Alongamentos para evitar e/ou tratar a fascite plantar

Autor: Vitor Dias  /   Maio 14, 2009  /   Publicado em Lesões e Doenças, Vídeos  /   81 Comentários

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa localizada na planta do pé e que se estende do osso do calcanhar em direcção aos dedos. Afecta um boa parte dos corredores e por essa razão teremos que ter o máximo de cuidado com este tipo de lesão. Saiba como a evitar ou curar com simples exercícios.

Mais informação acerca desta lesão, pode ser obtida no site Calçado Desportivo do especialista Paulo Silva.

Artigos relacionados

  • Actividades complementares para corridaActividades complementares para corrida Correr não pode ser só correr, correr, correr. Actividades como a Yoga, pilates, musculação ou exercícios de alongamento,  aumentam o rendimento do corredor. Veja neste vídeo em português, com a duração de 2m28s, como […]
  • Corrida – Dicas e BenefíciosCorrida – Dicas e Benefícios Que a corrida nos proporciona muitos benefícios para a saúde, já todos sabemos. O que muitos não sabem são os cuidados a ter quando nos iniciamos nesta actividade. Serão muito poucos os que realizaram um […]
  • Corrida, benefícios e cuidados a ter antes de começarCorrida, benefícios e cuidados a ter antes de começar Um vídeo em português, onde em 3 minutos nos explica as vantagens em termos de saúde que a corrida nos dá e os cuidados a ter para quem é principiante.
  • A importância de correr em diferentes tipos de solosA importância de correr em diferentes tipos de solos Um vídeo em português de pouco mais de 2 minutos, explica-nos a importância de variarmos o tipo de solos por onde corremos. Parece-me que tendo essa possibilidade, não deveremos deixar de seguir este conselho.
  • Morte súbita no desportoMorte súbita no desporto Parar não é desistir. Desistir não é vergonha. Vergonha é nem sequer tentarmos. Está a decorrer em Espanha uma campanha de prevenção acerca da morte súbita no desporto e em especial na corrida. É difícil de […]
pub_criosauna_596x93

81 Comments

  1. Daniel 18 de Dezembro de 2012 17:15

    Pessoal, o que me ajudou foi:

    – Bolsa térmica com água bem quente aplicada na sola do pé sempre amtes de dormir.

    – Um comprimido de dorflex todos os dias.

    – Alongamentos.

    Esses 3 itens melhoraram em 95% minhas dores. A fascite é terrível, não estou curado mas posso ter uma vida normal. Mas realmente não tem cura.

  2. Romeu Araújo 18 de Dezembro de 2012 18:08

    @Daniel,

    A fasceíte tem cura!
    Cumprimentos

  3. EUDER 24 de Dezembro de 2012 3:10

    @Romeu Araújo como tratar e curar…Nos diga o milagre pelo amor de DEUS! Muito obrigado. 31 9141-9761 oi

  4. Romeu Araújo 24 de Dezembro de 2012 12:38

    @Euder,
    Infelizmente não há uma “receita” universal… Tem de se identificar e intervir sobre a(s) causa(s) de cada caso.

    Cumprimentos

  5. euder 24 de Dezembro de 2012 12:55

    @Romeu Araújo

    a quem e onde devo procurar…qual especialista seria melhor…vc me indica alguém?

  6. Romeu Araújo 24 de Dezembro de 2012 13:05

    @Euder
    Em Portugal poderia ser um Podologista mais vocacionado para a biomecânica e desporto.
    Onde reside?
    Leia este artigo: http://www.correrporprazer.com/2010/05/fasceite-plantar-esporao-do-calcaneo/

    Cumprimentos

  7. EUDER 26 de Dezembro de 2012 0:35

    @Romeu Araujo

    Moro em Minas Gerais… Poderia dar alguma dica para tratar a fasceite ?

  8. Tania 5 de Janeiro de 2013 0:51

    OI, gostaria de saber se fascite plantar é a mesma coisa de esporão de calcâneo ? pois no meu raio x deu isso esporão, mas são os mesmos sintomas da fascite. obrigada

  9. Romeu Araújo 5 de Janeiro de 2013 0:57

    @Tania: Não é a mesma coisa, mas estão interligados. Veja a explicação aqui: http://podologista.com/fasceiteplantar

    @EUDER: Pode contactar-me a través de http://www.Podologista.com

    Cumprimentos

  10. Alberto 14 de Fevereiro de 2013 1:12

    Sofro de fascite plantar há 6 meses. Parei de correr e desde então tenho andado a fazer fisioterapia. Sinto bastantes melhoras e já retomei os meus treinos.
    Entretanto numa conversa informal com um médico ortopedista foi-me dito que presentemente e atravez de uma intervenção cirurgica simples (ou pouco complicada)se pode curar a fascite plantar.
    Vou aguardar pelo desenvolvimento da minha lesão e mais tarde decidir o que devo fazer.

    Cumprimentos

  11. EUDER 15 de Fevereiro de 2013 2:17

    Alberto

    A CIRURGIA É O ÚLTIMO RECURSO A SE FAZER. SOFRO A 18 MESES DESTA PORCARIA E OS MEDICOS SAO UNANIMES EM DIZER QUE A CIRGUA PODE CURAR COMO TB NAO PODE CURAR…E AINDA CAUSAR UMA FRAGILIDADE NA FACIA QUE PODE OCASIONAR MAIORES PROBLEMAS… ALBERTO O QUEM FEITO NA FISIO E QUAL “EXERCICIO-APARELHO” TENHO USADO E SENTIDO MELHORAS…??ONDE VC MORA?

    PERGUNTO SE ALGUEM AQUI FEZ A CIRURGIA E SE RECUPEROU?

    QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO A SE FAZER??

  12. conceição Nacle 16 de Maio de 2013 22:16

    Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.

  13. EUDER 16 de Maio de 2013 23:15

    ALGUEM DE NOME MARA DE BELO HORIZONTE NO FORUM?

  14. jose maria dos santos 24 de Junho de 2013 22:20

    ola amigos, acabei de descobrir que tenho fascite plantar, o medico nao suspendeu meus treinos, mandou maneirar, fazer fisioterapia, muito alongamento, e gelo, vou fazer direitinho, quero melhorar logo.

  15. MARIA DAS DORES 25 de Junho de 2013 1:14

    TAMBEM TENHO FASCEIT PLANAR NO PÉ ESQUERDO, FIZ UMA INFILTRAÇÃO HOJE, SÃO 3 NO TOTAL, FALTAM DUAS, SE EU SENTIR MELHORAS E SE DEUS QSER VOU SER CURADA, EU CONTO P/ VCS. AH, OU USAR TAMBE O SEBO DE CARNEIRO.

  16. EUDER 25 de Junho de 2013 2:03

    MARIA DAS DORES:

    QUE SEBO DE CARNEIRO É ESTE?
    FIQUE ATENTA POIS VÁRIAS INFILTRAÇÕES NÃO SAO ACONCELHAVEIS… ONDE VC MORA? SOFRO A QUASE DOIS ANOS DE MAL…

  17. EUDER 25 de Junho de 2013 2:08

    Conceição Nacle DISSE: “Depois de fazer fisioterapia, alongamento e tomar
    antinflamatório,resolví fazer massagem no ponto
    do rim (r7)da acupuntura e foi o que curou-me.”

    QUAIS ERAM SEUS SINTOMAS?

  18. Lúcia 20 de Julho de 2013 18:15

    QUEREM AJUDAR? SÓ DIVULGUEM SE TIVEREM CURADO, POIS AS PESSOAS QUE PROCURAM QUEREM OPÇÕES DE TRATAMENTOS QUE DERAM CERTOS. A PESSOA FICA LENDO ESSES DEPOIMENTOS E SAI MAIS INFELIZ!!!

  19. Jacinta Custodio 23 de Outubro de 2013 17:44

    Solidaria a todos depoimentos que li até agora, por favor alguém que encontre a cura publique com urgência pois sofro a muito tempo de muita dor, e por conta da fascite plantar, estou com um problema mais sério ainda de coluna. Já fiz todos os tratamentos dos depoimentos, inclusive hidroterapia.Hoje to em casa afastada do meu serviço e com um estado depressivo.Por favor quando souberem da cura me avisem urgente….

  20. João Dias 10 de Dezembro de 2013 23:35

    Aqui vai o meu tratamento, vou partilhar.

    Rolar o pé descalço numa garrafa de vifro o pau redondo tipo rolo, 20 30 repetições.

    Prepara um balde de água até ao tornozelo e quando ganhar coragem deite lá dentro uma covete de gelo, introduza o pé até não poder aguentar mais, depois tire fora. Vai repetir até aguentar o pé lá dentro.

    Depois pára, no outro dia repete, rola o pé e de novo pé no balde água.

    Depois diga se fica ou não curado.

    Cumprimentos e as melhoras.

  21. aparecido passos lima 28 de Abril de 2014 23:56

    ola boa noite,,eu ja fiz de tudo fisioterapias,infiltraçao ortopedista,,alogamento to indo no CETE em são paulo e nada..o que fazer ja 5 anos..

  22. João Batista 10 de Maio de 2014 19:19

    Boa tarde!!!!
    Gosto de participar de corridas, até descobrir que estava com fascite plantar, no inicio mesmo doendo eu insistia nos treinos e cada vez piorando mais, até que um amigo me alertou sobre o problema, a partir dai começei a fazer o tratamento primeira coisa foi fazer repouso e depois massagem com bolinha de petshop, garrafa congelada para rolar o pé, e muito alongamento, hj estou curado graças a Deus.

  23. Sandra 2 de Julho de 2014 20:35

    Olá ótimas dicas, só procure evitar tanto gerundismo, por exemplo, vou estar tratando, etc.

  24. Felipe Garcia 31 de Julho de 2014 18:58

    Fascite plantar é dose. Não é igual ao uma inflamaçãozinha ou mal jeito. Tive os primeiros sinais em fevereiro de 2013. Agora em Agosto de 2014 estou na última fase. Fiz tudo e tudo que fazia diminuia 5% da dor. Fiquei três meses sem correr, comprei um tênis pra pronador, comprei palmilhas para pé chato (tenho esse problema), fiz massagem com a garrafa congelada, massagem com a bolinha de pet shop, comprei um massageador, massagem com cataflan, massagem com biprofenid, tomei anti-inflamatórios, fiz alongamentos diversos para a sola do pé e panturrilha e execícios de fortalecimento da sola do pé com pesos ou o da toalha. Depois disso tudo meu pé direito, em comparação com o esquerdo chegou a 90%, mas se eu repito as medidas antigas elas não surtem mais efeito. Comecei então com o tal do RPG + kinesio taping com uma fisioterapeuta. Na primeira sessão sai zerado, zerado, como um garoto de quinze anos, já que tenho trinta. Sinto que vou alcançar os 10% que faltam com muita facilidade. Já deu vontade de pegar o tênis e sair correndo, mas vou fazer mais algumas sessões pra começar e correr e mais outras tantas enquanto estiver correndo.

  25. Joab 14 de Agosto de 2014 7:16

    ESTOU CURADO. Gente, tive durante 1 ano dores devido a fascite plantar, usei gelo, fiz alongamentos, usei água quente, fiz de tudo mas nada dava jeito nas dores, logo no outro dia as dores estavam lá. Comecei alongar o músculo posterior da coxa tres vezes durante o dia. EX do alongamento: http://1.bp.blogspot.com/-osYqDlnkw5g/TZhgPufT0hI/AAAAAAAACd8/Ll7gFkUYEBI/s1600/alo.jpg. http://bemstar.globo.com/images/aul4.gif

    Tem que doer mesmo durante o alongamento, depois de uma semana de alongamento já não sentia dores ao acordar, dores que ficaram me enchendo o saco durante um ano. Então minha dica pra muitos, alonguem bastante os músculos posteriores da coxa todos os dias.

  26. Thales 29 de Setembro de 2014 20:05

    boa tarde. A algum tempo sento dores no pé esquerdo, que depois de uns 2 meses, repassou para o pé esquerdo.. alguém pode me dizer o que é isso?ja fui no ortopedista, fiz ultrassonografia, e ele disse que é inflamação nos tendões queria saber pq repassou para o outro pé ?

  27. Thales 29 de Setembro de 2014 20:06

    Pé direito** desculpas

  28. sandra 12 de Outubro de 2014 14:44

    Estou sofrendo terivelmente com fascite plantar,e vou aproveitar todas as dicas que li nos comentários. CREIO QUE VOU MELHORAR.

  29. lidiane 16 de Outubro de 2014 21:29

    ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO, 6 MESES COM FASCITE, NAO PODENDO ENCOSTAR O PÉ NO CHÃO, ANDANDO NA PONTA DO PÉ EM CASA, FAZENDO FISIO, TOMEI DIVERSOS ANTI INFLAMATORIOS, E POSSO DIZER Q NENHUM FAZIA EFEITO, E SO PREJUDICAVA MEU ESTOMAGO E FIGADO. DIVERSOS ATESTADOS, AFETOU MINHA AUTO ESTIMA PQ VIVO DE TENIS, E NAO POSSO POR UMA SANDALIA OU SALTO MESMO QUE BAIXO. TODOS OS MEDICOS RECEITAVAM SEMPRE OS MESMOS ANTINFLAMATORIOS, NAO HA OUTRA COISA QUE ELES FAÇAM.
    RESOLVI PARAR DE TOMAR REMEDIO, GASTAR DINHEIRO EM FARMACIA, E COMECEI A TRATAR C GELO ACIDUALMENTE, FAZER MASSAGEM COM A BOLINHA,ALONGAR A PANTURRILHA, ALONGAR O PE DIARIAMENTE( FAZER UMA FISIO EM CASA MESMO).
    ATE ME INDICAREM UM REMEDIO FITOTERAPICO, SE CHAMA LEITE DA ANDIROBA, DA AMAZONIA, OTIMO PARA INFLAMAÇOES. 60 REAIS EM MEDIA, EU TOMO 3 VEZES POR DIA E JA NOTEI UMA MELHORA NO INCHAÇO NO PÉ E TBM NA DISPOSIÇÃO, E TRAZ OUTROS BENEFICIOS.
    TBM OUVI FALAR DA “GARRA DO DIABO”, OUTRO REMEDIO FITOTERAPICO Q TBM AUXILIA NO PROCESSO DE DESINFLAMAÇÃO, MAS AINDA NAO TESTEI ESTE.
    OLEO DA ANDIROBA, USADO P MASSAGEAR O LOCAL TBM COM EFEITO DE DESINFLAMAÇAO.
    HA TBM A SUCUPIRA DA AMAZONIA EM CAPSULAS TBM USADO NO MESMO FIM.
    SAO REMEDIOS NATURAIS E NAO IRAO AGREDIR O ORGANISMO COMO FAZEM OS DA FARMACIA.
    ALIANDO OS ALONGAMENTOS, GELO, E O FITOTERAPICO ACREDITO QUE JA SE PODE OBTER UM BOM RESULTADO COMO ESTOU OBTENDO.
    ESPERO QUE AJUDE DE ALGUMA FORMA.
    ASSIM QUE HOUVER NOVIDADES VOLTO A CONTAR AQUI.
    MELHORAS A TODOS BOA SORTE!

  30. Romeu Araújo 16 de Outubro de 2014 22:57

    A fasceíte plantar é uma inflamação da fáscia plantar. Tipicamente a abordagem inicial é semelhante à abordagem de outros processos inflamatórios: medicação, gelo e repouso. Contudo, o que é frequentemente ignorado, é que há uma causa biomecânica/funcional e é sobre este aspecto que se deve também actuar.
    E como identificar esta causa? Consultando um especialista (ex: Podologista) e seguindo o plano de tratamento de forma persistente, pois nem sempre a recuperação é rápida.

    Cumprimentos

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2014 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.