...

Software gratuíto para registo de treinos – Sporttracks

Nos dias de hoje, recorrer às novas tecnologias a fim de melhorarmos as nossas performances, nos motivarmos ou simplesmente por curiosidade, é já quase obrigatório. Conheça este software, que para além de conter tudo o que possa imaginar no que respeita a registos e relatórios de treinos, é gratuito.

O Sporttracks é provavelmente o software de gestão de treinos e provas mais usado por corredores. Não é por acaso que isto acontece. Trata-se de um programa muito completo, onde podemos registar de forma manual ou automática todas as nossa actividades relacionadas com a corrida.

Manualmente, basta registarmos dados como o tempo e a distância percorrida e o programa imediatamente efectua os cálculos relativos a calorias dispendidas, ritmo médio, etc.

CONJUGAÇÃO COM CRONÓMETROS

Esta é para mim a melhor opção que o programa comporta. Para quem tem um cronómetro em que dê para descarregar dados para o PC, não pode deixar de experimentar o Sporttracks. No final de cada treino (ou ao fim de vários), basta conectar o cronómetro ao PC e o programa importa automaticamente uma quantidade de informação surpreendente. Se possuir por exemplo um modelo Garmin com GPS os dados recolhidos e as informações descarregadas para o programa são extraordinárias.

Eu uso o Garmin Forrunner 305 e no final de cada treino ou prova tenho a informação do estado do tempo que se fez sentir, percurso percorrido (integração automática no Google Maps), inclinação, análise por intervalos (Km a Km por exemplo), velocidade máxima e mínima atingida, visualização de cada ponto percorrido no Google Maps , assim como a velocidade instantânea e média a cada momento. A única palavra que tenho para descrever as potencialidades deste programa conjugado com o Garmin é: surpreendente.

RELATÓRIOS

Algum tempo depois de usarmos este programa, ficaremos surpreendidos com a quantidade de relatórios e gráficos que o mesmo nos disponibiliza, para além de uns outros tantos que podemos configurar à nossa medida.

Inclinação, registo por meses, anos, distâncias, calorias dispendidas, evoluções, são apenas alguns dos mais de 30 relatórios que o mesmo permite fazer. É quase impossível você querer um relatório que o programa não tenha.

EQUIPAMENTO

Registe dados relativos às suas sapatilhas de corrida, associe-o aos treinos ou provas e a qualquer momento saberá quantos Kms as mesmas já percorreram, quando as adquiriu, o preço, a esperança de vida de cada par, etc.

ATLETA

Para além do atrás referido, poderá registar os dados relativos ao seu peso, tensão arterial, massa gorda entre outros, o que lhe permitirá a médio e longo prazo analisar a sua evolução no que respeita a esta matéria.

O download gratuíto do programa (tem versão portuguesa) poderá ser efectuado no site oficial do Sporttracks.

Depois de instalar e usar este programa, mesmo não a 100%, vai restar-lhe muito mais tempo para fazer aquilo que mais gosta… correr.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

51 COMENTÁRIOS

  1. Viva Mark

    Uso o programa já há um ano, mesmo quando não tinha o Forerruner 305. Fazia os registos manualmente. Se era bom dessa forma, com o 305 muito mais útil ficou. Nunca experimentei com outras marcas, mas a ver pela quantidade de dispositivos que lá consta, penso que dificilmente não encontrarás o que pretendes.

    Quando instalares o programa, faz importar e a lista de dispositivos aparecerá automaticamente. Dessa forma já dará para ver se o NSports consta lá ou não.

    Cuprimentos

  2. Olá
    Eu tenho o Garmin Forerunner 405, utilizo o software da Garmin, ja tinha instalado esse programa, so que não consigo transfereir os dados do relogio para o sporttracks.

  3. Viva Nuno

    Mas o 405 consta da lista de dispositivos? (neste momento não tenho acesso ao programa para verificar).

    Que erro dá? Sugiro a consulta do fórum no mesmo link do download.

    Cumprimentos

  4. Caro Amigo Vitor,

    Como é que posso instalar a versão em português?

    “O download gratuíto do programa (tem versão portuguesa) poderá ser efectuado no site oficial do Sporttracks.”

    Um Abraço.

    Orlando Duarte

  5. Viva Orlando

    Basta instalar o programa e depois ir a Configurações / Idioma e alterares para a língua de Camões 🙂

    Cumprimentos

  6. Excelente meu amigo, este programa é um mundo extraordinário.

    O que todos os atletas sabem é que é de grande importancia o registo dos seus treinos para que depois se possa avaliar os resultados e programar o proximo ciclo de treinos.

    O que nem todos têm é pachorra e por vezes tempo para o fazer.

    Agora com este software além de ser muitissimo mais fácil e rápido pode ser incomparávelmente mais completo e dar um grande gozo fazer o registo dos treinos.

    Muito obrigado Vitor, com esta descoberta posso dizer que o ano começou da melhor forma para me pôr em forma a mim.

  7. Olá António

    Fico muito satisfeito com a sua satisfação 🙂

    Espero continuar a agradar, pelo menos farei por isso. Fique por cá que em breve haverá muitas e boas novidades.

    Cumprimentos

  8. Ola Vitor , sou daqui de Belo Horizonte no Brasil, tenho lido seus artigos e toques , muito legal.Em 2008 corri a Meia de lisboa 1:48:12 gostei muito . Mas eu preciso de saber se tem adaptaçao do sportracks para o MAC ,pois eu estou usando um. Grato um Abraçao.

  9. Boa tarde! Vitor,
    Nesta semana comprei o Relógio Garmin 405. Gostaria de verificar se for possível o esclarecimento de duas dúvidas:

    1) Como faço para configurar o “Campo de Dados”. Exemplo: Duarte a corrida de 10Km gostaria de visualizar, o Tempo de Prova(Cronometro), Distancia percorrida e Ritmo de Prova(ex.4:05/Km.
    obs: O Tempo de Prova e Distancia percorrida encontrei a opção, não consegui localizar qual a opção informa o Ritmo de Prova.

    2) Qual opção configuro para visualizar após a corrida de 10Km as parciais de Ritmo de Prova por Km.
    Ex: 1 Km – Tempo 4:05
    2 Km – Tempo 4:09
    3 Km – Tempo 4:11
    etc.
    Att

    Gileno

  10. Olá Gileno

    A resposta ás suas duas questões estão logo na abertura do programa. Onde consta sumário, basta mudar para Divisões e irão aparecer as divisões Km a Km. Ao clicar nelas terá toda a informação e inclusivamente a marcação no mapa da zona correspondente.

    Cumprimentos

  11. Olá Gileno e Vitor

    Acho que o ritmo da prova tem de ser configurado selecionando no campo de dados a opção Tempo -Média por Volta .
    De seguida no menu Treino > Training Options > Volta Automática, selecionar a opção por Distância e definir 1K para cada Volta.
    (isto para o forerunner 305).
    Desta forma julgo que consegue visualizar o ritmo de cada K.

    Abraço

  12. Boa noite Victor,

    Sou proprietária da Sport&Tracks de Goiânia, uma loja de esportes que trabalha com as melhores marcas esportivas à 8 anos.

    gostaria de obter mais informações sobre o software sporttracks.

    É um registro internacional?
    Existe apenas o software free ou é comercializado?

    ats

    ————————————————————
    Lara Costa Roriz de Araújo

    Sport&Tracks – Empório S&T – Revista Via S&T
    Escritório (62) 3281-3827
    Fax (62) 3241-8635
    Cel (62)7811-0418
    Nextel ID 55*83*59732
    Praça Delmiro Paulino da Silva, n26
    Setor Sul – Cep 74.093-250
    Goiânia – Go
    ————————————————————
    e-mail : [email protected]
    ————————————————————
    Visite nosso site : http://www.stracks.com.br

  13. Olá Lara

    Toda a informação que possuo está escrita neste mesmo artigo. Poderá obter mais informação no site oficial do mesmo. Este software é mesmo gratuíto. Não conheço a versão paga do mesmo, embora se possa doar a quantia que quisermos para ajudar ao desenvolvimento deste software.

    Cumprimentos

  14. Viva victor. Achei esta sua dica interessantissima, já instalei e apliquei manualmente os resultados dos treinos. è de facto excelente e dá uma panóplia de analises e gráficos de mto boa qualidade e fiabilidade.
    Agora gostava de não ter que passar os resultados manualmente, e faze-lo de um dos gps que tenho.
    Pergunto por isso se não dara para importar dados do polar RS 800 G3, ou do Geonaute (modelo Keimaze 300).
    Já agora tenho um garmin e trex, mas tb não estou bem a ver como o consigo adaptar ao computador para fazer importação, o cabo que traz é do tipo do teclado do computador (4 ou 5 pinos, formato redondo) mas bastante mais largo não dá para adaptar… parece-me.
    desde já o meu obrigado pela atenção que possa dispensar.

  15. Olá Mário

    Lamento não ter conhecimento nem experiência relativamente ao que pergunta 🙂

    Cumprimentos

  16. Olá Victor,

    O programa logo na abertura quando pede o registo do atleta pede 2 vezes o peso….
    Não será uma o peso e a outra a altura?

    Obrigado um abraço,

    J.Antunes

  17. Olá João

    Já não me lembro, mas recordo-me que havia de facto um erro na tradução para o português.

    Cumprimentos

  18. Olá Ana

    Estive a verificar na parte de importação de dados e esse modelo não aparece na lista de aparelhos compatíveis 🙂

    Cumprimentos

  19. Bom software, mas não consigo ver o gráfico Altitude/distancia, ou seja eu ando de bicicleta e não consigo calcular a percentagem de inclinação, já vi esses gráficos mas não consigo aplicar no meu PC.
    Quanto ao garmin algumas lacunas, por exemplo não consigo ver no garmin nem a percentagem de inclinação nem a velocidade instantanea, para ver a velocidade teria de comprar um acessório mas porque.

    Ajudem-me por favor.

    Obrigado e parabens.

  20. Olá Vitor Dias!!!!!!

    Instalei o programa Sporttracks e gostei muito, queria saber se existe a opção de imprimir os relatórios dos treinos.

    No aguardo, agradece antecipadamente,

    Bartholomeu Toscano
    [email protected]

  21. Boas,

    Instalei o sportracks, mas não consigo importar a imformação do Foreruner 305.

    O clic em cima do “importar” não devolve nada.

    Qual será o motivo?

    Obrigado

  22. Olá Alexandre

    Penso que terá previamente que instalar o software da Garmin que acompanha o 305. Já o fez?

    Cumprimentos

  23. Olá Vitor Dias

    Instalei primeiro o software da Garmin mas não é por aí, deve existir qualquer outro problema que
    me está a escapar, mas não vejo o quê!!

    Cumprimentos

  24. Alexandre,

    Possuo um Garmin 405.Instalei o sportracks e aconteceu a mesma coisa…tenho o software da Garmin instalado também.

    Resolvi o problema seguindo este caminho no relógio:
    Menu – Definições -Ant+ – Computador – Obrigar envio
    Espero ter ajudado!
    Otto Lassance
    Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil

  25. Boas
    Sou frequentador do vosso site, porque gosto de desporto e pratico atletismo. Já instalei o programa “sporttracks”, e é aí que agora registo os acontecimentos das minhas corridas (só provas).Antes fazia-o num programa que eu mesmo criei, onde tambem tenho a classificação de todos os participantes de cada prova. Será que posso importar esssas classificações para o sporttracks ? já tetei tudo e não deu.

    obrigado
    Saudações desportivas

  26. Olá Rodrigues

    Penso que não dá. O programa não comporta essa funcionalidade. No entanto, sugiro que procure nos plugins, pode ser que alguém se tenha lembrado disso.

    Boas corridas.

  27. ótimo programa, resolveu meus problemas pois antes utilizava uma planilha do excel e tinha que gerar os gráficas manualmente. Agora basta inserir os dados mesmo de um aparelho celular que tenha aplicativo de corrida e pronto, Fantástico, pequeno e simples de usar. Vale a pena

  28. Olá Leandro

    Sim, é muito bom e cada vez há mais plugins para o mesmo. Ultimamente tenho usado o “MyMotionBased activity” que me exporta os treinos para o meu perfil do facebook. Experimente, vale a pena. Cumprimentos

  29. Gostava de saber se este programa se adapta só aos modelos Garmin, ou funciona também manualmente inserindo os respectivos dados. Tentei instalar o programa mas não consegui, pois só aparece a versão e pelos vistos é paga.

    Obrigado pela vossa atenção
    Carlos Silva

  30. Olá Carlos

    O programa dá para várias marcas e não apenas para os Garmin. Infelizmente o programa tornou-se pago.

  31. Vitor,obrigado pela informação, pois se dá para
    várias marcas, mais tarde vou tentar adquirir o
    programa

    C. Silva

  32. ola viva boa noite, sou de Portugal e pratico atletismo, vou segunda feira comprar o meu garmin 305, posso depois contar com a sua ajuda para analisar os treinos e configurar o relógio?

    obrigado

    parabéns pelo blog

    adicione me no msn se puder

  33. …vejam que procurei e tentei baixar o referido programa, sem sucesso, pois, apesar de vcs informarem que o download é gratuito, isso não é verdade….

    ….é BRASIL danado de bão!

  34. Se alguém se interessar, posso mandar a versão 2.1 por e-mail. É gratuita, mas não está mais disponível no site. Estou gostando muito e vou pagar pela versão 3.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES