...

Pubalgia: difícil de diagnosticar e de tratar

Existem muitas dores que afligem atletas e desportistas em geral, sendo que algumas têm características que chegam a ser confundidas com outras patologias. Nestes casos, o diagnóstico correcto é imprescindível para que o tratamento dê resultado. Uma dessas dores é a pubalgia, que incomoda alguns corredores e que precisa ser tratada para não atrapalhar os treinos e as competições.

O termo pubalgia denomina dor no púbis (o osso que se localiza no final do músculo do abdómen, sob a região genital, fazendo parte do osso do quadril.

Esta denominação é muito abrangente, o que muitas vezes gera confusão, pois os seus sintomas podem assemelhar-se a outras patologias. Para alguns autores este termo é usado para a ocorrência da lesão do canal inguinal, mais conhecida como hérnia inguinal.

Outras patologias que têm sintomas parecidos são: hérnia inguinal, doenças geniturinárias, osteítes púbicas (síndrome do músculo grácil e síndrome do músculo piriforme), prostatite, bursites na região do quadril ou artrite do quadril. Porém, mais que uma causa pode estar associada à dor no quadril. Abordaremos nesta matéria somente a dor na virilha relacionada à tensão da musculatura dessa região com ou sem alteração do osso do púbis e sem hérnia inguinal.

A dor na região da púbis ou na virilha é muito comum em atletas e pode ser aguda ou crónica. Atinge principalmente jogadores de futebol e ténis, mas também corredores de longa distância (maratonistas), ou corredores de aventura. É mais frequente em homens do que em mulheres devido à quantidade proporcional de praticantes de futebol e também às diferenças anatómicas e biomecânicas dessa região do corpo (a bacia da mulher adapta-se melhor aos impactos dos desportos).

Mecanismos de lesão e causas

Os mecanismos de lesão podem incluir alterações rápidas de direcção, movimentos repetidos de corrida associados a desequilíbrios musculares, traumas directos, diferenças no comprimento dos membros inferiores, prática desportiva em pisos duros, uso de calçados inadequados e excesso de treino.

A causa mais comum da dor na virilha é a distensão ou tensão exagerada da musculatura que envolve esta região, abrangendo os músculos adutores longos, recto abdominal, iliopsoas, pectíneo e recto femoral. Pouca flexibilidade da musculatura da região do quadril e pélvis, assim como instabilidade de quadril e desequilíbrio muscular entre adutores e músculos do abdómen, também podem contribuir para o surgimento da pubalgia.

Quando a pubalgia tem sua causa na musculatura, o músculo e tendão mais acometido normalmente é o do músculo adutor (porção longa), podendo apresentar uma inflamação crónica ou até uma lesão das fibras (ruptura de uma parte do tendão ou músculo). Outro músculo habitualmente atingido é o repto abdominal na região que se insere no osso púbis. A tensão nestes dois músculos desequilibra o quadril, pois o músculo repto abdominal traciona o osso do quadril para cima, enquanto o adutor puxa para baixo.

Sintomas

A dor é bem localizada na virilha e pode acometer apenas um lado ou os dois. Normalmente ocorre durante a corrida (ou outro desporto), mas se o atleta continuar a correr a dor pode aparecer durante outras actividades como sentar-se e levantar-se de uma cadeira, subir e descer escadas, agachar, mudanças de direcção abrupta, aceleração e chuto. Os corredores normalmente apresentam dor localizada e forte desde o início da doença.
Se houver irradiação da dor, o atleta pode sentir incómodo na região de abdómen inferior, adutores, região genital e lombar, caso haja associação com alterações da articulação sacroilíaca (junção do quadril e porção final da coluna).

Diagnóstico

Quanto mais demorado for o início do tratamento maior será o tempo de recuperação. Quando diagnosticado e tratado rapidamente o corredor tem a possibilidade de não se afastar da corrida, tendo apenas o seu treino modificado até a recuperação total. O tempo de afastamento do desporto depende de cada caso.

O diagnóstico médico é de extrema importância. Além do exame físico, os exames de imagem auxiliarão o médico a fazer o diagnóstico correcto. O raio X pode mostrar lesão do osso púbis, calcificação dos tendões acometidos, osteoartrite ou instabilidade pélvica. Já a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem evidenciar outras causas da dor na virilha, como a existência de hérnia inguinal ou lesões musculares e tendíneas.

Tratamento

O tratamento para dor na virilha decorrente da hérnia inguinal é, na maioria das vezes, cirúrgico. Já o tratamento para pubalgia decorrente das alterações musculares e ósseas é conservador. Esse é o principal motivo de escolhermos o segundo tipo para aqui abordarmos. Além do tratamento médico, a acupunctura e a fisioterapia auxiliarão a completa recuperação.
O objectivo do tratamento fisioterápico consiste em diminuir a dor e a inflamação, aumentar a resistência do tendão ou tendões acometidos, restabelecer o equilíbrio muscular, melhorar a estabilidade do quadril e da coluna. É recomendada a aplicação de bolsa de gelo por 20 minutos no local da dor, duas a três vezes por dia, desde o início do aparecimento da dor até o final do tratamento.

No início da patologia não se deve correr com dor. Muitas vezes, após a realização do tratamento correcto, no retorno ao desporto pode acontecer um pouco de dor durante a corrida, mas essa dor pode ser descrita mais como um incómodo do que dor. A musculatura acometida precisa de um tempo de adaptação, o que justifica esse incómodo, bem diferente da dor durante a pubalgia.
A pubalgia é um grande desafio na medicina desportiva. Não é apenas um problema para ser diagnosticada, mas também de difícil tratamento. Se não tratada correctamente pode se tornar crónica e atrapalhar a vida desportiva dos atletas. É uma patologia que requer um acompanhamento multidisciplinar. Siga a orientação do seu médico e procure um profissional capacitado para acompanhar a sua reabilitação. O fisioterapeuta poderá utilizar técnicas de terapia manual e correcções posturais como RPG (Reeducação Postural Global) para proporcionar uma recuperação segura e completa (sem recidivas). Dessa forma você não sentirá tantas saudades da corrida…

Trabalho da autoria de Alessandra Arkie e Kenia Guerra Baumann

A publicação deste artigo foi feita com a autorização e gentileza da Revista Contra-Relógio (Brasil).

Artigos Relacionados

159 COMENTÁRIOS

  1. Boas. Tenho a largos meses dores na zona do pubis, costas e abdominal, por esse motivo derigi-me a vários médicos que me levaram a fazer exames que nem vos passa pela cabeça. Tanto andei que, um eluminado requesitou-me uma ressonancia onde me foi detectado um desnivel na zona pubica com um edema (Pubalgia).É realmente dificil, por esse motivo aconselhoa deslocarem-se a um especialista em medina desportiva, pois evita-se que a lesão chegue a niveis onde a recuperação se torna complicada, como vai ser o meu caso.

  2. Estou com dores no púbis a 6 meses, estou fazendo tratamento a uns 2 meses, estou no final do tratamento, e sinto um incomodo na área, será que quando eu retornar a fazer exercícios, será que vou sentir dor?? e se caso sentir un incomodo sera normal???

  3. Sou corredor e triatleta e após ida a diversos médicos fui diagnosticado com pubalgia. Parei de correr há meses mas gostaria de saber se há contra-indicação de natação e ciclismo para essa lesão. Não costumo sentir dores quando as pratico, mas alguns médicos preferem o repouso total, enquanto outros recomendam essas modalidades. Obrigado

  4. tenho dores na regiao abdominal fiz uma ecografia diagnosticaram inflamação no pubis estou tomando remédio queria saber quanto tempo vou ficar sem fazer atividades fisicas e jogar futebol?.obridado.

  5. Ola
    Sou atleta de atletismo
    e jogo futebol americano 3 vezes por semana !
    A 4 meses atrás estou com essa dor na virilha!!
    fiz 40 sessoes de fisioterapia melhorou e quando eu voltei a treinar a dor voltou!
    agora estou parado e so sinto dor na hora de fazer exercicios apertando a bola e em alongamentos !
    Nao aguento + ficar parado !
    eu fiz ressonancia magnetica , Raio X e Ultra som
    so apareceu na ressonancia uma lesao de menos de 1 cm
    os fisioterapeutas falaram 45 dias parados
    e ja se passaram mto mais
    o que eu faço ?

  6. Olá!
    Eu sou jogador de futebol e estou parado há 2 meses com dores no adutor esquerdo. Fiz eco e não acusou nada, nem pubalgia, estiramento ou rotura. Já me disseram que podia ser hernia femoral!! O que me intriga é eu ter a dor localizada num ponto e fica a 4/5 dedos da virilha…. consigo correr sem dores, chutar a bola sem dores… mas depois quando entro em jogo e fazer mudanças de velocidade não suporto as dores!!Estou a fazer fisioterapia, alongamentos, bicicleta e passadeira com alguns abdominais pelo meio.o que posso fazer mais ??

  7. Li atentamente todos os comentário na tentativa de indentificar alguns sintomas.Acontece que estou à 11 meses com dores já fui a varios medicos, fiz uma bateria de exames e nada detectam.
    Tudo começou com uma sensação em urinar constantemente durante 3 dias com pouco para fazer,após esses 3 dias tive uma dor lateral esquerda abdominal que durou 3 meses,sentindo-a sempre que contraia essa zona.Após 3 meses essa dor desapareceu e comecou uma especie de muidor na zona lombar ao fundo das costas que durou cerca 3 meses.Durante esses 6 meses apareceu-me uma dor na verilha do lado direito sempre que abria as pernas.Quando estou sentado, da-me tremores na virilha.No meio disto tudo,já tive uma especie de choques electricos nas costas com determinados movimentos.Por vezes doi-me o musculo do reto com determionados movimentos.Por vezes tenho dores na zona pubica esquerda que quando toca dame uma dor aguda(parece um canal) que liga dessa zona até à zona abdominal lateral/costas.
    Houve um esteopata que me disse que provavelmente seria uma pubalgia.Será que é mesmo?Tou farto de tomar medicação fazer exercicios/alongamentos a realidade é que não melhora, chegando a ter dificuldade em dormir e andar muito tempo em pé aparecem logo as dores…
    desculpem-me o testamento mas isto já me está afectar emocionalmente pois sempre pratiquei desporto no limite e à mais de 10 meses que estou parado e todos os dias com sensações e dores…Gostava de uma openião…Obrigado

  8. a uns 4 meses atraz logando bola sentie durante a partida um incomodo no abdomen toda vez que chutava,percedie que era pubis pois ja tive isso no lado direito,so que desta vez sentie tambem na parte interna da coxa,comecei a fisioterapia e as dores passaram,hoje eu ja estou fortalecendo o abdomen e nao sinto dor,da mesma forma a coxa e nao sinto nada…a 2 dias atraz tentei jogar,durante o jogo nao sentie nada,no outro dia sentie um encomodo na parte posterior da coxa,nao chega a ser dor como era no tempo da lesao.
    gostaria de saber se a lesao voltou o se e apenas uma adptacao muscula.

  9. em agsto de 2010, me submeti à artroscopia dos dois joelhos, devido a problemas nos meniscos medial, após este periodo com fisioterapia de 3 meses, começou dores fortes na região da púbis, gostaria de saber se estas dores são em decorrência da cirurgia nos joelhos, e também qual seria o tratamento mais indicado, meu muito obrigado pela oportunidade de tirar estas dúvidas.

  10. ainda em cima dos comentários das cirurgias nos dois joelhos, vale salientar que sou praticante de AIKIDO, seria um motivo também para estas fortes dores na região pubiana, obrigado.

  11. ola…desde alguns mese tenho tido bastantes dores na virilha mas que me afeta os testicolos e que agora se formou uns papinhos.e agora xegou a um ponto que qualquer movimento me faz dores.gostava k me esclarecessem…obrigado

  12. Prezados,

    Não sou atleta, porem, sinto fortes dores localizadas na região do pubis e esta, geralmente aparece quando subo ladeiras, escada, etc.
    Consultei um urologista e ele apalpou o local e descartou uma hérnia por não conseguir constatar nenhum caroço ou coisa similar.
    Qual seria o melhor tratamento neste caso?

    Grato,

    Paulo Roberto

  13. Fiz 8 meses fisioterapia e tomei remedios , e fiz otra ressonancia e deu ruptura parcial das fibras do tendão do adutor direito longo .. fiz infiltração e noa melhor aainda que eu faço alguem pode me ajudar ..?

  14. poxa todos no mesmo caso , queriamos saber quem é o especialista prá todos nós procurarmos? minha vida é do futebol , e não sei o que fazer com essa dor incomoda , vai fazer 7 dias só amanhã que senti isso , mas não sei quem procurar , estou sem tomar nada gente me ajudem, minha dor é na verilha esquerda dói quando estico um pouco a perna.

  15. Estava a praticar aikidô, há cerca de 5 meses, quando, ao tentar executar algumas técnicas de forma agachada (swari waza), senti rasgar algo na região superior da virilha direita (parte abdominal baixa)(musculatura adutora).
    Entre melhoras e pioras, é fato que ainda continuo com a dor, e, por orientação médica devo suspender a atividade física até a completa convalescência.
    Para descartar a hérnia inguinal (causada por trauma), e definir o tratamento adequado, o traumatologista sugeriu consultar um cirurgião gastro.
    Encerro aqui os meus comentários, dizendo aos mestres e instrutores do AIKIDÔ, que reflitam acerca da ditática tradicional desta arte marcial, no sentido de que os iniciantes desta nobre arte submetam-se a um período de paulatina adaptação na execução das técnicas, para que lesões desnecessárias não ocorram. Insistir em treinar com dores, a pretexto de serem eventuais lesões “corriqueiras” por assim dizer, e típicas de “faixa-branca”, é no mínimo esbarrar na imprudência. Dor é (mais do que intuitivamente) sinal de perigo. Se a didática marcial do aikidô tradicional transfere para o iniciante toda a responsabilidade pela apreensão das técnicas mediante a atenta e exclusiva capacidade de observação do aluno, isso não corresponde dizer que não possa ser adotada hodiernamente, uma fase de adaptação do iniciante, com treinamentos mais personalizados e voltados a estruturar o mesmo iniciante para a execução das técnicas mais avançadas, progressivamente, com mais segurança e, especialmente com prazer, perfeição técnica e sem dores ou lesões.
    Forte Abraço e Saúde a todos.

  16. Ja faz 6 meses que comecei a sentir uma dorzinha mas continuei a jogar futebol ate que não deu mas. o ortopedista disse que era o adutor da coxa esqerda me resseito (arcoxia)melhorou na hora parecia a soluçao de tudo mas era só passar o efeito do remedio e voltava tudo
    E ate que depoi ele me disse que era no pubis e disse tambem que é bem chato o tratamento tô bem preocupado.

  17. Boa tarde, venho sentindo dores na coluna lombar a duas semanas e doi quando estou sentado e tendo levantar, quando urino ou faço minhjas necessidades da um alivio rapido mas depois volta, a dois dias atras comecei a sentir dor na pelvis, será q estou c problema de pubis?

    obrigado e boa tarde…

  18. ola tenho sentido umas dores que parece ser da pubalgia se andar normalmente nao me doi só se tossie ou expirrar ou entao se correr e fizer mais esforço

    isto será pubalgia?

    obrigado

  19. Olá Daniel, sugiro que vc consulte um cirugião gástrico, para descartar a hipótese de hérnia inguinal. O fato de vc tossir ou espirrar, não significa necessariamente que vc é portador de hérnia inguinal. Pode ser sim pubalgia ou lesão no músculo adutor, mais concentrada na parte baixa do abdomem.
    Passe no médico para esclarecer o diagnóstico.
    O meu caso é parecido como seu (comentário acima nº66). Ao treinar aikidô, tive uma lesão entre a virilha e a parte abdominal baixa direita(músculo adutor), e, diante das dores ao tossir ou espirrar, fui averiguar se não era uma hérnia, o que foi logo descartada pelo médico, já que não havia qualquer protuberância na região, inguinal a sugerir o aparecimento de hérnia.
    Boa sorte, e se resolver treinar aikidô, algum dia, respeite as limitações do seu corpo, aceitando o ritmo gradativo e sereno das suas evoluções. Não queira forçar o treino sob nenhum pretexto.
    Abs. e BOA SORTE no diagnóstico e no tratamento.

  20. Boa tarde
    Tenho 25 anos. Sempre joguei a bola.Desde um torneio de futebol de 12h, senti umas picadas nas virilhas.Ja ando com dor na virilha a 6 meses, ja fui a um fisiatra e osteopata que me diagnosticaram pubalgia. Ando em fisioterapia mas a dor nao passa. Ja fiz uma Ressonancia e uma ecografia que nada acusou.
    O que mais posso fazer? Sera k operacao é a soluçao?

    cumps

  21. Amigos, o unico caminho, para solucionar esse problema por completo é JESUS!
    eLE levou sobre si as nossas dores na cruz!Entrega teu caminho ao Senhor e confia nele, jejua, faz um proposito!Creia!
    e Jesus me deu essa vitoria na virilha!
    gloria Deus!

  22. Dei meu depoimento acima a meses que estava com dor no saco escrotal.Fiz ressonância e constatou”osteíte púbica leve e crônica com pequeno edema ósseo.Parei de jogar por 7 meses.Fiz pouca fisioterapia.Fiz outro exame agora e deu a mesma coisas.Gente, isso é horrível de curar.A palavra mais exata infelizmente é paciência.Tô fazendo ultra som,fortalecimento leve e gelo.E minha previsão de volta é só ano que vem.Não sei se acertou mais o médico me liberou uma bicicleta bem de leve.Infelizmente o negócio é desesperador.Bicicleta pode??……Sorte a todos……Abraços

  23. Boa noite Andre costa,
    eu actualmente ainda estou na fase final da minha pubalgia. Mas posso te dizer que na minha dura experiencia desta angustia é os ALONGAMENTOS a chave do sucesso.
    cumprimentos a todos

  24. Fui internado a dois dias com muitas dores abdominais e na virilha do lado direito.
    fiz tomografia, ultrasson, exame de sangue urina e os exames não acusaram nada.
    começou a dor logo depois de ter feito muito esforço no futsal.

    essa forte dor abdominal pode ser pulbagia??
    me ajudem estou desesperado!

  25. Olá Charles. Se esteve internado, penso que terão tido todas as possibilidade de lhe diagnosticarem o seu problema. Assim à distância através da net, não é fácil. Desejamos-lhe rápidas melhoras. Cumprimentos.

  26. Bem, sinto todas as dores e emoções de todos os relatos acima. Também fiz todos os exames!

    também estou desesperado e não sei o que fazer!

  27. Boas Pessoal desesperado,
    ha 5 anos tive pubalgia, passei por todas essas situaçoes k relatam, tratamentos conservadores, etc.
    A certa altura, fui operado a Hérnia do desportista, na realidade nao tinha hernia nenhuma, o k foi feito na operaçao foi um reforço do abdominal, e cortaram 2 ligamentos que ligam o abdominal aos adutores a fim de cortar a sensibilidade.
    Melhorei, mas as dores voltaram passados uns tempos, e a soluçao foi Fazer mesoterapia nas zonas doridas, ou seja, virilhas e abdominal.
    Neste momento estou a jogar ha 3 anos sem qualquer tipo de dor.

    Dica: ALONGUEM SEMPRE BEM

  28. Boas Pessoal desesperado,
    ha 5 anos tive pubalgia, passei por todas essas situaçoes k relatam, tratamentos conservadores, etc.
    A certa altura, fui operado a Hérnia do desportista, na realidade nao tinha hernia nenhuma, o k foi feito na operaçao foi um reforço do abdominal, e cortaram 2 ligamentos que ligam o abdominal aos adutores a fim de cortar a sensibilidade..
    Melhorei, mas as dores voltaram passados uns tempos, e a soluçao foi Fazer mesoterapia nas zonas doridas, ou seja, virilhas e abdominal.
    Neste momento estou a jogar ha 3 anos sem qualquer tipo de dor.

    Dica: ALONGUEM SEMPRE BEM

  29. Sou praticante de jiu-jitsu e há alguns meses fui diagnosticado com pubalgia. Sentia fortes incômodos na região do pubis, na lombar e às vezes até incômodos na musculatura genital.
    Eu fiz várias sessões de fisioterapia e, atualmente, faço Pilates, que tem contribuído muito para a minha melhora. Espero em breve voltar aos tatames.
    Força a todos!

  30. Olá a todos!

    Depois de nos últimos 18 meses ter forçado bastante no ginásio comecei há cerca de dois meses a sentir uma “pontada” extremamente aguda na zona do perineo. Esta dor foi-se intensificando cada vez mais, até me ver obrigado a ir às urgências do hospital de coimbra. O primeiro diagnósico foi de prostatite crónica! Anti-inflamatórios, antibióticos e duas semanas depois estava pior. Comecei então uma maratona de médicos e exames, entre os quais ,ecografia abdominal e renal normias, ressonância pélvica e lombosagrada com resultados normais, raio-x à bacia normal e finalmente ecografia às partes moles na zona púbica para confirmar possíveis hernias inginais entre outras possibilidades e uma vez mais o resultado foi normal.
    Depois de dois meses de médico em médico e exame em exame, todos identificaram finalmente uma Pubalgia mas tive de decidir entre duas correntes de opinião: dois médicos dizem-me que tenho de ser operado(sabe-se lá porquê) e outros dois dizem-me que a operação não vai resolver nada nem asseguram que com ela a dor permanente que sinto, desapareça definitivamente! Na incerteza, decidi não ser operado. Estou na segunda semana de fisioterapia(calor, ultrasons e laser) acompanhada de alongamentos e descanço absoluto de qualquer actividade física.
    Sinceramente e depois de tudo o que li, fico muito preocupado mas vamos ter esperança!
    Deixo o meu testemunho para todos os que estiverem a passar pelo mesmo. Uma coisa parece certa: quanto mais tempo se demorar a começar o tratamento, mais tempo vai demorar a recuperação.
    Aqui estaremos para ver.
    As melhoras para todos e que pronto estejamos por aí aos pontapés e aos saltos a fazer aquilo que mais gostamos…

  31. Tive o primeiro sintoma a 2 semanas com dor na região da pubs apenas durante num partida de futebol, pesquisei aqui e vi para que eu parrasse 1 semana e colocasse gelo e antiinflamatório, pois bem fiz isso e a dor parou, mas voltei a jogar e agora estou com dor na virilha tambem(esquerda), lendo todos este relato cheguei a seguinte conclusão: sou destro e praticava mais os chutes etc com aperna direita e tendo a esquerda como base, é justamente ai o problemas mais terde depois de tanto usar a esquerda como base apenas, vamos acabra ser acomeddos por esse mal, então vejo que a solução é trabalhar não só os sintomas da perna esquer(tratamento lazer, gelo, antiinflamatório etc, como tambem depois de passsado as dores, começar o improvavel trabalhar movimentos de chutaes com a perna esquerda tendo a direita como base ai sim ocorre o equilibrio, espero ter ajudado. Analista

  32. Já não sei o que fazer. fiz ressonancia e constatado,, ruptura parcial da aponeurose do tendão adutor,,,lesão garu 1 pectíneo e osteite pubica..
    Faço fisoterapia,,,hidroterapia,,,, e ja dura 6 meses que estou afastado das minhas atividades bem agora estou usando indocid,,,,,condroflex,,,e gelo 40 minutos 2x por dia; Já não aguento mais parece que vou desitir de tudo pois nada demonstra resultado….Fui tentar correr bem leve e a dor na virilha e abdominal incomodam muito,,,e ai o que fazer infiltração,,,,operar alguém por favor me de uma ajuda já to ficando sem esperança…Passei por varios profissionais e em nada resultou… Se há algo a fazer por favor me ajudem..Desde então obrigado…

  33. boa tarde já tinha comentado no post 68. ora bem fui 3x ao medicos diferentes disseram-me que nao era hernia comecei fisioterapia fiz 30 tratamentos e a dor continua quando tusso ou faço alongamentos doi.. ontem fui a outro medico que me disse que tinha uma hernia..

    o problema é que eu nao tenho nenhum papo nem fica nada inchado . simplesmento quando tusso doi me o musculo adultor..

    será mesmo hernia?

    obrigado

  34. Boa noite, gostaria de compartilhar meu problema com vcs, e talves alguem também possa me ajudar.. A três anos engravidei e senti algumas dores na virilha ao andar… Após o nascimento de meu bebe (cesaria) a dor sumiu quase por completo a exceção de uma ou outra vez… Passados dois anos a dor foi voltando aos poucos, e agora doi muito.. Tem dias que não consigo andar. O meu pubis doi, mas esse em todo caso é só quando aperto, agora no encontro da virilha com o corpo – no andar, a dor é muito intensa… Deu osteite publica e tendinite cronica nos adultores nos exames que fiz( rx, utrassom e ressonancia m)… Já faço fisioterapia a mais de 06 meses, já tomei diversos medicamentos e nada… Os médicos também não tem me ajudado muito, dizem que não tem cura, e que os resultados não são muito animadores.. Que nem cirurgia resolve 100%.. Se alguem tiver algum caso semelhante ao meu e puder me ajudar.. Desde já agradeço

  35. Pessoal, o mais importante para recuperar da pubalgia são os alongamentos! alongar os adutores, abdómen e costas. É uma lesão complicada e que exige muito sacrifício.

  36. Meus amigos faz desde março que senti uma dor em baixo da virilha que tocindo e espirrando me dói.Jogava futebol quarta,sabado e domingo.Acho que de tanto força estoro o pubis.Em setembro fui num médico e fiz ultrasom e não deu nada.Em outubro fui num médico e no examinar ele constato lesão no pubis.Ja tomei varios remédios por conta e alguns que ele receito e 2 injecões e agora ja fiz 10 seções de fisio.Ja tomi NISULID,ARTROSIL,BI PROFENID e outros quem nem lembro.Agora estou fazendo alongamentos na clinica e uma ACADEMIA bem leve,e mesmo assim as dores continuam.Até quando estou transando dói.Acho que remédio certo p isso não tem.O unico remédio eu acho que é PACIENCIA.Estou a 9 meses parado e não sei qndo vou ficar bom,ja ouvi falar de varias coisas,mas não sei o que fazer.Pessoal vamos dar tempo ao tempo e muita paciencia.Abraço a todos.

  37. jogo futibol des do 20 anos de idade decorre do tempo estava eu no estadio jogando . nos premeiro tempo de 45 minuto ai veio o intervalo de 15 minuto comessei a sentir muitas dores lombar .mas cotinuei a jogar . acabando o 2 tempo, mutei na minha moto e fui para minha casa quando cheguei , fui me diza-mutar ,levantei a minha perna esquerda sentir comose estivese rasgando a minha perna esquerda. descobrir que estava com uma pubaugia estou sofrendo de dor sou cabeleireiro ; tenho 2 filhos trabalho para sustentar a minha esposa e meus dois filhos , mas esse problema ,me atrapalha trabalhar nao tenho condicao de opera, porque esta cirugia e muito cara eu estive convesando com um dr. aqui minha cidade no vale do jequitinhonha mg ele me dise que antiflamatorios nao resolve. perguntei ele porque ,ele me respondeu antiflamatorios nao resouve porque os antiflamatorios age atraves de vas sanguines ,e sanque nao passa em cartilagem entao o antiflamatorio nao chega na cartilagem pubica se vosses ler meu comentario por favor me ajude

  38. ola a todos
    sou mais um com mesmo poblema eu acho pubalgia, estava fazendo uma serie de exercios fisicos quando comercei a senti dores na regiao do pubis.quando estava fazendo abdominal em uma rampa na academis senti algu rasgar dentro de mim. de la pra ca nunca mais consegui mi curar. a dor esta desencadeiadamente cronica estou fazendo fisioterapia e medicamento tenoxican 10 e deflasacort 5 ml alguem pode mi dar uma dica. demori muito a tratar e desanimei uma epoca e fui jogar com dor ai e que ficou pior. desde ja agradeco a quem mi ajudar adailson. minas gerias imai. [email protected]

  39. Olá, estou uma dor na virilha esquerda e agora nos dois lados, fiz uma RM deu alteraçoes degenerativas na sinfise pubica caqueterizadas por distesão capsulo-ligamentar, estou fazendo fisio mais o medico eu percebi que não tem experiencia em esporte e não sabe tratar não tem grana para pagar particular, gostaria de uma opinião, a tenho 52 anos e corro a 25 anos 12 km por dia no minino fora o futebol. Obrigado

  40. Boa tarde a todos, em Agosto de 2010, num salto de uma prancha de 7,5 m, não fechei bem as pernas e os calções que tinha encheram de ar que fez levantar e abrir a perna largamente mais que o normal. Resultado, quase não conseguia andar e quando descansava era a perna esquerda que movimentava a direita, porque as dores não permitiam. Foi mais de um mês assim, com gelo, anti-inflamatório e repouso. Melhorei, mas, não me sinto preparado para jogar ténis nem para chutar uma bola, com receio que sinta “rasgar” de novo, ou sair do sítio, ainda hoje não sei o que foi, pois, nem rádio nem ecografias deram prognóstico, mas, um cirurgião disse que tinha feito uma hérnia que me foi dito não ser visível em nenhum dos exames. Tenho quase a certeza do que aconteceu, mas, até hoje ninguém o afirmou categoricamente e encontrei uma descrição muito boa dum Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa que me parece vou consultar, e m todo o caso, alguém pode ajudar? Na prática fiz uma espargata forçada com a perna direita e acreditem a perna apenas se arrastava no início, nem subir escadas conseguia. Mecânicamente, tudo ok, equilibrio e sustentação, portanto, ossos , não foram , agora, ação, reação e reflexos ou fechar as pernas duma posição aberta só com esforço (que o fazia), agora nem pensar. Não foi nada bom e há uns dias voltou a queixa (muinha), até para calçar as meias, não é nada bom e não posso pensar que não vai acabar, tem mesmo de acabar. Obrigado

  41. É companheiros! essa doença terrivel acomete todos nós. meu caso eh como quase todos acima, só que sinto uma queimação danada,do pubis até a virilha. alguem pode tentar me ajudar??? esse doença eh temerosa DEUS É MAIS.

  42. OLA GENTE, ESTAVA FAZENDO ABDOMINAL NA RAMPA COM PESO DE 5 QUILOS NO PEITO E DEREPENTE SENTI UMA COISA RASGAR DENTRO DE MIM, UMA SENCAO QUE ALGO SE SOLTOU E DE ATE HOJE NAO SOU MAIS O MESMO, JOGAVA BOLA E CORRIA TIVE QUE PARAR POIS A DOR ERA INSUPORTAVEL DOIA MUITO, PARADO DOIA, FIZ VARIAS SESOENS DE FISIOTERAPIA AI A DOR MELHOROU. A DOR ERA NO PUBIS, SO QUE FUI FAZER O FORTALECIMENTO E DOR SUBIU PARA O CORDAO UMBILICAL O MUSCULO QUE LIGA DO PUBIS ATE NA REGIAO DO PEITO, JA ACONTECEU ISTO COM ALGUN DE VOCES ALGUEM PODE MI AJUDAR, SERA ERNIA, JA FIZ UM MONTE DE UTRASONOGRAFIA E NAO VIRAM NADA. ALGUEM MI AJUDE.

  43. no meu caso a pubialgia se encontra na parte da virilia e nas partes genitaria e abdomem o que eu posso fazer para tratar mais rapidamente .

  44. Fala Kleber…
    Meio caso é meio semelhante ao seu.Tive dor e tenho ainda na região genitaria(incomodo).O melhor é fazer uma ressonância magnética (fiz 3 já) assim vc pode ver exatamente o grau da lesão.No meu caso tive edema ósseo que é mais chato ainda(se tiver vai sair no exame).Tratamento tem que ver a partir do exame pq na fisio inclui fortalecimento.Mas se tiver inflamado bastante não é bom fazer(no meu caso estava, fiz e piorou)Vai ter que fazer uma fisioterapia de desinflamação e talvez um alongamento bem de leve sem sentir dor e muito repouso.Essa parada é muito chata cara, to a 1ano e 6 meses com isso e ainda sinto incomodo mais ou menos embaixo do saco escrotal.Muito ruim mesmo.A galera do site aqui poderia mais conversar entre si para ajudar mais.Espero contato seu.Melhoras ai mano…

  45. Pessoal, conforme meu comentário de n. 37 feito em maio de 2010, quero ratificar que fiquei totalmente curado da pubalgia com a prática de DEEP RUNNING (corrida em água profunda) geralmente é feita em piscina, mas pode ser feita no mar, como é o meu caso, pois moro numa praia. Em julho/2.010,voltei a correr normalmente. Em 2.011, só como exemplo, corri 3.954 km, fiz 05 maratonas (42,195 km) e 01 ultramaratona (50 km), mais outras corridas de menor distância. Continuo fazendo DEEP duas vezes por semana e quatro vezes faço corrida normal. Só este ano, já foram mais de 1.600 km e náo sinto mais nada. Leiam sobre DEEP

  46. Eu gostei muito da dica que um joquei me deu, ele disse que após uma corrida com o cavalo ele da um jato dágua fria nas patas do animal;normaliza a corente sanguinea, provoca alívio imediato, faço isso e me sinto muito bem.Tchau

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES