma época que eu e que estão também praticamente curados. Persistência é muito importante. Melhoras a todos.

  16. arlindo escreveu:

    amigos à cerca de um mes comecei a ter dores na planta do pé esquerdo.fiquei com fascite plantar.tenho feito massagem com gelo directo,e idromassagemcom uma mangueira lá de casa A PRESSAO e faço alongamentos da panturrilha e comprei umas palmilhas de silicone por causa do amortecimento, tenho melhorado muito isto só passa com muita paciencia façam gelo muitas vezes ao dia.nao faço fisioterapia.

  17. Romeu Araújo escreveu:

    O tratamento de eleição da fasceíte plantar deverá ser não invasivo e deve obrigatoriamente assentar sobre uma análise detalhada que tenha identificado a causa biomecânica/funcional a nível dos membros inferiores.
    Só identificando a causa se pode promover a cura, e esta não é imediata. O alívio temporário é frequentemente conseguido, mas não se eliminando/minimizando a causa, uma eventual melhoria será apenas passageira.
    Nota: devido à especificidade da estrutura da fáscia plantar e à carga a que está constantemente submetida, o processo de eliminar a dor poderá ser mais ou menos demorado, consoante o caso e duração prévia dos sintomas.
    Um pouco mais de informação em: http://www.correrporprazer.com/2010/05/fasceite-plantar-esporao-do-calcaneo/

    Cumprimentos

  18. Rodolfo escreveu:

    Tenho fascite plantar no pé direito, fiz 5 meses de fisioterapia, gelo, calor, massagem, tomo Dolomita, cloreto de magnesio, fiz tratamento de ondas de choque 4 sessões gastei 1.200,00 reais, muitas pessoas dizem que saro da fascite plantar tomando cloreto de magnesio ou Dolomita, a minha dor melhorou, mais ainda dói, tenho fé que um dia isso vai embora, estou agora passando oleo de mamona dizem que funciona, você pega uma colher e esquenta esse oleo e passa no pé, enfaixa o pé, coloca uma meia e vai dormi.

  19. Rodolfo escreveu:

    Gente obrigado aí pelas dicas muito boas mesmo, eu tive fascite a uns 2 anos atrás no pé esquerdo e agora do nada simplesmente voltou nos 2 pés, muito ruim mesmo e a aplicação um amigo fez e nãoa adiantou nada só ficou sem dor umas 2 semanas depois voltou

  20. Pedro escreveu:

    Povo que sofre de fascite,
    quando comecei a pesquisar na internet o termo “fascite plantar” em inglês, ou seja “plantar fasciitis” achei o site “http://www.heel-that-pain.com/heel_seats.php”. Comprei uma espécie de palmilha nesse site que praticamente resolveu o meu problema!!! Hoje jogo basquete e corro sem problemas e já acordo pela manhã com 90% menos de dor na planta do pé!!! O produto demora cerca de um mês para chegar, custou 43,45 dólares, com o frete interncaional >>> “1 pair Large HTP Heel Seats – $24.95 + International Shipping – $18.50 = Total – $43.45″. Já comprei mais um para não ter que ficar trocando de tênis. Os amigos podem ainda testar os cupons de desconto a seguir: “http://www.heel-that-pain.com/loveyourfeet” ou “http://www.heel-that-pain.com/special30″. Na medida do possível, posso tentar ajudar no e-mail “peterbraga@hotmail.com”. Não custa dizer que eu não ganho nada indicando o site e nem me resposabilizo se a palmilha não funcionar com vocês! Boa sorte!

  21. Celine escreveu:

    Adoro correr, mas de um tempo p cá tenho sentido muita dor no pé após acordar! tenho pé pronado, uso a palmilha gel e a palmilha ortopédica indicada pelo ortopedista, faço gelo diariamente, ajuda bastante; mas o que é bom mesmo é a aplicação de picada de abelha ou a vacina de apitoxina (mas no Brasil ainda não é legalizado infeliz/e, por interesses financeiros)a apitoxina faz o corpo produzir mais cortizona (anti inflamatório)aí vem o alívio pois vai desinflamando o local, mas precisa de repouso, p não ficar crônica a lesão.

  22. Milton Otto escreveu:

    Anti-inflamatorio tem que ser nao-esteroides como Ibuprofeno po r exemplo,crioterapia e alongamento varias vezes ao dia e sem esportes por uns 4 meses…e dificil,mas tem que se controlar

  23. janza escreveu:

    tenho fascite plantar a oito meses,ja nao sei o que fazer ; a dor esta me tirando a pasciencia.

  24. virgilio gomes escreveu:

    Olá meus caros, até hoje não sabia com certezo do mal que padecia, pensava que era um mal jeito no pé, e vejo que muitas pessoas tem este mesmo problema, só fui pesquizar d´pois de cometer a burrice de correr a São Silvestre e me sentir um lixo com muita dor, tentarei varios conselhos dados aqui e agradeço o repasse das experiencias, sei que vai me ajudar… abraços e melhoras a todos!

  25. Rita escreveu:

    Olá colegas que sentem dores no pé. Tenho o problema há 4 meses e a fase do gelo já acabou pois não há mais nada a desenflamar. Agora temos de soltar o pé que fica travado e faze-lo se acostumar com este corpo estranho que é a calcificação no calcanhar.
    Estou tratando com bolsa de agua quente; massagem com bolinha de borracha crespinha e alongamento. Tenho sentido melhoras finalmente e ja voltei a correr usando palmilha de silicone + calcanheira de silicone. QUase não cabe tudo dentro do tenis.
    Vou comecar acunpuntura na proxima semana.
    Boa sorte a todos

  26. Milton Otto escreveu:

    Ola galera
    Muito gelo por 15 minutos de manhã e a noite logo após alongamentos de 30 segundos várias vezes ao dia,resolveram o meu problema por completo em 4 meses é…paciência is the key
    Abraços e melhoras

  27. António escreveu:

    Olá,
    Embora o meu problema não seja exatamente fascite plantar, mas sim uma sobrecarga nos metatarsos, já passei por muitas terapias, entre as quais a massagem, acupunctura e ultrassom. Ultimamente, informaram-me das vantagens do laser a frio. Já fiz três sessões de tratamento e estou com muitas esperanças.

  28. Abilio escreveu:

    Olá,
    Queria partilhar com vosco o meu problema nao sei se foi de bicicleta no monte se foi a corrida desde setembro o meu pé nunca mais foi o mesmo. fiz a maratona para acompanhar a minha esposa mas so deu para 23km mesmo assim nao parei ate a sao silvetre dede 2janeiro que nao corria fiz gelo agua quente com sal medicação com algumas melhoras mas ja nao aguentava ver tambem a minha esposa a nao treinar ao domingo e la fomos nos tudo correu meia horita aguns exercicios tudo ok. so que da parte de tarde comesou a aumentar a dor E ca estou eu outra vez agarrado a garrafa de gelo e a toalha so nao sei até quando vou aguentar mais sem treinar!!!!!!!se algem tiver o milagre da cura? Um abraço e a todos que tiverem este problema passiençia e tratamento

  29. Romeu Araújo escreveu:

    @Abílio
    Bom dia,
    Pela sua descrição, a causa e/ou agravamento da lesão poderá ser de origem biomecânica.
    Aconselho-o a ler este artigo: http://www.correrporprazer.com/2010/05/fasceite-plantar-esporao-do-calcaneo/
    Quanto mais tempo passar, mais demorada poderá ser a recuperação… Caso precise de algo, disponha.
    Cumprimentos

  30. Dino escreveu:

    Boa tarde!
    Estou com fascite plantar desde outubro do ano passado. Já fiz 30 sessões de Fisioterapia…deu uma melhorada, mas não some tudo. Fica incomodando no calcanhar e na sola.
    Alguém pode me indicar qual o alongamento ideal, se precisa usar gelo ou outra coisa qualquer e por quanto tempo por dia? Obrigado.

  31. Antonio escreveu:

    Estou com fascite plantar a uns 3 anos, fui no médico de pé ele me receitou meloxican e exercícios e olha fiquei um ano e meio sem caminhar, agora estou caminhando mas não corro de jeito nenhum, trabalho sentado o dia inteiro já me acostumei com a dor agora por exemplo está pegando fogo, quando doi muito tomo sedilax e cada 3 a 4 meses meloxican, espero ainda ter condições financeiras para fazer um tratamento mais adeguado usando de todos recursos a quase o mesmo tempo. obrigado

  32. Núbia Brandão escreveu:

    O problema tem queser tratado de forma mais sistêmica, por várias frentes de trabalho:
    • Fisioterapia;(e alongamento na sola dos pés antes de dar o 1º passo umas 4,5,6,vezes ao dia)
    • Antinflamatório;(tomar CORRETAMENTE,não esquecer.
    • Palmilha especial;(de silicone é muito macia)
    • Compressa de gelo 3x ao dia;( eu faço 6)
    • Avaliação do tipo de pisada para adequação do tênis;( ver se o tênis tá vencido)
    • Paralisação temporária de esportes que envolvam impacto.

    FAZER REPOUSO ABSOLUTO , PÉS PARA CIMA!
    As MULHERES TEM QUE ABANDONAR DE Vês AS “RASTEIRINHAS” e HAVAIANAS”.ANDAR DE SALTO MÉDIO DENTRO DE CASA. Não adianta RECLAMAR e achar que só a FISIOTERAPIA vai sarar. Tem que continuar o tratamento INTENSO EM CASA E a palavra de ordem é :REPOUSO. Um abraço a todos, melhora pra nós todos!AMÉM!!!

  33. selma aparecida ferreira escreveu:

    BOM DIA. TENHO MUITAS DORES NOS PÉS,QUE INFLAMAÇÃO NOS TENDÕES FASTITE PLANTAR, JÁ FIZ VÁRIOS TRATAMENTOS E NÃO ADIANTOU. O QUE DEVO FAZER?

  34. Paula Alves França escreveu:

    nossa derre pente acordei coloquei o pé no chão e uma dor muito intensa veio trabalho 14 horas por dia ai vcs imagina é muito ruim cara fui ao medico ele explicou direitinho procurei saber é mesmo impressionante naõ tem cura!!!!

  35. Gelva Bonfim escreveu:

    estou sofrendo muito de um problema chamado de fascite plantar no pé esquerdo e isso está me pertubando muito, principalmente no meu trabalho como professora

  36. Sidneia De Jesus Silva escreveu:

    ESTOU COM O MESMO PROBLEMA ALEM DAS FISIOTERAPIAS QUE FIZ, E EPOIS DE MUITO CONVERSAR COM O JOSÉ MEU FISIOTERAPEUTA, ALGO QUE AJUDOU MUITO FOI FAZER O RPG.

  37. Carlos Renato Giraldello escreveu:

    Olá a todos , estou com problemas de fascite-plantar,comecei com fisio terapia e remédios,não deu bom resultados hoje o médico me sugeriu infiltração,alguém da alguma dica pra mim.Abraços a todos

  38. Milton Otto escreveu:

    Muito alongamento muito mesmo a toda hora,Em qualquer lugar,gelo ao acordar 15minutos e ao deitar 15 minutos,palmilha extra no calçado de uso diário,alongue por 15 segundos pausa de 15 e vai de novo.Demorei 4 meses,tenha paciência e faça sem preguiça e se concentre positivamente!

  39. *BISPO escreveu:

    estou com esse tal descobrir a dias apos uma lesao no tendao de aquiles eu mesmo tou fazendo meu tratamento com infra vermelho e gelo
    ta bem melhoor

  40. Edson Lopes Pinto escreveu:

    estou com fascite plantar há mais de 4 anos e até agora não consegui resolver esse problema. As dores são constantes, a mais comum é dor e rigidez na sola do pé. A dor no calcanhar começa leve e aumenta ocorrendo a sensação de queimação na sola do pé.

    A dor normalmente é pior:
    •Pela manhã, ao dar os primeiros passos e até uma caminhada curta.
    •Depois de ficar em pé por algum tempo, a sensação que dá e de que o pé está sendo expremido ocasionando dores fortíssimas.

    Passei com ortopedista e reumatologista, já fiz tratamentos com gelo, eletroterapia, alongamentos, usei palmilhas, fisioterapia, anti-inflamatórios e nada resolveu.

    como resolver em definitivo esse problema

  41. vivian escreveu:

    isso é uma praga!!! há 4 anos sofro com isso já procurei a opinião de mas de 10 ortopedistas e me disseram que eu tinha esporão, após a ressonância descobrir que tinha fascite, tendinite e bursite retrocalcanea nos 2 pés, trabalho por mas de 9 horas em pé o meu médico disse que eu deveria perder peso e ele pesa mas de 100 kilos estou desesperada já não sei mas o que fazer já tomei muitos antiflamatórios, relaxantes musculares, dietas em fim… atualmente faço infiltrações eu acho que eu vou morrer com isso e o futuro uma cadeira de rodas.

  42. viviane escreveu:

    tenho dor nos pés a mais de 10 anos, ja consultei varios ortopedistas, fiz infiltrações, fisioterapias,palmilhas,anti inflamatórios, to cansada, e sem perpectivas de melhora, n consigo ficar me pé
    agora vou começar um novo tratamento, com exercicios e alongamentos. espero melhoras…

  43. Maria Beaubrun escreveu:

    ESTOU COM PROBLEMA DA FASCITE ´PLANTAR' ESTOU FAZENDO APUCUNTURA.
    ANTIFLAMATORIOFORAM VARIOS E NÃO DEU CERTO. VAMOS VER COM APUCUNTURA E ALONGAMENTO.

  44. EUDER escreveu:

    ALGUÉM FEZ ACUPUNTURA? DEVO USAR GELO OU ÁGUA QUENTE? JÁ TENHO ESTA PRAGA A 01 ANO.

  45. Marilda Orlandi escreveu:

    tenho muita dor, e o meu pé parece que ficou inchado, os sapatos do pé direito, ficam apertados.Nada me resolve..a minha dor é embaixo e em cima do dedão, é horrivel, fico mancando. Me de uma dica. Obrigada

  46. Edrocy Barenho escreveu:

    Olá, querida amiga. Melhoraste?

  47. Aida Carvalho Cunha escreveu:

    Tens que ir ao médico ficar com dor é horrivel,bjos e melhoras

  48. Marilda Orlandi escreveu:

    fazem 2 anos que ando de médico em medico, já fiz de tudo e cada vez pior..é uma dor horrivelll.bjs

  49. NEYDE escreveu:

    ola amigos e amigas realmente e terrivel essa dor chega arde debaico do pe e em cima tambem no peito dos pes fiquei sabendo de alguem que tratou e ficou curado com um medico o nome ostopata que trata desse problema e 20 semente de umburama no vinho 10 dis em garrafa depois dos dez dias tomar uma xicara de cafe durante 30 dias cura isso bjc

  50. claudia escreveu:

    Boa tarde a todos,Há uns 3 anos atrás,tinha uma dor no calcanhar esquerdo insuportável,entrei na academia fazia jump e nada,juntei jump e musculação e nada,quando comecei a fazer aulas de capoeira a dor sumiu,mas as aulas tiveram que parar e então parei tbm,passei por uns problemas familiares e não voltei até hoje,atualmente depois de dois anos parada,a maldita dor voltou,agora que está tudo resolvido estou pretendendo voltar,se der certo eu conto,a capoeira por causa do movimento de ginga, alonga a parte de trás da perna e acredito eu que foi isso que me ajudou.

  51. Daniel escreveu:

    Pessoal, o que me ajudou foi:

    - Bolsa térmica com água bem quente aplicada na sola do pé sempre amtes de dormir.

    - Um comprimido de dorflex todos os dias.

    - Alongamentos.

    Esses 3 itens melhoraram em 95% minhas dores. A fascite é terrível, não estou curado mas posso ter uma vida normal. Mas realmente não tem cura.

  52. Romeu Araújo escreveu:

    @Daniel,

    A fasceíte tem cura!
    Cumprimentos

  53. EUDER escreveu:

    @Romeu Araújo como tratar e curar…Nos diga o milagre pelo amor de DEUS! Muito obrigado. 31 9141-9761 oi

  54. Romeu Araújo escreveu:

    @Euder,
    Infelizmente não há uma “receita” universal… Tem de se identificar e intervir sobre a(s) causa(s) de cada caso.

    Cumprimentos

  55. euder escreveu:

    @Romeu Araújo

    a quem e onde devo procurar…qual especialista seria melhor…vc me indica alguém?

  56. Romeu Araújo escreveu:

    @Euder
    Em Portugal poderia ser um Podologista mais vocacionado para a biomecânica e desporto.
    Onde reside?
    Leia este artigo: http://www.correrporprazer.com/2010/05/fasceite-plantar-esporao-do-calcaneo/

    Cumprimentos

  57. EUDER escreveu:

    @Romeu Araujo

    Moro em Minas Gerais… Poderia dar alguma dica para tratar a fasceite ?

  58. Tania escreveu:

    OI, gostaria de saber se fascite plantar é a mesma coisa de esporão de calcâneo ? pois no meu raio x deu isso esporão, mas são os mesmos sintomas da fascite. obrigada

  59. Romeu Araújo escreveu:

    @Tania: Não é a mesma coisa, mas estão interligados. Veja a explicação aqui: http://podologista.com/fasceiteplantar

    @EUDER: Pode contactar-me a través de http://www.Podologista.com

    Cumprimentos

  60. Alberto escreveu:

    Sofro de fascite plantar há 6 meses. Parei de correr e desde então tenho andado a fazer fisioterapia. Sinto bastantes melhoras e já retomei os meus treinos.
    Entretanto numa conversa informal com um médico ortopedista foi-me dito que presentemente e atravez de uma intervenção cirurgica simples (ou pouco complicada)se pode curar a fascite plantar.
    Vou aguardar pelo desenvolvimento da minha lesão e mais tarde decidir o que devo fazer.

    Cumprimentos

  61. EUDER escreveu:

    Alberto

    A CIRURGIA É O ÚLTIMO RECURSO A SE FAZER. SOFRO A 18 MESES DESTA PORCARIA E OS MEDICOS SAO UNANIMES EM DIZER QUE A CIRGUA PODE CURAR COMO TB NAO PODE CURAR…E AINDA CAUSAR UMA FRAGILIDADE NA FACIA QUE PODE OCASIONAR MAIORES PROBLEMAS… ALBERTO O QUEM FEITO NA FISIO E QUAL “EXERCICIO-APARELHO” TENHO USADO E SENTIDO MELHORAS…??ONDE VC MORA?

    PERGUNTO SE ALGUEM AQUI FEZ A CIRURGIA E SE RECUPEROU?

    QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO A SE FAZER??

  62. conceição Nacle escreveu:

    Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.

  63. EUDER escreveu:

    ALGUEM DE NOME MARA DE BELO HORIZONTE NO FORUM?

  64. jose maria dos santos escreveu:

    ola amigos, acabei de descobrir que tenho fascite plantar, o medico nao suspendeu meus treinos, mandou maneirar, fazer fisioterapia, muito alongamento, e gelo, vou fazer direitinho, quero melhorar logo.

  65. MARIA DAS DORES escreveu:

    TAMBEM TENHO FASCEIT PLANAR NO PÉ ESQUERDO, FIZ UMA INFILTRAÇÃO HOJE, SÃO 3 NO TOTAL, FALTAM DUAS, SE EU SENTIR MELHORAS E SE DEUS QSER VOU SER CURADA, EU CONTO P/ VCS. AH, OU USAR TAMBE O SEBO DE CARNEIRO.

  66. EUDER escreveu:

    MARIA DAS DORES:

    QUE SEBO DE CARNEIRO É ESTE?
    FIQUE ATENTA POIS VÁRIAS INFILTRAÇÕES NÃO SAO ACONCELHAVEIS… ONDE VC MORA? SOFRO A QUASE DOIS ANOS DE MAL…

  67. EUDER escreveu:

    Conceição Nacle DISSE: “Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.”

    QUAIS ERAM SEUS SINTOMAS?

  68. Lúcia escreveu:

    QUEREM AJUDAR? SÓ DIVULGUEM SE TIVEREM CURADO, POIS AS PESSOAS QUE PROCURAM QUEREM OPÇÕES DE TRATAMENTOS QUE DERAM CERTOS. A PESSOA FICA LENDO ESSES DEPOIMENTOS E SAI MAIS INFELIZ!!!

  69. Vlademir Carvalho escreveu:

    Marilda Orlandi espero que tenha melhorado, tanto da dor como do português. Mais horrível que a dor é falar e escrever "fazem" 2 anos. Bjs

  70. Jacinta Custodio escreveu:

    Solidaria a todos depoimentos que li até agora, por favor alguém que encontre a cura publique com urgência pois sofro a muito tempo de muita dor, e por conta da fascite plantar, estou com um problema mais sério ainda de coluna. Já fiz todos os tratamentos dos depoimentos, inclusive hidroterapia.Hoje to em casa afastada do meu serviço e com um estado depressivo.Por favor quando souberem da cura me avisem urgente….

  71. João Dias escreveu:

    Aqui vai o meu tratamento, vou partilhar.

    Rolar o pé descalço numa garrafa de vifro o pau redondo tipo rolo, 20 30 repetições.

    Prepara um balde de água até ao tornozelo e quando ganhar coragem deite lá dentro uma covete de gelo, introduza o pé até não poder aguentar mais, depois tire fora. Vai repetir até aguentar o pé lá dentro.

    Depois pára, no outro dia repete, rola o pé e de novo pé no balde água.

    Depois diga se fica ou não curado.

    Cumprimentos e as melhoras.

  72. aparecido passos lima escreveu:

    ola boa noite,,eu ja fiz de tudo fisioterapias,infiltraçao ortopedista,,alogamento to indo no CETE em são paulo e nada..o que fazer ja 5 anos..

  73. João Batista escreveu:

    Boa tarde!!!!
    Gosto de participar de corridas, até descobrir que estava com fascite plantar, no inicio mesmo doendo eu insistia nos treinos e cada vez piorando mais, até que um amigo me alertou sobre o problema, a partir dai começei a fazer o tratamento primeira coisa foi fazer repouso e depois massagem com bolinha de petshop, garrafa congelada para rolar o pé, e muito alongamento, hj estou curado graças a Deus.

  74. Sandra escreveu:

    Olá ótimas dicas, só procure evitar tanto gerundismo, por exemplo, vou estar tratando, etc.

  75. Felipe Garcia escreveu:

    Fascite plantar é dose. Não é igual ao uma inflamaçãozinha ou mal jeito. Tive os primeiros sinais em fevereiro de 2013. Agora em Agosto de 2014 estou na última fase. Fiz tudo e tudo que fazia diminuia 5% da dor. Fiquei três meses sem correr, comprei um tênis pra pronador, comprei palmilhas para pé chato (tenho esse problema), fiz massagem com a garrafa congelada, massagem com a bolinha de pet shop, comprei um massageador, massagem com cataflan, massagem com biprofenid, tomei anti-inflamatórios, fiz alongamentos diversos para a sola do pé e panturrilha e execícios de fortalecimento da sola do pé com pesos ou o da toalha. Depois disso tudo meu pé direito, em comparação com o esquerdo chegou a 90%, mas se eu repito as medidas antigas elas não surtem mais efeito. Comecei então com o tal do RPG + kinesio taping com uma fisioterapeuta. Na primeira sessão sai zerado, zerado, como um garoto de quinze anos, já que tenho trinta. Sinto que vou alcançar os 10% que faltam com muita facilidade. Já deu vontade de pegar o tênis e sair correndo, mas vou fazer mais algumas sessões pra começar e correr e mais outras tantas enquanto estiver correndo.

  76. Joab escreveu:

    ESTOU CURADO. Gente, tive durante 1 ano dores devido a fascite plantar, usei gelo, fiz alongamentos, usei água quente, fiz de tudo mas nada dava jeito nas dores, logo no outro dia as dores estavam lá. Comecei alongar o músculo posterior da coxa tres vezes durante o dia. EX do alongamento: http://1.bp.blogspot.com/-osYqDlnkw5g/TZhgPufT0hI/AAAAAAAACd8/Ll7gFkUYEBI/s1600/alo.jpg. http://bemstar.globo.com/images/aul4.gif

    Tem que doer mesmo durante o alongamento, depois de uma semana de alongamento já não sentia dores ao acordar, dores que ficaram me enchendo o saco durante um ano. Então minha dica pra muitos, alonguem bastante os músculos posteriores da coxa todos os dias.

Deixe o seu comentário